Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Greyson Adriano Cordeiro da
dc.date.accessioned2025-08-20T16:24:00Z
dc.date.available2025-08-20T16:24:00Z
dc.date.issued2025-08-11
dc.identifier.citationSILVA, Greyson Adriano Cordeiro da; SOUTO, Thiago Vinicius Sousa. UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LANÇAMENTO OBLÍQUO NO ENSINO MÉDIO. 2025. 36 f. TCC (Licenciatura em física) - Instituto Federal de Pernambuco, Campus Pesqueira, Pesqueira, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1847
dc.description.abstractThis article presents a proposal for a Teaching and Learning Sequence (TLS) aimed at teaching the concepts of projectile motion in high school, developed in response to the recurring difficulties students face in understanding abstract content in Physics. The proposal combines multiple pedagogical strategies, integrating theoretical lessons, computer simulations, laboratory experiments, and hands-on activities involving the construction and launch of rockets made from recycled materials. The theoretical foundation is based on David Ausubel’s (2003) Theory of Meaningful Learning, which emphasizes the relationship between students’ prior knowledge and the new content to be learned. The intervention was designed according to elements of Design-Based Research (DBR), as discussed by Kneubil and Pietrocola (2017), and was implemented with undergraduate Physics students participating in the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) at a public institution located in the countryside of Pernambuco, Brazil. Divided into two groups, participants engaged in a didactic sequence that incorporated elements of gamification through the Quizizz platform, the use of computer-based simulators, experiments with a projectile launcher in a structured laboratory, and the construction and launch of rockets using alternative materials. The results revealed increased student engagement, improved understanding of the concepts addressed, and a more concrete connection between theory and practice. The experience reinforces the potential of diverse pedagogical approaches in presenting content and assessing learning, contributing to a more contextualized, engaging, and meaningful Physics education for high school students.pt_BR
dc.format.extent36 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationABIPET – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DO PET. O que é PET. São Paulo: ABIPET, 2023. Disponível em: https://abipet.org.br/o-que-e-pet/. Acesso em: 3 ago. 2025. AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003. Disponível em: https://www.uel.br/pos/ecb/pages/arquivos/Ausubel_2000_Aquisicao%20e%20retencao%20 de%20conhecimentos.pdf. Acesso em: 23 jul. 2025. BASTOS, Alexandre Gatelli. Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa. 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/210582. Acesso em: 2 jun. 2025. BORGES, Oto. Formação inicial de professores de Física: formar mais! Formar melhor!. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 28, p. 135-142, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/cLsQgYnRVq5cwcTkvqGT6Mv/?format=html&lang=pt. Acesso em: 21 maio 2025. BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 3 ago. 2025. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 3 ago. 2025. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB no 2, de 30 de janeiro de 2012. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 31 jan. 2012. Disponível em: https://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucao-cne-ceb-2-2012.htm. Acesso em: 3 ago. 2025. BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Brasília, DF: CAPES, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pi bid. Acesso em: 3 ago. 2025. CIDEPE – CENTRO INDUSTRIAL DE EQUIPAMENTOS DE ENSINO E PESQUISA. Lançador de projéteis – energia cinética ajustável (EQ145B). [s.d.]. Disponível em: <https://www.cidepe.com.br/index.php/br/produtos-interna/lancador-de-projeteis-energia-cine tica-ajustavel/EQ145B>. Acesso em: 8 jul. 2025. DA SILVA, Eliesio Alves; MEIRA FILHO, Damião Pedro. O movimento balístico: da experimentação à olimpíada-uma proposta de sequência didática a partir de um relato de experiência no ensino de física. 2020. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/220207606.pdf. Acesso em: 2 jun. 2025. DA SILVA, Nieldy Miguel; CAVALCANTI, José Dilson Beserra. O currículo formador do professor de física: uma análise das instituições públicas de ensino superior do estado de Pernambuco. