dc.relation | ALBUQUERQUE, U. P.; LUCENA, R. F. P. Métodos e técnicas na
pesquisa etnobotânica. Recife: Livro Rápido/NUPEEA, 2004.
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na
universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3.ed.
Joinville: UNIVILLE, 2004.
ANDRADE, Fabiana. A pedagogia do afeto na sala de aula. 2.ed. Recife:
Prazer de Ler, 2014.
AULETE, Caldas. Dicionário contemporâneo da Língua Portuguesa. 3.ed.
Rio de Janeiro: Delta, 1980. v. 5.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do
Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em:
11 jun. 2020.
BRASIL. Lei No 9394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da
Educação Nacional. Brasília: Presidência da República,1996. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 11 jun. 2020.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) - Introdução. Ensino
Fundamental. Brasília: MEC/SEF. 1997. Disponível em: Acesso em: 11 jun.
2020.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF,
1998. Disponível em: Acesso em: Acesso em: 11 de jun. 2020.
CARRION, Vanessa; NOGARO, Arnaldo. A articulação do processo
avaliativo na educação infantil. 2007. Disponível em:
http://www.uricer.edu.br/cursos/arq_trabalhos_usuario/1266.pdf. Acesso em:
24 ago. 2020.
CARVALHO, L; MARTINEZ, C. Avaliação Formativa: A Auto Avaliação do
Aluno e a Auto formação de professores. Ciência & Educação, Bauru, v. 11,
n. 1, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-
73132005000100011&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: Acesso em:
08 set. 2020.
DILIGENTI, Marcos Pereira. Avaliação participativa no ensino superior e
profissionalizante. Porto Alegre: Mediação, 2003.
GADOTTI, M. Uma só escola para todos: caminhos da autonomia escolar.
Petrópolis: Vozes, 1990.
GADOTTI, M. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Ática, 1990.
GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1994.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas,
1999.
GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas,
2007
GIL, A. C. Didática do ensino superior. 7. reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.
HAYDT, R. C. Avaliação do processo de Ensino-Aprendizagem. 6.ed.
São Paulo: Ática, 2008.
HAYDT, R. C. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo:
Ática, 2000.
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação Mediadora. Porto Alegre:
Mediação, 1996.
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Registro em avaliação mediadora. In:
Avaliar para Promover: as setas do caminho, 7.ed; Porto Alegre: Mediação,
2005.
KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Avaliação da aprendizagem como
construção do saber. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO
UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 5., 2005, Mar del Plata. Anais [...].
Mar del Plata: 2006. Disponível em:
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/96974?show=full. Acesso em:
11 jul. 2020.
KREUZ, Kelly Karine. Avaliação no ensino de química na educação
básica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo
Horizonte, v. 10, n. Y, 2015. Disponível em:
https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/1376/1/KREUZ.pdf. Acesso em: 30 abr.
2020.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de
pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas
de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7.ed. São Paulo:
Atlas, 2009.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 13.ed. São Paulo: Cortez, 1994.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2017.
LOPES, José; SILVA, Helena S. 50 técnicas de Avaliação Formativa.
Lisboa: Lidel edições técnicas, 2012.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e
proposições. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1995.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e
proposições. São Paulo: Cortez, 1997.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 10.ed.
São Paulo: Cortez; 2000.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e
proposições. 12.ed. São Paulo: Cortez, 2002.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e
proposições. 17.ed. São Paulo: Cortez, 2005.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do
ato pedagógico. Cortez: São Paulo, 2011.
MELCHIOR, Maria Celina. O sucesso escolar através da avaliação e da
recuperação. 2.ed. Porto Alegre: Premier, 2004.
MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria método e criatividade.
17.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. 80 p.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade.
28.ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
PERRENOUD, P. Avaliação: da Excelência à regulação das aprendizagens.
Porto Alegre: Artmed, 1999.
PILETTI, Claudino. Didática Geral. São Paulo: Ática, 1986.
PILETTI, Claudino. Didática Geral. 24.ed. São Paulo: Ática, 2010.
PLACCO, V. N, S. O coordenador pedagógico no confronto com o cotidiano
da escola. In: PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R. (org.). O Coordenador
pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Loyola, 2010.
RABELO, E. H. Avaliação: novos tempos e novas práticas. Petrópolis, RJ:
Vozes, 1998.
ROMANOWSKI, J. P.; WACHOWICZ, L. A. A avaliação formativa no Ensino
Superior: que resistências manifestam os professores e os alunos? In:
ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos; PESSATE ALVES, Leonir.
(orgs.). Processos de ensinagem na Universidade: dos pressupostos às
estratégias de trabalho em aula. Joinville: Editora da Univille, 2003.
SAUL, Ana Maria A. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e à prática
de avaliação e reformulação de currículo. São Paulo: Cortez/Autores
Associados, 1988.
SILVA, C. S. Medidas e avaliação em educação. Petrópolis: Vozes, 1992
TAVARES, Rosilene Horta, Didática Geral. Belo Horizonte: Editora UFMG,
2011.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: concepção
dialética‐libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad,
1994. (Cadernos pedagógicos do Libertad, v.3).
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: concepção dialética-
libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 1995.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação da aprendizagem: práticas
de mudanças. São Paulo: Libertad – Centro de Formação e Assessoria
Pedagógica, 1998.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação da aprendizagem: práticas
de mudança – por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad, 1998.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos: Planejamento: Projeto de Ensino-
Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico Cadernos Libertad-1. 7.ed. São
Paulo, 2000.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Para onde vai o professor? Resgate
do professor como sujeito e transformação. São Paulo: Libertad. 2003.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre:
Bookman. 2005. | pt_BR |