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dc.creatorSilva, Damiana Juliana Caetano da
dc.date.accessioned2021-05-12T14:50:20Z
dc.date.available2021-05-12T14:50:20Z
dc.date.issued2020-10-09
dc.identifier.citationSILVA, Damiana Juliana Caetano da. Saxofone, frevo e educação: um estudo sobre o potencial pedagógico da obra do maestro Nunes na aprendizagem do gênero. 2020. 52 f. TCC (Graduação de Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Belo Jardim, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/284
dc.description.abstractThe present work has as a general objective, to investigate which are the elements that describe the pedagogical potential of the conductor’s work José Nunes de Souza in the process of learning on the saxophone in the “frevo de rua”. During the methodological course, we have taken as a support of the qualitative research and quantitative research, looking for, in both cases, a greater analyzes support of informations here exposed, with the purpose of discussing about the pedagogical potential of frevos by the composer. We also created an online form, which was sent to several saxophone players, from Pernambuco, living in different cities from the state, through the social networks (Facebook, WhatsApp). As the analyzes performed, we can understand that there is a recurrence in what takes about the use of frevos by the conductor Nunes, during the process of learning of the musical style. In this context, the musical works that were often mentioned by the participants as being one of the first options to study and still classified, with a large percentage, as some frevos with an easy and moderate degree of technical and interpretative difficulty.pt_BR
dc.format.extent52 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAMORIN, Maria Alice (2010). Patrimônios Vivos de Pernambuco. Recife: FUNDARPE. Consultado em 1 de dezembro de 2019. Arte 21, P. 1 video (6:03). A Despedida do Ícone do Frevo: Maestro Nunes - Gjs . Publicado pelo canal Pernambuco - Arte 21. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UxkLHx2gmOw. Acesso 28 de Janeiro de 2020. BENCK FILHO, A. M. O frevo-de-rua no Recife: Características sócio-históricas-musicais. Tese (Doutorado em Música). UFBA/ Escola de Música, Salvador, 2008. CORTES, Almir. Improvisando em música popular: um estudo sobre o choro, o frevo e o baião e sua relação com a “música instrumental” brasileira. / Almir Cortes Barreto. – Campinas, SP: [s.n.], 2012. COUTO, A. C. N. do. Música popular e aprendizagem: algumas considerações. Opus, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 89-104, dez. 2009. GREEN, L. Poderão os professores aprender com os músicos populares? Revista Música, Psicologia e Educação, Porto, n. 2, p. 65-80, 2000. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008. IPHAN. Dossiê de candidatura do frevo a Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Recife: Prefeitura do Recife / IPHAN, 2006. LACORTE, Simone; GALVÃO, Afonso. Processos de aprendizagem de músicos populares: um estudo exploratório. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 17, 29-38, set. 2007. LAGO, Sylvio. Arte da regência: história, técnica e maestros/ Sylvio Lago. – São Paulo: Algol Editora, 2008. LIMA, Flavio Fernandes de. A Teoria dos Contornos aplicada na Fusão Paramétrica do Frevo de Rua Pernambucano: inter-relações com aspectos da Música de Concertodo séc. XX \ Flávio Fernandes de Lima. – João Pessoa. 2018. LILLIESTAM, L. On playing by ear.Popular music, v. 15/2.Cambridge: University Press, p. 195-216, 1995. MED, Bohumil. Teoria da Música\ BohumilMed – 4.ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Musimed, 1996. MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método criatividade. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. OLIVEIRA, Valdemar de. Frevo, Capoeira e Passo. Recife: CEPE-Companhia Editora de Pernambuco, 1971. RUSSO, Amadeu. Método completo de saxofone\ Amadeu Russo. 19. Ed. São Paulo: Irmãos Vitale, 1997. SANDRONI, C. Uma roda de choro concentrada: reflexões sobre o ensino de músicas populares nas escolas. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 9., 2000, Belém. Anais da Abem, 2000. p 19-26. SALDANHA, L. V. Frevendo no Recife: A Música Popular Urbana do Recife e sua consolidação através do Radio. 2008. Tese (Doutorado em Música) - UNICAMP, Campinas, 2008.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFrevo - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectFrevo - Pernambucopt_BR
dc.subjectSaxofonept_BR
dc.subjectMúsica para saxofonept_BR
dc.subjectSaxofonistaspt_BR
dc.subjectMúsicos - Formaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem - Músicapt_BR
dc.subjectPesquisa educacional - Músicapt_BR
dc.subjectCompositores - Pernambucopt_BR
dc.subjectNunes, Maestro, 1931-2016pt_BR
dc.subjectMaestro Nunespt_BR
dc.titleSaxofone, frevo e educação: um estudo sobre o potencial pedagógico da obra do Maestro Nunes na aprendizagem do gêneropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8734138612092628pt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Niraldo Riann de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8807068531104735pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Iuri Ozires Sobreira de
dc.contributor.referee2Nóbrega, Evandro Sampaio da
dc.contributor.referee3Bezerra, Wesley Simão
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1003259121942247pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6954618438550710pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5786176288383178pt_BR
dc.publisher.departmentBelo Jardimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICALpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo geral investigar quais são os elementos que caracterizam o potencial pedagógico da obra do maestro José Nunes de Souza no processo de aprendizagem do saxofone no “frevo de rua”. Durante o percurso metodológico o embasamento partiu dos pressupostos da pesquisa qualitativa e da pesquisa quantitativa, buscando, em ambas, um maior respaldo para as análises das informações aqui expostas, propondo uma discussão sobre o potencial pedagógico dos frevos do compositor. Para tanto, foi elaborado um questionário online, que foi encaminhado à vários saxofonistas pernambucanos, residentes em diferentes mesorregiões do estado, através das redes sociais (Facebook, WhatsApp). Quanto às análises realizadas, podemos entender que existe uma recorrência no que diz respeito ao uso dos frevos do maestro Nunes, durante processo de aprendizagem do gênero. Nesse contexto, as obras foram frequentemente mencionadas pelos participantes como sendo uma das primeiras opções de estudo e ainda classificadas, com uma ampla porcentagem, enquanto frevos com um grau de dificuldade técnica e interpretativa fácil e moderado.pt_BR


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