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dc.creatorSilva, Allisson Matheus Chaves da
dc.date.accessioned2021-03-12T13:45:27Z
dc.date.available2021-03-12T13:45:27Z
dc.date.issued2020-12-23
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/244
dc.description.abstractThe teaching of Chemistry is considered challenging, despite presenting the possibility of using experimentation, dealing with atomic models may seem inconceivable, but the use of contextualization and interdisciplinarity allows a facilitation of the learning teaching process. Thus, the work presented stellar spectroscopy as a proposal for the teaching of atomic models, especially the Bohr Atomic Model. In order to achieve this proposal, the concepts about matter from the philosophical point of view were presented, as well as the idea of an atom exposed by Democritus and Leucipus. The use of history as the foundation of Bohr's Atomic Model, arose with the presentation in chronological order of the previous models and the problems that made them obsolete, since the presentation of Bohr's Atomic Model, was accompanied by the explanation of the spectral lines and how they serve as the basis for obtaining information in the stellar spectra. The methodology used in this research was action research, where a pedagogical action was first applied, verifying its effects and applying a questionnaire, responsible for collecting data that allowed to elaborate conclusions in this research. The questionnaire was divided into two axes, the first axis aimed to perceive the students's understanding of the theme addressed, the second axis, in turn, allowed the student to evaluate the pedagogical practice, allowing to understand the students's conceptions about practices of this nature. The use of methodologies based on contextualization and interdisciplinarity allowed us to conclude that Stellar Spectroscopy can explain Bohr's Atomic Model more effectively, assisting the scientific and critical training of students.pt_BR
dc.format.extent45 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALBRECHT, Evonir; VOELZKE, Marcos Rincon. Ensino de Astronomia no Ensino Médio, uma proposta. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, 4., 2016, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UFG; IFG, 2016. Disponível em: https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2018/04/SNEA2016_TCO14.pdf. Acesso em: 25 set. 2020. ASSOCIAÇÃO DAS ESCOLAS AMERICANAS DA AMÉRICA DO SUL. Manual “OSAC/AASSA” Sistema de avaliação do desempenho do professor: esboço 2010-2011 versão piloto. Disponível em: https://www.aassa.com/uploaded/Educational_Research/OSAC/Evaluation_Systems/handbook_in_portuguese.pdf. Acesso em: 02 out. 2020. ATKINS, Peter; JONES, Loretta (ed.). Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3.ed. Quebec: Bookman, 2006. Tradução Ricardo Bicca de Alencastro. BARRIO, J. B. M. A investigação educativa em astronomia: os planetários como espaço de ensino e aprendizagem. In: LONGHINI, M. D. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelo atômico de Bohrpt_BR
dc.subjectEspectroscopia estelarpt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleInter-relação entre química e física: uma proposta para o ensino do modelo atômico de Bohr através da espectroscopia estelarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9825006059182128pt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Robson Lima Pereira do
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0328312194273300pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICA::ESPECTROSCOPIApt_BR
dc.description.resumoO ensino de Química é tido como desafiador, apesar de apresentar a possibilidade de utilizar a experimentação, tratar dos modelos atômicos pode parecer inconcebível, mas a utilização da contextualização e interdisciplinaridade permite uma facilitação do processo de ensino aprendizagem. Deste modo, o trabalho apresentou a Espectroscopia Estelar como proposta para o ensino dos modelos atômicos, sobretudo, o Modelo Atômico de Bohr. A fim de atingir esta proposta, apresentou-se os conceitos sobre a matéria do ponto de vista filosófico, bem como a ideia de átomo exposta por Demócrito e Leucipo. A utilização da História como alicerce do Modelo Atômico de Bohr, surgiu com a apresentação em ordem cronológica dos modelos anteriores e das problemáticas que os tornaram obsoletos, já a apresentação do Modelo Atômico de Bohr, foi acompanhada da explicação das linhas espectrais e de como, elas, servem de base para se obter informações nos espectros estelares. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a pesquisa-ação, onde primeiramente se aplicou uma ação pedagógica, verificando os seus efeitos e aplicando um questionário, responsável por coletar dados que permitiram elaborar conclusões nesta pesquisa. O questionário foi dividido em dois eixos, o primeiro eixo teve como objetivo perceber a compreensão dos estudantes sobre a temática abordada, o segundo eixo, por sua vez, permitiu o estudante avaliar a prática pedagógica, permitindo perceber quais as concepções dos estudantes a respeito de práticas deste cunho. A utilização de metodologias baseadas em contextualização e interdisciplinaridade, permitiu concluir que a Espectroscopia Estelar pode explicar o Modelo Atômico de Bohr de forma mais eficaz, auxiliando a formação científica e crítica dos estudantes.pt_BR


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