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dc.creatorLopes Júnior, Moisés Tenório
dc.date.accessioned2018-02-05T11:21:20Z
dc.date.available2018-02-05T11:21:20Z
dc.date.issued2015-11-03
dc.identifier.citationLOPES JUNIOR, MoisÉs TenÓrio. A ATUAÇÃO DAS COORDENADORIAS MUNICIPAIS DE DEFESA CIVIL COMO INSTRUMENTOS PARA A RESILIÊNCIA DOS MUNICÍPIOS FRENTE AOS DESASTRES NATURAIS. 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental, Dpe - Mpga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/33
dc.description.abstractAs an initial step of risk and disaster management, fostering public policies need foundations that come from understanding of natural events that give rise to them. This understanding is essential if measures are planned to prevent or minimize damage to communities, the economy and the environment. In this regard, the Municipal Civil Defense Coordination (COMDECs) play extremely important role as municipal arm of the National Protection and Civil Defense System (SINPDEC). Addressing these Coordination as tools for the resilience of cities ahead to natural disasters is something essential to support the actions of the government on the issue. The participation of the Government, when linked to a conscious and effective community cooperation is undoubtedly a path that makes it possible local development and sustainability. In this sense, it analyzed especially a sample 12 Municipalities of South Forest Zone of Pernambuco State, which suffered from heavy rains in 2010, which decreed State of Public Calamity, designing up a mechanism for evaluating the implementation level of COMDECs, object of study this dissertation. For this methodology were adapted, of which obtained a Performance Index, which in turn allowed classify COMDECs. The methodology used, it was observed that in 2010 the municipality presented the best overall performance was, Cortês, with 48.00%, and the worst result was recorded in Catende, with 30.63%. In 2011, the municipality of Barra de Guabiraba bar showed 45.76%, ensuring the best placement, Catende being the last place, with 30.63%, again. Already in 2015, the municipality of spring was the one that registered the highest level of performance, reaching 68.18%, and again, the Catende municipality registered the worst performance, with 35.82%. It was also identified weak points in the actions of these Coordination serving as a reference for corrections and adjustments. Even with the legislation, and the recent disaster records in the study area, in particular, it was found that there is a lack of scenario execution of COMDECs, especially with regard to the phases of prevention and preparation prior to natural disasterspt_BR
dc.format.extent120 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambucopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCOMDECpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectGerenciamento de Riscos e Danospt_BR
dc.subjectEnchentespt_BR
dc.subjectVulnerabilidadept_BR
dc.titleA atuação das coordenadorias municipais de defesa civil como instrumentos para a resiliência dos municípios frente aos desastres naturaispt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2461540176549466pt_BR
dc.contributor.advisor1Lyra, Marília Regina Costa Castro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8377604450079156pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Hernande Pereira da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1800835100486343pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, José Antônio Aleixo da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674098794412714pt_BR
dc.publisher.initialsIFPEpt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Gestão Ambientalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA::POLITICA PUBLICA E POPULACAO::POLITICA POPULACIONALpt_BR
dc.description.resumoComo etapa inicial da gestão de riscos e desastres, a fomentação de políticas públicas necessita de alicerces que advêm da compreensão dos eventos naturais que lhes dão origem. Essa compreensão é fundamental para que sejam planejadas medidas que evitem ou minimizem os danos causados às comunidades, à economia e ao meio ambiente. Nesse sentido, as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDECs) assumem papel de extrema importância como braço municipal do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC). Tratar dessas Coordenadorias como instrumentos para a resiliência das cidades frente aos desastres naturais é imprescindível para dar suporte às ações do Poder Público na temática. A participação do Poder Público, quando atrelada a uma consciente e efetiva cooperação da comunidade é, sem dúvida, um caminho que viabiliza o desenvolvimento local e a sustentabilidade. Para isso, foram analisados os 12 municípios do estado de Pernambuco afetados pelas fortes chuvas de 2010 e que decretaram Estado de Calamidade Pública, concebendo-se um mecanismo de avaliação do Nível de Implementação das COMDECs, objeto de estudo desta dissertação. A partir da adaptação de metodologias, obteve-se um Índice, que permitiu classificar as COMDECs segundo as suas atuações durante os eventos. Pela metodologia aplicada, observou-se que em 2010, o município que apresentou o maior desempenho geral foi Cortês, com 48,00%, e o pior resultado foi registrado em Catende, com 30,63%. Em 2011, o município de Barra de Guabiraba apresentou 45,76%, garantindo a melhor colocação, sendo Catende o pior colocado, com 30,63%, novamente. Já em 2015, o município de Primavera foi o que registrou o maior nível de atuação, atingindo 68,18%, tendo mais uma vez, o município de Catende registrado o pior desempenho, com 35,82%. Foram, ainda, identificados pontos de fragilidade nas ações dessas Coordenadorias, que servem como referencial para correções e ajustes. Mesmo com a legislação em vigor e com os recentes registros de desastres na área estudada verificou-se um cenário de ausência de efetivação das COMDECs, principalmente nas fases de prevenção e preparação, que antecedem aos desastres naturaispt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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