dc.relation | ABREU, P. R.; CASTROGIOVANNI, A. C. A Cartografia escolar e a Cartografia lar. In: Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, 3., 2010, Recife – PE. Anais [...]. Recife: Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – Campus Recife, 2010. p. 1-6. Disponível em: https://www3.ufpe.br/cgtg/SIMGEOIII/IIISIMGEO_CD/. Acesso em: 03 ago. 2020.
ABREU e SILVA, P. R. F.; CASTROGIOVANNI, A. C. A dialógica entre a Cartografia no ensino básico e o sistema de informação geográfica nos pleitos territoriais In: CASTROGIOVANNI, A. C.; et al. (org.). Movimentos para ensinar Geografia –oscilações. Porto Alegre – RS: Letra1, 2016. p. 143-156. Disponível em:
https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2016/10/Movimentos-para-ensinar-Geografia.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.
ALMEIDA, R. A. A Cartografia Escolar na Educação Diferenciada: experiências com a Formação de Professores. [S. l.: s. n.], p. 1-12, [2010?]. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Geografia/cartografia/carto_escolar.pdf. Acesso em: 27 jul. 2020.
ALMEIDA, R. A.; ALMEIDA, R. D. Fundamentos e perspectivas da Cartografia escolar no Brasil. Revista Brasileira de Cartografia, Rio de Janeiro – RJ, v. 4, n. 63, p. 885-897, jul./ago. 2014.
ALMEIDA, R. D. Boletim: série Cartografia na Escola. Programa Salto para o Futuro/TV Escola. [S. l.: s. n.], p. 1-52, jun. 2003.
ALMEIDA, R. D. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
ALMEIDA, R. D.; JULIASZ, P. C. S. A representação espacial na educação infantil sob a ótica da Teoria Sócio-Cultural e das relações tempo-espaço-corpo. In: Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 4., [2010], Rio Claro – SP. Anais [...]. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus Rio Claro, [2010]. p. 1-10.
Disponível em: https://arquivo.sepq.org.br/IV-SIPEQ/Anais/artigos/13.pdf. Acesso em: 05 ago. 2020.
APPOLINÁRIO, F. Dicionário de Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
ARAÚJO, P. C.; CARVALHO, E. A. Aula 01: História da Cartografia. In: Disciplina: Leituras Cartográficas e Interpretações Estatísticas I. Natal – RN: EDUFRN, 2008. p. 1-16. Disponível em:
http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leituras_cartograficas/Le_Ca_A01
_J_GR_260508.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: geografia / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1998. 156 p.
CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C.
(org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 1. ed. Porto Alegre – RS: Mediação, 2000.
CAMPELLO, B. S.; CAMPOS, C. M. Fontes de informação especializada: características e utilização. Belo Horizonte – BH: UFMG/PROED, 1988.
CAMPOS, A. C. Uma breve evolução da Cartografia na história da sociedade. [S. l.: s. n.], p. 19-41, [2012?]. Disponível em:
http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/11185004042012Cartografia_Basica_Aula_2.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.
CARNEIRO, S. M. M.; NOGUEIRA, V.; PASSINI, E. Y. Contribuições da alfabetização Cartográfica na formação da consciência espacial-cidadã. Revista Brasileira de Cartografia, Rio de Janeiro – RJ, v. 4, n. 66, p. 741-755, jul./ago. 2014.
CASTELLAR, S. M. V. A alfabetização em Geografia. Revista Espaços da Escola, Ijuí –RS, v. 10, n. 37, p. 29-46, jul./set. 2000.
CASTELLAR, S. M. V. A Cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar.
In: ALMEIDA. R. D. (org.). Novos Rumos da Cartografia Escolar: currículo, linguagem e tecnologia. 1. ed. São Paulo – SP: Contexto, 2011. p. 121-135.
CASTELLAR, S. M. V. Cartografia escolar e o pensamento espacial fortalecendo o conhecimento geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas – SP, v. 7, n. 13, p. 207-232, jan./jun. 2017.
CASTELLAR, S. M. V. Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar.
Cad. CEDES, Campinas – SP, v. 25, n. 66, p. 209-225, maio/ago. 2005.
CASTROGIOVANNI, A. C.; SILVA, L. M. Geografia e a Cartografia escolar no ensino básico: uma relação complexa – percursos e possibilidades. In: Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul, 2., 2014, Florianópolis – SC. Anais [...]. Florianópolis –SC: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Campus Florianópolis, 2014. p. 1-18. Disponível em: https://anaisenpegsul.paginas.ufsc.br/files/2014/11/LIMARA-MONTEIRO DA-SILVA-e-ANTONIO-CARLOS-CASTROGIOVANNI.pdf. Acesso em: 02 out. 2020.
CAVALCANTI, L. S. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais, 1., 2010, Belo Horizonte – MG. Anais [...]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Campus Belo Horizonte, 2010. p. 1-16. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7167-3-3-geografia-realidade-escolar lana-souza/file. Acesso em: 05 set. 2020.
CAVALCANTI, L. S. O ensino de Geografia na escola. Campinas: Papirus, 2012.
FRANCISCHETT, M. N. A Cartografia escolar crítica. In: Encontro de Práticas de Ensino em Geografia, 9., 2007, Niterói – RJ. Anais [...]. Niterói: Universidade Federal Fluminense –UFF, 2007. p. 1-14. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/francischett-mafalda cartografia-escolar-critica.pdf. Acesso em: 29 ago. 2020.