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 41, n. 3, p. 715-744, 2024. Disponível em:<https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9904040>Acesso em: 17 Ago. 2025. DOS SANTOS, Antonio Marques et al. Proposta didática mediada pelo software Modellus: um estudo do lançamento oblíquo sob a influência do ar. Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 21, n. 12, p. e11107-e11107, 2024. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/11107. Acesso em: 2 jun. 2025. FAGUNDES, J. A.; FERREIRA, R. L.; LIMA, L. D. Utilização de simulações computacionais no ensino de Física: contribuições para a aprendizagem significativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, p. 213-230, 2019. GARCIA, Norma Helena. Pesquisa participante: um enfoque para a investigação educacional. São Paulo: Cortez, 1995. GARCIA, Nilson Marcos Dias; HIGA, Ivanilda. Formação de professores de Física: problematizando ações governamentais. Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 40, p. 166-183, 2012. Disponivel em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/eduteo/v22n40/v22n40a11.pdf> Acesso em: 16 Agosto de 2025 GOBARA, Shirley Takeco; GARCIA, João Roberto Barbosa. As licenciaturas em física das universidades brasileiras: um diagnóstico da formação inicial de professores de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 29, p. 519-525, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/mL4ddmrRntjp5sZPdSyZgCw/?format=html. Acesso em: 21 maio 2025. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física – Volume 1: Mecânica. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. INEP. Caderno de Questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Brasília, DF: INEP, [2021]. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/enem/provas_e_gabaritos/2021_PV_impresso_D2_CD7.pdf> . Acesso em: 04 de Agosto de 2025. KNEUBIL, Fabiana Botelho; PIETROCOLA, Maurício. A pesquisa baseada em design: visão geral e contribuições para o ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 1-26, 2017. Disponível em: <https://encurtador.com.br/VlWFC>. Acesso em: 25 maio 2025. MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues; SILVA, Francisca de Paula Santos da; BOAVENTURA, Edivaldo Machado. Design-based research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 23-36, 2014. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/faeeba/v23n42/0104-7043-faeeba-23-42-00023.pdf. Acesso em: 2 jun. 2025. MÉHEUT, Martine; PSILLOS, Dimitris. Teaching–learning sequences: aims and tools for science education research. International Journal of Science Education, v. 26, n. 5, p. 515-535, 2004. Disponível em: https://encurtador.com.br/Cae9H. Acesso em: 3 ago. 2025. MENEGOTTO, José Carlos; ROCHA FILHO, João Bernardes da. Atitudes de estudantes do Ensino Médio em relação à disciplina de Física. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 7, n. 2, p. 298-312, 2008. Disponível em: <https://encurtador.com.br/n99SK>. Acesso em: 2 maio 2025. MENON, Márcio J. Sobre as origens das definições dos produtos escalar e vetorial. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, p. 2305.1-2305.11, 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbef/a/XVRqzXNzJHmwDKsQbPqHMFw/?lang=pt>. Acesso em: 19 Agosto 2025. MIRANDA, Eder; CARVALHO, Hercilia Pereira; ZANATTA, Shalimar Calegari. Objetos Educacionais para o ensino de Física: o uso de simulador para o ensino de lançamento oblíquo e horizontal. Ensino e Tecnologia em Revista, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 600-610, 2023. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/etr/article/view/16774. Acesso em: 2 jun. 2025. MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Ponta Grossa: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: https://maiscursoslivres.com.br/cursos/d0a627550506c7ef944ba7a706ac3b19.pdf. Acesso em: 3 ago. 2025. MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: da teoria à sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2011. Disponível em: <https://feapsico2012.wordpress.com/wp-content/uploads/2016/11/moreira-masini-aprendiza gem-significativa-a-teoria-de-david-ausubel.pdf> Acesso em: 23 jul. 2025. MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES (MOBFOG). Disponível em: https://mobfog.com.br/. Acesso em: 3 ago. 2025. NASCIMENTO, Matheus Monteiro. O professor de Física na escola pública estadual brasileira: desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, p. e20200187, 2020. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/rbef/a/Hx9zmTcH9SNXPNWwPrHfCBp/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 17 Ago. 2025. OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA). Disponível em: https://www.oba.org.br/. Acesso em: 3 ago. 2025. OLIVEIRA, Fernando Sousa de. Lançamentos de foguetes como uma ferramenta pedagógica para o ensino de física. