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dc.creatorOliveira, Maria Luana Barbosa de
dc.date.accessioned2025-08-20T20:05:54Z
dc.date.available2025-08-20T20:05:54Z
dc.date.issued2025-08-12
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Luana Barbosa de; BARROS, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo. CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE FÍSICA PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: UMA ANÁLISE DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO. 2025. 22 f. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Pernambuco, campus Pesqueira, Pesqueira, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1849
dc.description.abstractThe National Environmental Education Policy (Federal Law No. 9,795/1999) establishes that Environmental Education must be present at all levels and modalities of education and must be addressed in a contextualized and interdisciplinary manner across all curricular components, however, despite this requirement, this discussion is rarely addressed in Physics curricula. Therefore, the objective of our study was to investigate the pedagogical practices of high school Physics teachers regarding their approach to Environmental Education-related content. The research site was a public high school in Pesqueira, Pernambuco, with the participation of three Physics teachers. This is an exploratory and descriptive study with a qualitative approach. The data collection instruments used were a questionnaire and classroom observation. The results indicated a clear contradiction between theory and practice, two of the teachers, despite recognizing the importance of working with Environmental Education concepts, still described them superficially, as they are little explored in Physics teaching, this highlights the need for investment in initial and continuing teacher training so that teachers can address the structured curriculum through themes focused on STSE. The data clearly revealed that more comprehensive training allowed Teacher B to develop a differentiated practice through an approach that seeks to connect Physics with environmental reality.pt_BR
dc.format.extent22 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.titleContribuições do ensino de física para a preservação do meio ambiente: uma análise didática para o ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5829091930844804pt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, José Edivam Braz de
dc.contributor.referee2Galindo, Joaci
dc.contributor.referee3Oliveira, Monique Maria Batista de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4141666207667732pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2054159402597351pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4391604393524760pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.description.resumoA Política Nacional de Educação Ambiental (Lei Federal n.o 9795/1999) estabelece que a Educação Ambiental deve estar presente em todos os níveis e modalidades de ensino, devendo ser abordada de forma contextualizada e interdisciplinar por todos os componentes curriculares, no entanto, apesar da obrigatoriedade, observa-se certa ausência dessa discussão nos currículos de Física. Em vista disso, o objetivo do nosso trabalho foi investigar a prática pedagógica de professores de Física do Ensino Médio, em relação à abordagem de conteúdos relacionados à Educação Ambiental. O campo da pesquisa foi uma escola pública de Ensino Médio em Pesqueira - PE, com a participação de três professores de Física. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizamos questionário e observação de aula. Os resultados indicaram que há uma evidente contradição entre a teoria e a prática, visto que no questionário, dois dos professores, apesar de reconhecerem a importância de trabalhar conceitos de Educação Ambiental, ainda os retratam de maneira superficial, sendo pouco explorados no ensino de Física, o que sinaliza para a necessidade de investimentos na formação inicial e continuada de professores, para que estes possam lidar com o tipo de abordagem curricular estruturada por meio de temas com enfoque CTSA. Os dados revelaram claramente que a formação mais completa possibilitou ao professor B desenvolver uma prática diferenciada através de uma abordagem que procura conectar a Física com a realidade ambiental.pt_BR


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