CAVALCANTI, L. S. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais, 1., 2010, Belo Horizonte – MG. Anais [...]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Campus Belo Horizonte, 2010. p. 1-16. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7167-3-3-geografia-realidade-escolar lana-souza/file. Acesso em: 05 set. 2020.
CAVALCANTI, L. S. O ensino de Geografia na escola. Campinas: Papirus, 2012.
FRANCISCHETT, M. N. A Cartografia escolar crítica. In: Encontro de Práticas de Ensino em Geografia, 9., 2007, Niterói – RJ. Anais [...]. Niterói: Universidade Federal Fluminense –UFF, 2007. p. 1-14. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/francischett-mafalda cartografia-escolar-critica.pdf. Acesso em: 29 ago. 2020.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 41ª edição: São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GERHARDT, T. E.; et al. Estrutura do projeto de pesquisa. In: GERHARDT. T. E.; SILVEIRA. D. T. (org.). Métodos de pesquisa. GONZALEZ, L. A. S.; MIGUEL, L. A.; SANGUINÉ, E. (coord.). 1. ed. Porto Alegre – RS: UFRGS, 2009. p. 65-88.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
KATUTA, Â. M.; SOUZA, J. G. Geografia e conhecimentos cartográficos: a Cartografia no movimento de renovação da Geografia brasileira e a importância do uso de mapas. 1. ed. São Paulo – SP: UNESP, 2001.
MALYSZ, S. T.; PASSINI, E. Y.; PASSINI, R. (org.). Prática de ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. 2. ed. São Paulo – SP: Contexto, 2011.
MATIAS, L. F. “Por uma Cartografia geográfica – uma análise da representação gráfica na Geografia”. Orientador: Marcello Martinelli. 1996. 476 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo – SP, 1996.
MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2009.
MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. 20. ed. São Paulo: Annablume,
2005.
MORAES, J. V. A alfabetização científica, a resolução de problemas e o exercício da
cidadania: uma proposta para o ensino de Geografia. Orientadora: Sonia Maria Vanzella
Castellar. 2010. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo – SP, 2010.
MORAES, J. V.; RODRIGUES. P. B. Ler o mundo para compreendê-lo: Indicadores de Alfabetização Geográfica (IAG). Revista Acta Geográfica. Boa Vista - RR, p. 119-139, 2017. Disponível em: https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4769/2426. Acesso em: 05 out. 2020.
MOREIRA, R. Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e o novo olhar geográfico sobre o mundo. Revista Ciência Geográfica, Bauru – SP, n. 6, p. 1-11, abr. 1997.
MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. 20. ed. São Paulo: Annablume, 2005.
MORAES, J. V. A alfabetização científica, a resolução de problemas e o exercício da cidadania: uma proposta para o ensino de Geografia. Orientadora: Sonia Maria Vanzella Castellar. 2010. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo – SP,
2010.
MORAES, J. V.; RODRIGUES. P. B. Ler o mundo para compreendê-lo: Indicadores de Alfabetização Geográfica (IAG). Revista Acta Geográfica. Boa Vista - RR, p. 119-139, 2017. Disponível em: https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4769/2426. Acesso em: 05 out. 2020.
MOREIRA, R. Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e o novo olhar geográfico sobre o mundo. Revista Ciência Geográfica, Bauru – SP, n. 6, p. 1-11, abr. 1997.
PASSINI, E. Y. Alfabetização cartográfica e o atlas municipal. [S. l.: s. n.], p. 1-12, [21--].
Disponível em: https://docplayer.com.br/46509068-Alfabetizacao-cartografica-e-o-atlas municipal.html. Acesso em: 07 set. 2020.
PORTO-GONÇALVES, C. W. Reflexões sobre Geografia e educação: notas de um debate. In: Terra Livre – AGB – Associação dos Geógrafos Brasileiros (org.). O ensino da Geografia em questão e outros temas. São Paulo: Marco Zero, 1987. p. 9-42.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.
SIMIELLI, M. E. R. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartografia. In:
ALMEIDA, R. D. (org.). Cartografia Escolar. São Paulo – SP: Contexto, 2007.
VESENTINI, J. W. Ensaios de Geografia Crítica: história, epistemologia e (geo)política. São Paulo: Plêiade, 2009a.
VESENTINI, J. W. O método e a práxis (notas polêmicas sobre Geografia Tradicional e Geografia Crítica). In: Terra Livre – AGB – Associação dos Geógrafos Brasileiros (org.). O ensino da Geografia em questão e outros temas. São Paulo: Marco Zero, 1987. p. 59-90.
VESENTINI, J. W. O que é crítica. Ou: qual é a crítica da Geografia Crítica?. Revista GEOUSP – Espaço e Tempo. São Paulo, n. 26, p. 29-43, 2009b. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74126/77768. Acesso em: 20 jul. 2020.
VESENTINI, J. W. Para uma Geografia Crítica na escola. São Paulo: Editora do Autor, 2008.
VESENTINI, J. W. Repensando a Geografia escolar para o século XXI. São Paulo: Plêiade, 2009c.
VYGOTSKY, L. S. Sobranie sochinenii. Problemy obshchei psikhologuii. Pedagoguika: Moscou, 1982b. Tradução em: Obras Escogidas: problemas de psicologia geral. Fuenlabrada, Madrid: Gráficas Rogar, 1982 | pt_BR |