dc.creator | Costa, Jadielson | |
dc.date.accessioned | 2021-03-24T01:35:35Z | |
dc.date.available | 2021-03-24T01:35:35Z | |
dc.date.issued | 2020-10-26 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/248 | |
dc.description.abstract | The social context in which we operate is strongly marked by the presence of
Information and Communication Technologies (ICT), which in turn has been gaining
more space and prominence in terms of social integration content. For the school to
keep up with these changes, teachers need training focused on this aspect,
considering the changes in general and being able to meet these social demands. In
this sense, we have as main objective to analyze the use of ICTs in the classes of the
1
Instituto Federal de Pernambuco. Campus Pesqueira. Curso de Licenciatura em Matemática
24 de outubro de 2020
Degree in Mathematics of the Federal Institute of Education Science and Technology
of Pernambuco - campus Pesqueira (IFPE / Pesqueira). We take Pablos (2006),
Almeida (2000), Sette (1995), among others, as a theoretical reference. 100 graduates
of the Mathematics course participated in the research, the instrument used for data
collection was a questionnaire with 6 (six) objective questions. In view of the students'
view, our results reveal that the teachers at IFPE are aware of the importance of using
digital media, which is why they are present in their planning in the different subjects
of the course. We reiterate that the IFPE / Pesqueira mathematics classes provide
teacher training that is open to innovation and the use of digital media. | pt_BR |
dc.format.extent | 17 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Informática e formação de professores.
ProInfo. v. 2. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação,
Seed, 2000. 11 p.
ASSIS, Maria Cristina de. Metodologia do trabalho científico. Disponível em <
http://portal.virtual.ufpb.br/biblioteca-virtual/files/pub_1291081139.pdf>
2007. Acesso em: 20 de agosto de 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares
Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998. 148 p.
BRASIL. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Conselho Pleno
Resolução CNE/CP No 2, de 20 de Dezembro De 2019. Define as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação
Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da
Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em <
http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file> Acesso
em: 27 de agosto de 2020.
BONA, Berenice Oliveira. Análise de Softwares Educativos para o ensino de
Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: Revista Experiências em
Ensino de Ciências - UFRGS. Carazinho V4. no1, p.35-55, Março. 2009. 36 p.
Disponível em <http:// www.if.ufrgs.br/efnci/artigos.> Acesso em 21 Outubro de 2019.
BARROS, Edlaine Fátima de. Software educacional: critérios a serem levados em
conta no processo pedagógico -Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro,
v.29, no 159/130, 2010. 84 p. Disponível
em:<fttp://vpn.fpte.br/cursos/Pos_Tecnologia_Educacional_T1/Aula_300110_Prof_L
eonidesJustiniano/Soft ware%20educacional%220crit_rios.pdf> Acesso em 05 de
novembro de 2019.
CADORSO, Gustavo. A mídia na sociedade em rede. Rio de Janeiro, FGV, 2007.
EDUCAMATE, Educação Matemática e Tecnologia Informática Disponível em:
<http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/index.php> Acesso em 05 de novembro de 2019.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação.
Campinas, SP: Papirus, 2007. 64 p. OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia
científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São
Paulo: Pioneira, 2004.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade.
Ciência &Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012.
PLABOS, Juan de. A visão disciplinar no espaço das tecnologias da informação
e comunicação. In: SANCHO, Juana María; HERNANDEZ, Fernando. (org).
Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 75.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de
Matemática. Ensino Fundamental e Médio. Curitiba: SEED, 1990 p 66.
RAMOS, Francisca Aparecida. Tecnologia na Educação: um desafio para os
docentes 2014 Mato Grosso. Disponível em: < http://www.mt.gov.br/web/seduc/-
/tecnologia-na-educacao-um-dsafio-para-os-docent-1> Acesso em 14 de setembro
de 2020.
SANTOS, Inês G. Dalmolin dos; SOUZA, José Ricardo. Educação Matemática e
mídias Tecnologias: Uma possibilidade para a ação educativa? Paraná, 2009.
06 p.
SETTE, Sonia Schechtman; AGUIAR, Márcia Angela; SETTE, José Sérgio Antunes.
Formação de professores em informática na educação: Um caminho para
mudanças. Coleção informática para a mudança na educação. Brasília/DF:
MEC/SED/PROINFO, s.d.Anais do VI SBIE, p. 38, 1995.
SOUZA, Kellcia Rezende. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia
quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Disponível em
<http://dx.doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p21a44>
Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 21-44, jan./abr. 2017.
VALENTE, José Armando. Visão analítica da Informática na Educação no Brasil: a
questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação.
RS: Sociedade Brasileira de Computação, no 1, set. de 1997.
________ & ALMEIDA, Fernando José de. Visão analítica da Informática na educação
no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na
Educação. RS: Sociedade Brasileira de Computação, no 1, set. 1997. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias - Informação | pt_BR |
dc.subject | Formação Inicial | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Licenciandos | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias de informação no curso de licenciatura em matemática do IFPE- campus Pesqueira | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1921531355181942 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Erika Carla Alves Canuto da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6888197348123859 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Morais Júnior, Erivaldo Ferreira de | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4526949870166489 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.description.resumo | O contexto social em que estamos inseridos está fortemente marcado pela presença
das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o que por sua vez vem
ganhando cada dia mais espaço e destaque no que se refere ao conteúdo integração
social. Para que a escola acompanhe essas mudanças os docentes precisam de uma
formação voltada para esse aspecto, considerando as mudanças de modo geral e
estando aptos para atender essas demandas sociais. Neste sentido, temos como
principal objetivo analisar o uso das TIC ́s nas aulas do curso de Licenciatura em
Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco-
campus Pesqueira (IFPE/Pesqueira). Tomamos como referencial teórico Pablos
(2006), Almeida (2000), Sette (1995), entre outros. Participaram da pesquisa 100
licenciandos do curso de Matemática, o instrumento utilizado para a coleta de dados
foi um questionário com 6 (seis) perguntas objetivas. Diante da visão dos alunos
nossos resultados revelam que os docentes do IFPE, estão conscientes quanto à
importância do uso das mídias digitais, por isso as mesmas estão presentes em seus
planejamentos nas diferentes disciplinas do curso. Reiteramos que, as aulas do curso
de matemática do IFPE/Pesqueira, proporciona uma formação de docentes que está
aberta à inovação e a utilização das mídias digitais. | pt_BR |