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dc.creatorSilva, Alexandre Santos da
dc.date.accessioned2021-03-02T16:24:28Z
dc.date.available2021-03-02T16:24:28Z
dc.date.issued2020-10-29
dc.identifier.citationSILVA, Alexandre Santos da. Características do belting como recurso interpretativo de canções da música popular brasileira. 2020. 44 f. TCC (Graduação de Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Belo Jardim, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/239
dc.description.abstractBelting is a technique originated from the north american musical theater. However, with the american musicals version and production from Broadway to Portuguese, it was opted to do adaptations of the techniques used on the voice projection of musical theater as well, considering the language prosody. The Contemporary Belting is a modern technique based on the voice physiology, study that deals with functioning mechanisms used on the vocal production. This technique defends that with the knowledge about how the voice production happens, the excessive effort is avoided. In addiction, is based on the sub- registers study, term created by Marconi Araújo maestro, that consists of the vocal fold warm-up and cool-down work added to the sounding boards. The present monograph includes vocal analysis and a literature review, which aims to identify the five sub- registers used of the Contemporary Belting on Brazilian Popular Music songs and analyzes nowadays singers interpretation, as Ellen Oléria, Ferrugem and Jorge Vercillo and vocal adjustments performed by them. For the present analysis in this study were used as theoretical references, the book Belting Contemporâneo, by maestro Marconi Araújo and the book Musculatura Intrínseca da Laringe, by Dr. Silva Pinho. Under the bibliographic vision and also after identifying the presence of Belting in the analyzed performances, it was possible to verify that the Contemporary Belting is present in MPB singers, as interpretative resource option.pt_BR
dc.format.extent44 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARAÚJO, Marconi. Belting contemporâneo: aspectos técnico-vocais para teatro musical e música pop. Brasília, DF: Musimed Edições Musicais, 2013. BOAVENTURA, Edivaldo M. Metodologia da pesquisa: monografia, dissertação, tese. São Paulo: Atlas, 2012. COSTA, Luís Henrique Chechinato; DUPRAT, André de Campos. Belting: uma visão otorrinolaringológica. ACTA ORL, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 13-14, 2008. COSTA, Wanderson Moura. Cantar: um desafio complexo e transdisciplinar. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017. COUTEIRO, Sebastiana Benedita Coelho de Moraes. O ensino do canto popular brasileiro: abordagem didática: técnica vocal e performance. 2012. 63 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2012. ELME, Marcelo Matias; FERNANDES, Angelo José. Canto popular e padronização vocal. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 24., 2014, São Paulo. [Caderno de Resumos e Anais]. São Paulo: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2014. Modalidade: Comunicação, p. 1- 8, jul. 2014. Disponível em: https://www.anppom.com.br/congressos/index.php/24anppom/SaoPaulo2014/paper/view/314 5. Acesso em: 20 ago. 2019. FERRUGEM. Pocket show (Mês de Shows). (24m51s) 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=REJ0_etJGYo Acesso em: 30 maio 2019. LARINGE. Disciplina anatomia aplicada à Medicina IV. UFJF, 2015. Disponível em: http://www.ufjf.br/anatomia/files/2014/07/AULA-02.-Laringe.pdf. Acesso em: 8 mar. 2020. LATORRE, Maria Consiglia Raphaela Carrozzo. Escuta diversificada versus escuta hegemônica: uma abordagem crítica para o ensino de canto popular do Brasil. Fortaleza: Edições UFG, 2012. LIMA, Elton de Melo. Consumo e mídia: a MPB dos anos 80. 2018. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em música) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Belo Jardim, 2018. OLÉRIA, Ellen. Zumbi (Jorge Benjor). 2013. (4m58s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HbBy00O5Stk. Acesso em: 30 maio 2019. PACHECO, Cláudia e BAÊ, Tutti;. Canto: equilíbrio entre corpo e som: princípios da fisiologia vocal. São Paulo: irmãos Vitale, 2006. PHILLIPS, Pamelia S. Canto para leigos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2013. PINHO, Sílvia Maria Rebelo; KORN, Gustavo Polacow; PONTES, Paulo. Músculos intrínsecos da laringe e dinâmica vocal. 