Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Hugo Elbeer Xavier da
dc.date.accessioned2025-08-20T20:27:49Z
dc.date.available2025-08-20T20:27:49Z
dc.date.issued2025-08-13
dc.identifier.citationSILVA, Hugo Elbeer Xavier da; GALINDO, Joaci; SILVA, Cleverton Anderson Duarte. REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DA ASTRONOMIA: Análise da eficácia dos aplicativos interativos para o Ensino Médio. 2025. 22 f. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Pernambuco, Campus Pesqueira, Pesqueira, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1850
dc.description.abstractThe analysis aims to verify the validity and effectiveness of the use of augmented reality (AR) applications in teaching astronomy in high school, considering their impact on the teaching-learning process. Through a literature review, we sought to identify evidence on how the use of AR applications contributes to improving conceptual understanding, visualization of abstract studies, student motivation, and performance. The studies analyzed demonstrate that the integration of AR applications into the school context favors the visualization of abstract content, such as the movements of celestial bodies and the structure of the solar system, observation and location of planets and stars, promoting more interactive and meaningful learning. In addition, it has been observed that the use of these technological resources arouses greater interest among students and increases their absorption and participation in activities. It can therefore be concluded that this is a valid and effective teaching resource in the teaching of astronomy, contributing positively to learning in high school.pt_BR
dc.format.extent22 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALBERGARIA, A. C. Galileu e a ruptura com a cosmologia aristotélica. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 2, n. 1, p. 21–34, 2009. ALVES-BRITO, A.; CORTESI, C. F. Ensino de astronomia: da gravitação universal à cosmologia moderna. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, e20200126, 2020. AMORES-VALENCIA, E. et al. Motivational impact of augmented reality in science classrooms: Evidence from secondary education. International Journal of STEM Education, v. 10, p. 1–15, 2023. ASSIS, A. C. Percepções e concepções de estudantes do ensino médio sobre Astronomia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, p. 203– 227, 2018. AZUMA, R. T. A Survey of Augmented Reality. Presence: Teleoperators and Virtual Environments, v. 6, n. 4, p. 355–385, 1997. BARROS-PEREIRA, M. Astronomia no mundo islâmico. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 2, p. 2403, 2011. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. BRILIAN, F. et al. Augmented reality in physics education: A review. Journal of Physics: Conference Series, v. 1655, 012072, 2020. COSTA, R. A.; ALMEIDA, F. S. Aplicativos de RA como ferramenta de apoio ao ensino de astronomia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 39, n. 3, p. 1083–1102, 2022. CORTESI, C. Astronomia e Filosofia: contribuições epistemológicas para o ensino. Filosofia e Educação, v. 10, n. 3, p. 109–126, 2018. DANTAS, L.; ANDRADE, R. A realidade aumentada no ensino de astronomia: uma proposta didática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 19, n. 2, p. 356–373, 2024. FARIA, M.; MIRANDA, E. Aplicativos educativos no ensino médio: análise dos efeitos da RA na aprendizagem em ciências. Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais, v. 10, n. 1, p. 123–140, 2023. FARIA, M. R.; VOELZKE, M. R. Levantamento sobre o ensino de Astronomia no Ensino Médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 5, p. 35–47, 2008. FERRARI, L. R. et al. Realidad aumentada en las aulas de Astronomía: una experiencia con estudiantes de secundaria. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 21, n. 2, p. 1202–1220, 2024. FIGUEREDO, M. P. et al. Revisão sistemática sobre o uso de realidade aumentada no ensino de Ciências. Revista Tecnologias na Educação, v. 14, n. 1, p. 1–18, 2024. GARZÓN, J. An overview of twenty-five years of augmented reality in education. Education and Information Technologies, v. 26, p. 3873–3895, 2021. GORGES NETO, C.; ARTHURY, M. P. O ensino da astronomia nas escolas brasileiras: entre o currículo e a prática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 2, p. 1–15, 2021. GRANT, E. A History of Natural Philosophy: From the Ancient World to the Nineteenth Century. Cambridge University Press, 1996. HAWKING, S. Uma Breve História do Tempo. São Paulo: Rocco, 1988. HEILBRON, J. L. The Sun in the Church: Cathedrals as Solar Observatories. Harvard University Press, 1999. ISMERIM, L. Aplicativos para observar o céu: Star Chart e sua utilidade no ensino de astronomia. Revista Ciência e Ensino, v. 3, p. 44–52, 2024. KUHN, T. