• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Belo Jardim
    • Licenciatura em Música
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Belo Jardim
    • Licenciatura em Música
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Um exercício analítico no estudo nº 04 para violão solo de Villa Lobos a partir do método inventividade melódica

    Thumbnail
    View/Open
    Artigo (TCC) (1.941Mb)
    Date
    2020-10-16
    Author
    Falcão, Maria Daniela Muniz
    http://lattes.cnpq.br/8669118238089353
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    O presente artigo propôs aplicar uma análise harmônico-melódica em uma peça pós-tonal representativa do século XX, tomando como exemplo o Estudo no04 para violão solo do compositor Villa Lobos. Na busca por obter respostas sobre a estrutura da peça, utilizamos o método Inventividade Melódica que baseia-se nas relações de tensão e resolução conseguidas através do confronto entre o contorno melódico (voz soprano e linha de baixo). Através dessa leitura se pode sugerir a compreensão dos movimentos cadenciais da primeira exposição do tema no Estudo no04, trecho o qual nos propomos a analisar. A partir dos resultados obtidos acreditamos que este método possa tornar-se um auxiliador tanto no mapeamento da obra (leitura) como também ser usado como modelo de analise para outras peças pós-tonais.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/237
    Collections
    • Licenciatura em Música
    Contact Us | Send Feedback
     

     

    Contact Us | Send Feedback