3. ed. Rio de Janeiro: Thieme Revinter Publicações, 2019. POPRIOCEPÇÃO. In.: DICIO, dicionário online de português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br/propriocepcao/. Acesso em: 08 mar. 2020. REIS, Mário. Biografia. Disponível em: https://www.letras.com.br/biografia/mario-reis. Acesso em: 12 ago. 2019. Acesso em: 8 mar. 2019. SILVA, L. S. A técnica belting usada no teatro musical norte-americano e a pedagogia vocal no Brasil. Dramaturgias, v. 1, n. 2-3, 28 dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/article/view/8748. Acesso em: 8 mar. 2019. SOROLLI, Beto. Não faça voz mista errado. 2020. (19m59s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hR_unCl3g84. Acesso em: 26 set. 2020. SOROLLI, Beto. O que é Belting? Será que você sabe mesmo?. 2020. (18m29s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mzPbnrBQcQY&t=485s. Acesso em: 3 jun. 2020. SOROLLI, Beto. Belting. 2020. (9m59s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0tJ8FF8k6oA. Acesso em: 2 out. 2020. VERCILLO, Jorge. Papel machê. 2014. (5m5s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oHPmA7uhAFU. Acesso em: 2 out. 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica popular - Brasilpt_BR
dc.subjectBelting contemporâneopt_BR
dc.subjectCanto - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectCanto - Interpretaçãopt_BR
dc.subjectVoz (Filosofia)pt_BR
dc.subjectCanto - Métodospt_BR
dc.subjectVoz - Educaçãopt_BR
dc.subjectVoz - Cuidado e higienept_BR
dc.subjectVoz - Técnica - Músicapt_BR
dc.subjectCanto popularpt_BR
dc.subjectFisiologia da vozpt_BR
dc.subjectMPBpt_BR
dc.titleCaracterísticas do belting como recurso interpretativo de canções da música popular brasileirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871258389456301pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Rejane Campelo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1140695852007310pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sousa, Nadja Barbosa de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9361673201593872pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Rejane Campelo
dc.contributor.referee2Sousa, Nadja Barbosa de
dc.contributor.referee3Silva, Lucivanda de Sousa
dc.contributor.referee4Ribeiro, Robson Rodrigues
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1140695852007310pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9361673201593872pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5430938231873198pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5797130447200641pt_BR
dc.publisher.departmentBelo Jardimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTOpt_BR
dc.description.resumoO Belting é uma técnica oriunda do teatro musical norte-americano. Todavia, com a versão e produção dos musicais norte-americanos da Broadway para o português, optou- se por fazer adaptações, também, das técnicas empregadas na projeção da voz de teatro musical, considerando a prosódia do idioma. O Belting Contemporâneo é uma técnica moderna, que tem base na fisiologia da voz, estudo que trata sobre o funcionamento dos mecanismos usados na produção vocal. Essa técnica defende que com o conhecimento sobre como se dá a produção da voz, o esforço excessivo é evitado. Além disso, está pautado no estudo de sub-registros, termo cunhado pelo maestro Marconi Araújo, que consiste no trabalho de alongamento e encurtamento das pregas vocais somado aos espaços de ressonância. A presente monografia contempla análises vocais e revisão de literatura, que tem por objetivo identificar o uso de cinco sub-registros do Belting Contemporâneo em canções da Música Popular Brasileira e analisar a interpretação de cantores da atualidade, a saber, Ellen Oléria, Ferrugem, Jorge Vercillo e ajustes vocais realizados por eles. Para as análises presentes nesse estudo, foram usados como referenciais teóricos o livro Belting Contemporâneo, do maestro Marconi Araújo e o livro Musculatura Intrínseca da Laringe, da Dra. Silva Pinho. Sob a ótica dos materiais usados e, ainda, depois de identificar a presença do Belting nas performances analisadas, foi possível verificar que o Belting Contemporâneo está presente na interpretação de cantores da MPB, como opção de recurso interpretativo.pt_BR


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