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dc.creatorCarvalho, José Vanderley Ramos de
dc.date.accessioned2021-03-24T16:45:54Z
dc.date.available2021-03-24T16:45:54Z
dc.date.issued2020-11-26
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/249
dc.description.abstractEducational Robotics activities, when employed in training to compete in the Robotics Olympics, are considered viable alternatives for children and young people to develop various skills and abilities in their academic and personal lives, such as: socialization, the development of logical reasoning, self-confidence, empathy, cooperation, conflict resolution, among many others. In this perspective, our investigation had as a general objective to understand how the trainings for the OBR contributed to their academic and social lives and, consequently, changed their behaviors and thoughts. We used, as a research instrument, interviews with students from a high school located in the city of Pesqueira in Pernambuco and other person who were involved in their stories. The results showed that the students who participated in the training showed significant changes in their behaviors and thoughts, which triggered a greater interest in the area of technology and science, being inspirations for your personal and academic lives.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAUSUBEL, David Paul; NOVAK, J. D. e HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Jameiro: Interamericana, 1980. AZEVEDO, Samuel; AGLAÉ, A. e PITTA, R. (2010) Minicurso: Introdução a Robótica Educacional. In 62a Reunião Anual da SBPC. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/minicursos/MC%20Samuel%20Azevedo.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2020. BARBOSA, F. da C; SOUZA, C. da F; SOUZA JUNIOR, A. J. de; ALVES, D. B. Mapeamento das pesquisas sobre Robótica Educacional no Ensino Fundamental. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte-MG, v. 11, n. 3, p. 331–352, 2018. DOI: 10.17851/1983-3652.11.3.331-352. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16826>. Acesso em: 3 ago. 2020. BENITTI, F. B. V. Exploring the educational potential of robotics in schools: A systematic review. Computers & Education, v. 58, n. 3, p. 978-988, 2012. BEST, John. Como Investigar em Educacion. 9. ed. Madrid: Morata, 1982. CAMPOS, Flavio Rodrigues. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - Robóticapt_BR
dc.subjectRobótica - Olimpíadapt_BR
dc.subjectEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.titleOs impactos provocados na educação de estudantes participantes da olimpíada de robóticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3640933197545555pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, José Roberto Tavares de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529513680269827pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, José Roberto Tavares de
dc.contributor.referee2Silva, Oberlan da
dc.contributor.referee3Rêgo Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529513680269827pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5470594003764583pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.description.resumoAtividades da Robótica Educacional, quando empregadas em treinamentos para competir nas Olimpíadas de Robótica, são consideradas alternativas viáveis para que crianças e jovens consigam desenvolver diversas competências e habilidades em suas vidas acadêmicas e pessoais, tais como: a socialização, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a autoconfiança, a empatia, a cooperação, a resolução de conflitos, dentre tantas outras. Nesta perspectiva, nossa investigação teve como objetivo geral entender de que forma os treinamentos para Olimpíada Brasileira de Robótica contribuíram para as suas vidas acadêmicas e sociais e por consequência mudaram os seus comportamentos e pensamentos. Utilizamos como instrumento de pesquisa, entrevistas com estudantes de uma escola de ensino médio localizada na cidade de Pesqueira em Pernambuco e outros personagens que estiveram envolvidos em suas histórias. Os resultados evidenciaram que os alunos que participaram dos treinamentos apresentaram mudanças significativas em seus comportamentos e pensamentos, o que desencadeou um maior interesse pela área da tecnologia e das ciências, sendo inspirações para as suas vidas pessoais e acadêmicas.pt_BR


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