dc.description.abstract | In the year of 2020 the world was caught by surprise by the event of the pandemic, accompanying worldwide devastation, characterized by being extremely contagious and very lethal. Therefore, the healthcare professionals have put efforts to orient the population to be cut off at home in order to potentially decrease the contamination rates. From then on, the society has had to keep up with information technologies and communications to overcome the economic and social effects of the global shutdown. In Education, teaching and learning turned totally online, through virtual classes, so teachers had to fit in the current scenario. In Pernambuco it was not different as, teachers needed to partially or completely reformulate their concepts, skills and competencies in order to continue working and helping their students adapt to this difficult phase. Through this perspective, this study proposes to identify the hurdles and challenges teachers have had to teach Chemistry remotely, as well as to point out the teaching strategies adopted to bring about these classes. A survey was carried out, by means of a questionnaire through Google Forms, with fifteen teachers from The Federal Institute of Pernambuco (Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)) to determine the profile, the difficulties and challenges faced in the online classes; the strategies and solutions developed in the remote classes.
From the study of the collected data, in relation to the adaptation to the virtual environment, it was found that even being experienced and skilled, the sudden change in the teaching technologic scenario caused difficulties among the teachers. On the other hand, the enforced teaching method not only gained notoriety in the current environment but is also producing positive results. Nevertheless, this teaching mode still requires more study and management to promote learning and interaction between students and teachers with more efficacy. | pt_BR |
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Acesso em: 20 out. 2020. | pt_BR |
dc.description.resumo | No ano de 2020, o mundo foi surpreendido pelo aparecimento de uma pandemia, de caráter extremamente contagioso, e alto poder letal. Em virtude disso, os organismos de saúde empreenderam esforços para orientar a população a se isolar em suas casas e, assim, diminuir o potencial e taxa de contaminação das pessoas. A partir disso, a sociedade teve que caminhar junto às tecnologias da informação e comunicação (TIC) para superar os efeitos que uma paralisação mundial causou econômica e socialmente. Na educação, o ensino e aprendizagem passaram a ser exclusivamente à distância, através de aulas remotas. Desse modo, os professores precisaram se adequar à situação vigente. Em Pernambuco, a situação não foi diferente. Professores precisaram reformular, parcial ou completamente, seus conceitos, habilidades e competências para poderem continuar exercendo seus ofícios e ajudarem seus alunos a superarem essa difícil fase. Nessa perspectiva, o presente estudo se propôs a identificar as dificuldades e os desafios que os professores tiveram com a experiência de transmitir o ensino de Química por meio de aulas remotas, bem como, constatar quais estratégias de ensino foram adotadas pelos mesmos para a execução de suas aulas. Foi realizada uma pesquisa de campo, empregando um questionário enviado através do formulário Google a quinze professores de química do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), para a determinação do perfil do corpo docente, das dificuldades e desafios encontrados nas aulas remotas, e das estratégias e soluções desenvolvidas nas aulas remotas. A partir da análise de dados, no que tange a adaptação ao ambiente virtual, constatou-se que, mesmo experientes e capacitados, a mudança repentina no cenário tecnológico do ensino acarretou dificuldades aos docentes. Em contrapartida, este método, além de receber notoriedade, em meio ao cenário atual, está demonstrando bons resultados. No entanto, esta modalidade de ensino necessita ainda, de maiores estudos e gerenciamento, a fim de promover com maior eficácia o aprendizado e a interação professor aluno. | pt_BR |