Características do belting como recurso interpretativo de canções da música popular brasileira
Visualizar/ Abrir
Data
2020-10-29Autor
Silva, Alexandre Santos da
http://lattes.cnpq.br/0871258389456301
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O Belting é uma técnica oriunda do teatro musical norte-americano. Todavia, com a versão e produção dos musicais norte-americanos da Broadway para o português, optou- se por fazer adaptações, também, das técnicas empregadas na projeção da voz de teatro musical, considerando a prosódia do idioma. O Belting Contemporâneo é uma técnica moderna, que tem base na fisiologia da voz, estudo que trata sobre o funcionamento dos mecanismos usados na produção vocal. Essa técnica defende que com o conhecimento sobre como se dá a produção da voz, o esforço excessivo é evitado. Além disso, está pautado no estudo de sub-registros, termo cunhado pelo maestro Marconi Araújo, que consiste no trabalho de alongamento e encurtamento das pregas vocais somado aos espaços de ressonância. A presente monografia contempla análises vocais e revisão de literatura, que tem por objetivo identificar o uso de cinco sub-registros do Belting Contemporâneo em canções da Música Popular Brasileira e analisar a interpretação de cantores da atualidade, a saber, Ellen Oléria, Ferrugem, Jorge Vercillo e ajustes vocais realizados por eles. Para as análises presentes nesse estudo, foram usados como referenciais teóricos o livro Belting Contemporâneo, do maestro Marconi Araújo e o livro Musculatura Intrínseca da Laringe, da Dra. Silva Pinho. Sob a ótica dos materiais usados e, ainda, depois de identificar a presença do Belting nas performances analisadas, foi possível verificar que o Belting Contemporâneo está presente na interpretação de cantores da MPB, como opção de recurso interpretativo.