As representações cartográficas como ferramentas para o ensino da geografia escolar
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Data
2020-12-30Autor
Silva, Wagner Salgado da
http://lattes.cnpq.br/3750746477285494
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Mostrar registro completoResumo
O estudo tem como objetivo geral analisar as representações cartográficas como ferramentas
para um ensino mais crítico-reflexivo da Geografia escolar. O interesse por este tema surgiu a
partir da participação como estudante pesquisador do PIBIC, cujos planos de atividades
estavam centrados na cartografia escolar. Desde à Pré-história até o século XX, conforme
contemplado no texto, a ciência cartográfica contribuiu de forma significativa para a ciência
geográfica. O mapeamento foi importante para a Geografia, no que diz respeito à apropriação,
gestão, produção e reprodução territorial. No texto, percebemos que os impactos da corrente
tradicional do pensamento geográfico no ensino da Geografia, são preocupantes, ao passo que
são desprovidos de aspectos crítico-reflexivos. Surge, então, a Geografia Crítica, corrente do
pensamento geográfico, cujo propósito era o de romper e superar as ações teórico metodológicas impostas pela Geografia Tradicional. No que se refere a metodologia da
pesquisa, insere-se numa pesquisa bibliográfica, de abordagem do tipo qualitativa. Quanto aos
objetivos, é do tipo exploratória. Quanto à natureza, é do tipo pesquisa básica. A população do
estudo foi composta pela literatura selecionada, relacionada ao tema de estudo. Quanto à
amostra, os artigos foram selecionados a partir da variável de interesse, já a seleção foi realizada
a partir de leitura criteriosa dos artigos e livros. Após a coleta dos dados, seguimos as seguintes
etapas para a análise dos dados: leitura de todo material; fichamento de textos; análise descritiva
dos fichamentos buscando estabelecer uma maior compreensão e ampliar o conhecimento sobre
o tema pesquisado; elaboração do referencial teórico. Como resultados vimos que o mapa, como
uma das representações cartográficas mais pertinentes, oportuniza o educador a mostrar e
contextualizar, aos educandos, o mundo que está sempre em constante processo de
transformação pelas sociedades. Dessa forma, já que o mapa é uma das representações
cartográficas mais presentes em sala de aula, uma das alternativas interessantes para trabalho seria se as atividades práticas desenvolvidas no ensino desse saber, fossem a partir da
elaboração de mapas e da leitura e interpretação crítico-reflexiva dos seus signos e símbolos.