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 2013. LANGHI, R.; NARDI, R. O ensino de astronomia no Brasil: obstáculos e perspectivas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 21, n. 2, p. 182–201, 2004. LIMA, G. et al. Realidade Aumentada e Ensino de Ciências: um estudo de caso. Revista Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 14, n. 2, p. 65–80, 2019. LLOYD, G. E. R. The Revolutions of Wisdom: Studies in the Claims and Practice of Ancient Greek Science. University of California Press, 2006. LOPES, F. et al. Tecnologias imersivas no ensino de Ciências: o papel da RA na aprendizagem significativa. Revista Ciência em Foco, v. 7, n. 1, p. 33–46, 2019. MOURA, A. P. S. et al. A astronomia nos currículos escolares: avanços e desafios. Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 3, p. 791–806, 2018. MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2015. ÖNAL, M.; ÖNAL, N. Effects of Augmented Reality on Astronomy Education: A Case Study in Secondary School. International Journal of Science Education, v. 43, n. 8, p. 1205–1223, 2021. PEDERSEN, O. A Survey of the Almagest. New York: Springer, 2011. PINTO, F. A. et al. O ensino de Astronomia: percepção e desafios na formação docente. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 1, p. 88–100, 2018. PORTO, T. Educação científica e combate à desinformação: o caso do terraplanismo. Revista Ensaio, v. 29, n. 113, p. 945–967, 2021. SAGAN, C. Cosmos. São Paulo: Companhia das Letras, 1980. SILVA, F. A. et al. Realidade aumentada no ensino de astronomia: possibilidades didáticas. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 29, n. 1, p. 148–164, 2021. SILVA, C. A. da. Astronomia e cultura: um olhar histórico e epistemológico sobre o conhecimento astronômico. São Paulo: Cortez, 2012. SOUZA, R. R. et al. Realidade aumentada no ensino de Ciências: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, p. 146– 161, 2018. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectEnsino de Astronomiapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectAplicativos educacionaispt_BR
dc.titleRealidade aumentada no ensino da astronomiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3825340115826877pt_BR
dc.contributor.advisor1Galindo, Joaci
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6687386688155030pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Cleverton Anderson Duarte
dc.contributor.advisor-co1Latteshttps://lattes.cnpq.br/2660679337010183pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Pereira de
dc.contributor.referee2Cavalcanti, Francisco de Assis Ribeiro
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9478243226361276pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3875831706063740pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.description.resumoA análise tem como objetivo verificar a validade e a eficácia do uso de aplicativos de Realidade aumentada1 (RA) no ensino de Astronomia no Ensino Médio, considerando seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. Por meio de uma revisão de literatura, buscou-se identificar evidências sobre como o uso de aplicativos de RA na contribuição para a melhoria da compreensão conceitual, da visualização de estudos abstratos, da motivação dos alunos e do desempenho. Os estudos analisados demonstram que a integração de aplicativos de RA ao contexto escolar favorecendo a visualização de conteúdos abstratos, como por exemplo, os movimentos dos corpos celestes e a estrutura do sistema solar, observação e localização dos planetas e estrelas, promovendo um aprendizado mais interativo e significativo. Além disso, observa-se que o uso desses recursos tecnológicos desperta maior interesse dos estudantes e amplia sua absorção e participação nas atividades. Conclui-se, portanto, que esse é um recurso didático válido e eficaz no ensino da Astronomia, contribuindo positivamente para a aprendizagem no Ensino Médio.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples