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dc.creatorSilva, Jonata José da
dc.date.accessioned2021-03-29T12:00:15Z
dc.date.available2021-03-29T12:00:15Z
dc.date.issued2020-12-16
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/263
dc.description.abstractTeachers' conceptions about school evaluation are presented as a field of study that demands continuous reflections regarding planning and results from the teaching-learning process. Considering the ideas of Vasconcellos (1995), Hoffmann (1996), and Luckesi (2005), we understand the importance of school evaluation in face of pedagogical practices and in the construction of student knowledge. This Course Conclusion Work, sought to identify teaching concepts and practices that permeate school evaluation in the curricular component Chemistry in a High School, from the Pernambuco State Network. Through participant observation of classes taught by participating teachers, we were able to follow how evaluative practices are carried out, as is the interaction between teacher and students in the classroom. With the data constructed from the application of a mixed questionnaire, we found that the participants have different conceptions about school evaluation. In order to plan and carry out the evaluation activities of the students, the participants set aside different time based on their own organizations, as well as specific criteria and instruments for each evaluation situation. This research allowed us to access information and reflect on how the evaluation process in the curricular component Chemistry is developed in a given context. Thus, we recognize the importance of expanding studies on evaluative practice, seeking to make the teaching-learning process more effective for both the student and the teacher.pt_BR
dc.format.extent44 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcepções docentespt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleAvaliação escolar no componente curricular química: concepções e práticas de docentes do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8115625487352199pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Simone de Melo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216181508401844pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoAs concepções docentes acerca da avaliação escolar apresentam-se como um campo de estudo que demanda contínuas reflexões no que se refere ao planejamento e aos resultados provenientes do processo ensino aprendizagem. Considerando as ideias de Vasconcellos (1995), Hoffmann (1996) e Luckesi (2005) compreendemos a importância da avaliação escolar diante das práticas pedagógicas e na construção do conhecimento do estudante. Este Trabalho de Conclusão de Curso, buscou identificar concepções e práticas docentes que permeiam a avaliação escolar no componente curricular Química numa Escola de Ensino Médio, da Rede Estadual de Pernambuco. Por meio da observação de aulas ministradas pelas professoras participantes pudemos acompanhar como as práticas avaliativas são realizadas, como é a interação entre professor e estudantes na sala de aula. Com os dados construídos a partir da aplicação de um questionário misto, verificamos que as participantes apresentam diferentes concepções sobre avaliação escolar. Para planejar e realizar as atividades avaliativas dos estudantes as participantes reservam tempo diferentes baseadas em suas próprias organizações, assim como critérios e instrumentos específicos para cada situação avaliativa. Esta pesquisa nos possibilitou acessar informações e refletir sobre como o processo avaliativo no componente curricular Química é desenvolvido num determinado contexto. Assim, reconhecemos a importância de ampliarmos os estudos sobre a prática avaliativa, buscando tornar o processo ensino aprendizagem mais efetivo tanto para o estudante, como para o professor.pt_BR


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