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    As representações cartográficas como ferramentas para o ensino da geografia escolar

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    Trabalho de Conclusão de Curso (470.8Kb)
    Data
    2020-12-30
    Autor
    Silva, Wagner Salgado da
    http://lattes.cnpq.br/3750746477285494
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O estudo tem como objetivo geral analisar as representações cartográficas como ferramentas para um ensino mais crítico-reflexivo da Geografia escolar. O interesse por este tema surgiu a partir da participação como estudante pesquisador do PIBIC, cujos planos de atividades estavam centrados na cartografia escolar. Desde à Pré-história até o século XX, conforme contemplado no texto, a ciência cartográfica contribuiu de forma significativa para a ciência geográfica. O mapeamento foi importante para a Geografia, no que diz respeito à apropriação, gestão, produção e reprodução territorial. No texto, percebemos que os impactos da corrente tradicional do pensamento geográfico no ensino da Geografia, são preocupantes, ao passo que são desprovidos de aspectos crítico-reflexivos. Surge, então, a Geografia Crítica, corrente do pensamento geográfico, cujo propósito era o de romper e superar as ações teórico metodológicas impostas pela Geografia Tradicional. No que se refere a metodologia da pesquisa, insere-se numa pesquisa bibliográfica, de abordagem do tipo qualitativa. Quanto aos objetivos, é do tipo exploratória. Quanto à natureza, é do tipo pesquisa básica. A população do estudo foi composta pela literatura selecionada, relacionada ao tema de estudo. Quanto à amostra, os artigos foram selecionados a partir da variável de interesse, já a seleção foi realizada a partir de leitura criteriosa dos artigos e livros. Após a coleta dos dados, seguimos as seguintes etapas para a análise dos dados: leitura de todo material; fichamento de textos; análise descritiva dos fichamentos buscando estabelecer uma maior compreensão e ampliar o conhecimento sobre o tema pesquisado; elaboração do referencial teórico. Como resultados vimos que o mapa, como uma das representações cartográficas mais pertinentes, oportuniza o educador a mostrar e contextualizar, aos educandos, o mundo que está sempre em constante processo de transformação pelas sociedades. Dessa forma, já que o mapa é uma das representações cartográficas mais presentes em sala de aula, uma das alternativas interessantes para trabalho seria se as atividades práticas desenvolvidas no ensino desse saber, fossem a partir da elaboração de mapas e da leitura e interpretação crítico-reflexiva dos seus signos e símbolos.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/302
    Collections
    • Licenciatura em Geografia
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