• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Belo Jardim
    • Licenciatura em Música
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Belo Jardim
    • Licenciatura em Música
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Características do belting como recurso interpretativo de canções da música popular brasileira

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Trabalho de Conclusão de Curso (2.947Mb)
    Data
    2020-10-29
    Autor
    Silva, Alexandre Santos da
    http://lattes.cnpq.br/0871258389456301
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O Belting é uma técnica oriunda do teatro musical norte-americano. Todavia, com a versão e produção dos musicais norte-americanos da Broadway para o português, optou- se por fazer adaptações, também, das técnicas empregadas na projeção da voz de teatro musical, considerando a prosódia do idioma. O Belting Contemporâneo é uma técnica moderna, que tem base na fisiologia da voz, estudo que trata sobre o funcionamento dos mecanismos usados na produção vocal. Essa técnica defende que com o conhecimento sobre como se dá a produção da voz, o esforço excessivo é evitado. Além disso, está pautado no estudo de sub-registros, termo cunhado pelo maestro Marconi Araújo, que consiste no trabalho de alongamento e encurtamento das pregas vocais somado aos espaços de ressonância. A presente monografia contempla análises vocais e revisão de literatura, que tem por objetivo identificar o uso de cinco sub-registros do Belting Contemporâneo em canções da Música Popular Brasileira e analisar a interpretação de cantores da atualidade, a saber, Ellen Oléria, Ferrugem, Jorge Vercillo e ajustes vocais realizados por eles. Para as análises presentes nesse estudo, foram usados como referenciais teóricos o livro Belting Contemporâneo, do maestro Marconi Araújo e o livro Musculatura Intrínseca da Laringe, da Dra. Silva Pinho. Sob a ótica dos materiais usados e, ainda, depois de identificar a presença do Belting nas performances analisadas, foi possível verificar que o Belting Contemporâneo está presente na interpretação de cantores da MPB, como opção de recurso interpretativo.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/239
    Collections
    • Licenciatura em Música
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião