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dc.creatorSilva, Polianne Andreza dos Santos
dc.date.accessioned2021-03-15T15:39:19Z
dc.date.available2021-03-15T15:39:19Z
dc.date.issued2020-12-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/245
dc.description.abstractThis monograph aims to describe the pedagogical approaches that support Chemistry teachers during social isolation. In 2020, most schools in the world had to suspend face-to-face classes. A preventive measure in an attempt to slow the spread of the COVID-19 pandemic, due to the global health crisis caused by the new coronavirus (SARS-CoV-2). Due to the prolongation of the outbreak of COVID-19 and to continue the school year, classes became remote. In view of this, some digital technologies started to integrate the educational routine in a more vehement way, and in a way, they became essential for the realization, above all, of classes and other activities previously done in person, in the case of classroom courses. In this sense, face-toface education, when migrating to the virtual space, took on new perspectives in teaching and learning through remote classes. This research used a qualitative approach and the online questionnaire Google Form, as an instrument of data collection. Answers to questions such as: What is the pedagogical approach that supports the teaching practice of Chemistry in remote activities? What are the methodologies being used by the teacher in online Chemistry classes? What digital technologies does the teacher use in online Chemistry classes? The results showed that most teachers have a progressive approach in their remote activities; that teachers propose activities that stimulate student production, participation and authorship and that they use methodologies from the perspective of Lima (2012) and Silva (2011) such as: research, contextualization, construction of teaching materials, experimentation and playful activity.pt_BR
dc.format.extent50 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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Acesso em: 21 set. 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectAbordagens pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleAbordagem pedagógica no ensino de química em tempos de aulas remotaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6705589296860074pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maristela Maria Andrade da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7596405835005427pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo descrever as abordagens pedagógicas que dão suporte aos professores de Química durante o isolamento social. No ano de 2020, a maioria das escolas no mundo tiveram que suspender as aulas presenciais. Uma medida preventiva na tentativa de diminuir a propagação da pandemia do COVID-19, devido à crise sanitária mundial provocado pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Por conta do prolongamento do surto do COVID-19 e para dar continuidade ao ano letivo, as aulas passaram a ser remotas. Em vista disso, algumas tecnologias digitais passaram a integrar a rotina educacional de modo mais veemente, e de certo modo, tornaram-se essenciais para a efetivação, sobretudo, de aulas e outras atividades antes feitas presencialmente, no caso dos cursos presenciais. Nesse sentido, a educação presencial, ao migrar para o espaço virtual, assumiu novas perspectivas no ensino e aprendizagem através das aulas remotas. Nesta pesquisa utilizou-se uma abordagem qualitativa e o questionário online Google formulário, como instrumento de coleta de dados. Apresenta-se respostas às questões como: Qual a abordagem pedagógica que dá suporte a prática docente de Química nas atividades remotas? Quais são as metodologias que estão sendo utilizadas pelo professor nas aulas online de Química? Quais as tecnologias digitais o professor utiliza nas aulas online de Química? Os resultados apontaram que a maioria dos professores possuem uma abordagem progressista em suas atividades remotas; que os professores propõem atividades que estimulam a produção, participação e autoria dos estudantes e que eles utilizam metodologias sob as perspectivas de Lima (2012) e Silva (2011) tais como: pesquisa, contextualização, construção de materiais didáticos, experimentação e atividade lúdica.pt_BR


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