dc.relation | ALBERGARIA, A. C. Galileu e a ruptura com a cosmologia aristotélica. Revista
Brasileira de História da Ciência, v. 2, n. 1, p. 21–34, 2009.
ALVES-BRITO, A.; CORTESI, C. F. Ensino de astronomia: da gravitação universal à
cosmologia moderna. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, e20200126, 2020.
AMORES-VALENCIA, E. et al. Motivational impact of augmented reality in science
classrooms: Evidence from secondary education. International Journal of STEM
Education, v. 10, p. 1–15, 2023.
ASSIS, A. C. Percepções e concepções de estudantes do ensino médio sobre
Astronomia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, p. 203–
227, 2018.
AZUMA, R. T. A Survey of Augmented Reality. Presence: Teleoperators and Virtual
Environments, v. 6, n. 4, p. 355–385, 1997.
BARROS-PEREIRA, M. Astronomia no mundo islâmico. Revista Brasileira de Ensino
de Física, v. 33, n. 2, p. 2403, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC,
2018.
BRILIAN, F. et al. Augmented reality in physics education: A review. Journal of
Physics: Conference Series, v. 1655, 012072, 2020.
COSTA, R. A.; ALMEIDA, F. S. Aplicativos de RA como ferramenta de apoio ao ensino
de astronomia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 39, n. 3, p. 1083–1102,
2022.
CORTESI, C. Astronomia e Filosofia: contribuições epistemológicas para o ensino.
Filosofia e Educação, v. 10, n. 3, p. 109–126, 2018.
DANTAS, L.; ANDRADE, R. A realidade aumentada no ensino de astronomia: uma
proposta didática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 19, n. 2, p.
356–373, 2024.
FARIA, M.; MIRANDA, E. Aplicativos educativos no ensino médio: análise dos efeitos
da RA na aprendizagem em ciências. Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais,
v. 10, n. 1, p. 123–140, 2023.
FARIA, M. R.; VOELZKE, M. R. Levantamento sobre o ensino de Astronomia no
Ensino Médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 5, p. 35–47,
2008.
FERRARI, L. R. et al. Realidad aumentada en las aulas de Astronomía: una
experiencia con estudiantes de secundaria. Revista Eureka sobre Enseñanza y
Divulgación de las Ciencias, v. 21, n. 2, p. 1202–1220, 2024. FIGUEREDO, M. P. et al. Revisão sistemática sobre o uso de realidade aumentada
no ensino de Ciências. Revista Tecnologias na Educação, v. 14, n. 1, p. 1–18, 2024.
GARZÓN, J. An overview of twenty-five years of augmented reality in education.
Education and Information Technologies, v. 26, p. 3873–3895, 2021.
GORGES NETO, C.; ARTHURY, M. P. O ensino da astronomia nas escolas
brasileiras: entre o currículo e a prática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e
Matemática, v. 3, n. 2, p. 1–15, 2021.
GRANT, E. A History of Natural Philosophy: From the Ancient World to the Nineteenth
Century. Cambridge University Press, 1996.
HAWKING, S. Uma Breve História do Tempo. São Paulo: Rocco, 1988.
HEILBRON, J. L. The Sun in the Church: Cathedrals as Solar Observatories. Harvard
University Press, 1999.
ISMERIM, L. Aplicativos para observar o céu: Star Chart e sua utilidade no ensino de
astronomia. Revista Ciência e Ensino, v. 3, p. 44–52, 2024.
KUHN, T. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 2013.
LANGHI, R.; NARDI, R. O ensino de astronomia no Brasil: obstáculos e perspectivas.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 21, n. 2, p. 182–201, 2004.
LIMA, G. et al. Realidade Aumentada e Ensino de Ciências: um estudo de caso.
Revista Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 14, n. 2, p. 65–80,
2019.
LLOYD, G. E. R. The Revolutions of Wisdom: Studies in the Claims and Practice of
Ancient Greek Science. University of California Press, 2006.
LOPES, F. et al. Tecnologias imersivas no ensino de Ciências: o papel da RA na
aprendizagem significativa. Revista Ciência em Foco, v. 7, n. 1, p. 33–46, 2019.
MOURA, A. P. S. et al. A astronomia nos currículos escolares: avanços e desafios.
Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 3, p. 791–806, 2018.
MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2015.
ÖNAL, M.; ÖNAL, N. Effects of Augmented Reality on Astronomy Education: A Case
Study in Secondary School. International Journal of Science Education, v. 43, n. 8, p.
1205–1223, 2021.
PEDERSEN, O. A Survey of the Almagest. New York: Springer, 2011.
PINTO, F. A. et al. O ensino de Astronomia: percepção e desafios na formação
docente. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 1, p. 88–100,
2018. PORTO, T. Educação científica e combate à desinformação: o caso do terraplanismo.
Revista Ensaio, v. 29, n. 113, p. 945–967, 2021.
SAGAN, C. Cosmos. São Paulo: Companhia das Letras, 1980.
SILVA, F. A. et al. Realidade aumentada no ensino de astronomia: possibilidades
didáticas. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 29, n. 1, p. 148–164, 2021.
SILVA, C. A. da. Astronomia e cultura: um olhar histórico e epistemológico sobre o
conhecimento astronômico. São Paulo: Cortez, 2012.
SOUZA, R. R. et al. Realidade aumentada no ensino de Ciências: um estudo
exploratório. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, p. 146–
161, 2018.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007. | pt_BR |