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dc.creatorFalcão, Maria Daniela Muniz
dc.date.accessioned2021-03-02T00:31:05Z
dc.date.available2021-03-02T00:31:05Z
dc.date.issued2020-10-16
dc.identifier.citationFALCÃO, Maria Daniela Muniz. Um exercício analítico no estudo nº 04 para violão solo de Villa Lobos a partir do método inventividade melódica. 2020. 36 f. TCC (Graduação de Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Belo Jardim, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/237
dc.description.abstractThis article proposed to apply a harmonic-melodic analysis to a representative post-tonal piece of the 20th century, taking as an example Study no4 for solo guitar by the composer Vil- la Lobos. In the search for answers about the structure of the piece, we used the Melodic In- ventiveness method, which is based on the tension and resolution relationships achieved through the confrontation between the melodic contour (soprano voice and bass line). Through this reading it can be suggested the understanding of the cadential movements of the first exposition of the theme in Study no4, an excerpt which we propose to analyze. From the results obtained, we believe that this method can become a helper both in the mapping of the work (reading) as well as being used as an analysis model for other post-tonal pieces.pt_BR
dc.format.extent36 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAMORIM, Humberto. Heitor Villa-Lobos: uma revisão bibliográfica e considerações sobre a produção violonística. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. ARCANJO JUNIOR, Loque. O ritmo da mistura e o compasso da história: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. 2007. Dissertação (Mestrado em História: tradição e modernidade) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. BERTON, Cesar Gabriel. Inventividade melódica: uma outra abordagem das técnicas de análise, composição e improvisação em música popular. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. CARLEVARO, Abel. Guitar master class, vol. 3. Heidelberg: Chatarelle, 1988. CHEDIAK, Almir. Dicionário de acordes cifrados. São Paulo: Irmãos Vitale, 2010. FRAGA, Orlando. Os 12 estudos para violão de Villa-Lobos: como os manuscritos podem interferir na interpretação. In: SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLÃO DA EMBAP, 1., 2007, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: EMBAP, 2007. GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude V. História da música ocidental. Lisboa: Gradiva, 1988. GUÉRIOS, Paulo Renato. Heitor Villa-Lobos e o ambiente artístico parisiense: convertendo- se em um músico brasileiro. Mana, v. 9, n. 1, p. 81-108, 2003. LIMA, Rodrigo da Silva. Da nota ao som: explorando territórios harmônicos. 2009. Dissertação ( mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. MAZZEU, Renato Brasil. Heitor Villa-Lobos: questão nacional e cultura brasileira. 2002. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002. MEIRINHOS, Eduardo. Fontes manuscritas e impressa dos 12 estudos para violão de Heitor Villa-Lobos. 1997. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997. MILLER, Ron. Modal jazz compositions & harmony, vol. I. Germany: Advance Music, 1996. MUSEU VILLA-LOBOS. Villa-Lobos: sua obra. Rio de Janeiro: Museu Villa-Lobos, 2018. SADIE, Stanley (ed.). Dicionário grove de música: edição concisa. Tradução Eduardo Francisco Alves. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. VILLA-LOBOS, Heitor. Doze estudos para violão. Paris: Editions Max Eschig, 2000.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise musicalpt_BR
dc.subjectInventividade melódicapt_BR
dc.subjectVilla Lobospt_BR
dc.subjectVilla-Lobos, Heitor, 1887-1959pt_BR
dc.subjectEstudo nº 04pt_BR
dc.titleUm exercício analítico no estudo nº 04 para violão solo de Villa Lobos a partir do método inventividade melódicapt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8669118238089353pt_BR
dc.contributor.advisor1Berton, Cesar Gabriel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2378440038351002pt_BR
dc.contributor.referee1Sanchez, Leonardo Pellegrim
dc.contributor.referee2Lima, Rodolfo Rangel de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7452444776338871pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0193259635059665pt_BR
dc.publisher.departmentBelo Jardimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICALpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo propôs aplicar uma análise harmônico-melódica em uma peça pós-tonal representativa do século XX, tomando como exemplo o Estudo no04 para violão solo do compositor Villa Lobos. Na busca por obter respostas sobre a estrutura da peça, utilizamos o método Inventividade Melódica que baseia-se nas relações de tensão e resolução conseguidas através do confronto entre o contorno melódico (voz soprano e linha de baixo). Através dessa leitura se pode sugerir a compreensão dos movimentos cadenciais da primeira exposição do tema no Estudo no04, trecho o qual nos propomos a analisar. A partir dos resultados obtidos acreditamos que este método possa tornar-se um auxiliador tanto no mapeamento da obra (leitura) como também ser usado como modelo de analise para outras peças pós-tonais.pt_BR


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