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dc.creatorCosta, Jadielson
dc.date.accessioned2021-03-24T01:35:35Z
dc.date.available2021-03-24T01:35:35Z
dc.date.issued2020-10-26
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/248
dc.description.abstractThe social context in which we operate is strongly marked by the presence of Information and Communication Technologies (ICT), which in turn has been gaining more space and prominence in terms of social integration content. For the school to keep up with these changes, teachers need training focused on this aspect, considering the changes in general and being able to meet these social demands. In this sense, we have as main objective to analyze the use of ICTs in the classes of the 1 Instituto Federal de Pernambuco. Campus Pesqueira. Curso de Licenciatura em Matemática 24 de outubro de 2020 Degree in Mathematics of the Federal Institute of Education Science and Technology of Pernambuco - campus Pesqueira (IFPE / Pesqueira). We take Pablos (2006), Almeida (2000), Sette (1995), among others, as a theoretical reference. 100 graduates of the Mathematics course participated in the research, the instrument used for data collection was a questionnaire with 6 (six) objective questions. In view of the students' view, our results reveal that the teachers at IFPE are aware of the importance of using digital media, which is why they are present in their planning in the different subjects of the course. We reiterate that the IFPE / Pesqueira mathematics classes provide teacher training that is open to innovation and the use of digital media.pt_BR
dc.format.extent17 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Informática e formação de professores. ProInfo. v. 2. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000. 11 p. ASSIS, Maria Cristina de. Metodologia do trabalho científico. Disponível em < http://portal.virtual.ufpb.br/biblioteca-virtual/files/pub_1291081139.pdf> 2007. Acesso em: 20 de agosto de 2020. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998. 148 p. BRASIL. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Conselho Pleno Resolução CNE/CP No 2, de 20 de Dezembro De 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em < http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file> Acesso em: 27 de agosto de 2020. BONA, Berenice Oliveira. Análise de Softwares Educativos para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: Revista Experiências em Ensino de Ciências - UFRGS. Carazinho V4. no1, p.35-55, Março. 2009. 36 p. Disponível em <http:// www.if.ufrgs.br/efnci/artigos.> Acesso em 21 Outubro de 2019. BARROS, Edlaine Fátima de. Software educacional: critérios a serem levados em conta no processo pedagógico -Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, v.29, no 159/130, 2010. 84 p. Disponível em:<fttp://vpn.fpte.br/cursos/Pos_Tecnologia_Educacional_T1/Aula_300110_Prof_L eonidesJustiniano/Soft ware%20educacional%220crit_rios.pdf> Acesso em 05 de novembro de 2019. CADORSO, Gustavo. A mídia na sociedade em rede. Rio de Janeiro, FGV, 2007. EDUCAMATE, Educação Matemática e Tecnologia Informática Disponível em: <http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/index.php> Acesso em 05 de novembro de 2019. KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007. 64 p. OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira, 2004. MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência &Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012. PLABOS, Juan de. A visão disciplinar no espaço das tecnologias da informação e comunicação. In: SANCHO, Juana María; HERNANDEZ, Fernando. (org). Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 75. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Matemática. Ensino Fundamental e Médio. Curitiba: SEED, 1990 p 66. RAMOS, Francisca Aparecida. Tecnologia na Educação: um desafio para os docentes 2014 Mato Grosso. Disponível em: < http://www.mt.gov.br/web/seduc/- /tecnologia-na-educacao-um-dsafio-para-os-docent-1> Acesso em 14 de setembro de 2020. SANTOS, Inês G. Dalmolin dos; SOUZA, José Ricardo. Educação Matemática e mídias Tecnologias: Uma possibilidade para a ação educativa? Paraná, 2009. 06 p. SETTE, Sonia Schechtman; AGUIAR, Márcia Angela; SETTE, José Sérgio Antunes. Formação de professores em informática na educação: Um caminho para mudanças. Coleção informática para a mudança na educação. Brasília/DF: MEC/SED/PROINFO, s.d.Anais do VI SBIE, p. 38, 1995. SOUZA, Kellcia Rezende. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Disponível em <http://dx.doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p21a44> Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 21-44, jan./abr. 2017. VALENTE, José Armando. Visão analítica da Informática na Educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação. RS: Sociedade Brasileira de Computação, no 1, set. de 1997. ________ & ALMEIDA, Fernando José de. Visão analítica da Informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação. RS: Sociedade Brasileira de Computação, no 1, set. 1997.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias - Informaçãopt_BR
dc.subjectFormação Inicialpt_BR
dc.subjectMatemática - Licenciandospt_BR
dc.titleO uso das tecnologias de informação no curso de licenciatura em matemática do IFPE- campus Pesqueirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1921531355181942pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Erika Carla Alves Canuto da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888197348123859pt_BR
dc.contributor.referee1Morais Júnior, Erivaldo Ferreira de
dc.contributor.referee2Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4526949870166489pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.description.resumoO contexto social em que estamos inseridos está fortemente marcado pela presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o que por sua vez vem ganhando cada dia mais espaço e destaque no que se refere ao conteúdo integração social. Para que a escola acompanhe essas mudanças os docentes precisam de uma formação voltada para esse aspecto, considerando as mudanças de modo geral e estando aptos para atender essas demandas sociais. Neste sentido, temos como principal objetivo analisar o uso das TIC ́s nas aulas do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco- campus Pesqueira (IFPE/Pesqueira). Tomamos como referencial teórico Pablos (2006), Almeida (2000), Sette (1995), entre outros. Participaram da pesquisa 100 licenciandos do curso de Matemática, o instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário com 6 (seis) perguntas objetivas. Diante da visão dos alunos nossos resultados revelam que os docentes do IFPE, estão conscientes quanto à importância do uso das mídias digitais, por isso as mesmas estão presentes em seus planejamentos nas diferentes disciplinas do curso. Reiteramos que, as aulas do curso de matemática do IFPE/Pesqueira, proporciona uma formação de docentes que está aberta à inovação e a utilização das mídias digitais.pt_BR


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