Os impactos provocados na educação de estudantes participantes da olimpíada de robótica
Data
2020-11-26Autor
Carvalho, José Vanderley Ramos de
http://lattes.cnpq.br/3640933197545555
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Atividades da Robótica Educacional, quando empregadas em treinamentos para competir nas Olimpíadas de Robótica, são consideradas alternativas viáveis para que crianças e jovens consigam desenvolver diversas competências e habilidades em suas vidas acadêmicas e pessoais, tais como: a socialização, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a autoconfiança, a empatia, a cooperação, a resolução de conflitos, dentre tantas outras. Nesta perspectiva, nossa investigação teve como objetivo geral entender de que forma os treinamentos para Olimpíada Brasileira de Robótica contribuíram para as suas vidas acadêmicas e sociais e por consequência mudaram os seus comportamentos e pensamentos. Utilizamos como instrumento de pesquisa, entrevistas com estudantes de uma escola de ensino médio localizada na cidade de Pesqueira em Pernambuco e outros personagens que estiveram envolvidos em suas histórias. Os resultados evidenciaram que os alunos que participaram dos treinamentos apresentaram mudanças significativas em seus comportamentos e pensamentos, o que desencadeou um maior interesse pela área da tecnologia e das ciências, sendo inspirações para as suas vidas pessoais e acadêmicas.