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2019. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFMT_cc837d163990ebda1e4828430cef6e57. Acesso em: 24 maio 2025. PHET INTERACTIVE SIMULATIONS. PhET: Simulações em física, química, biologia, ciências da terra e matemática online e grátis. Boulder: University of Colorado Boulder, 2025. Disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/. Acesso em: 7 jul. 2025. QUEIROZ, Christina. Crise nos programas de licenciatura. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo, edição 332, out. 2023. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/crise-nos-programas-de-licenciatura/. Acesso em: 3 ago. 2025. RICARDO, Elio Carlos. Problematização e contextualização no ensino de física. Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, p. 29-48, 2010. Disponível em:<https://pt.scribd.com/document/246351142/TEXTO-1-Problematizacao-e-Contextualizac ao-No-Ensino-de-Fisica>. Acesso em: 21 jul 2025. RICARDO, Elio C.; FREIRE, Janaína CA. A concepção dos alunos sobre a física do Ensino Médio: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, p. 251-266, 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbef/a/pQXFH3DqqbvMf6JW6rxXjJs/?format=html&lang=pt>. Acesso em: 21 jul. 2025. SCHULZ, Peter A. Números da Física no Brasil 2020. São Paulo: SBF, 2021. Disponível em: <https://www.sbfisica.org.br/arquivos/Numeros-da-Fisica-Brasil-2020.pdf> Acesso em: 17 Ago. 2025. SILVEIRA, Laelson Santos da; SANTOS, Raul Teruel dos. Formação de professores e o uso das tecnologias digitais na sala de aula. Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–22, 2023. Disponível em: <https://cip.brapci.inf.br//download/319479> Acesso em: 8 jul. 2025. UNIVERSITY OF COLORADO BOULDER - UCB. Projectile Motion. PhET Interactive Simulations, 2024. Disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/projectile-motion. Acesso em: 8 jul. 2025. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUÁRIA. Quizizz. [São Paulo]: FEA-USP, [20--?]. Disponível em: https://www.fea.usp.br/sites/default/files/arquivos/anexos/quizizz.pdf. Acesso em: 7 jul. 2025. VALENTE, J. A. O uso de tecnologias na formação de professores: o contexto da prática pedagógica. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/1415. Acesso em: 23 jul. 2025. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011. WILEY, David A. Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. In: WILEY, D. A. (ed.). The instructional use of learning objects. Utah: Agency for Instructional Technology, 2000. p. 1-35. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/ribeiraodasneves/noticias/vem-ai-o-iii-ifmg-debate/zabala-a-pratica-e ducativa.pdf. Acesso em: 23 jul. 2025. ZUZA, Kristina; ALMUDÍ, José Manuel; LENIZ, Ane; GUISASOLA, Jenaro. Teaching Faraday’s law: A learning sequence based on a research-based strategy to teach electricity. Research in Science & Technological Education, [S.l.], v. 32, n. 2, p. 149–162, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/369428650_Research-Based_Teaching-Learning_S equences_in_Physics_Education_A_Rising_Line_of_Research. Acesso em: 3 ago. 2025.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectLançamento Oblíquopt_BR
dc.subjectSequência de Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectLançamento de foguetespt_BR
dc.titleUma proposta para o ensino de lançamento oblíquo no ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491708141334633pt_BR
dc.contributor.advisor1Souto, Thiago Vinicius Sousa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491708141334633pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.referee2Leite, Ibson José Maciel
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2306273479417265pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2306273479417265pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma proposta de Sequência de Ensino e Aprendizagem (SEA) voltada ao ensino dos conceitos de lançamento oblíquo no Ensino Médio, desenvolvida a partir das dificuldades frequentemente observadas entre os estudantes na compreensão de conteúdos abstratos em Física. A proposta articula múltiplas estratégias pedagógicas, integrando aulas teóricas, simulações computacionais, experimentação em laboratório e atividades práticas com a construção e o lançamento de foguetes confeccionados com material reciclado. Contudo, nosso objetivo foi criar uma Sequência de Ensino e Aprendizagem (SEA), para relacionar o conteúdo abstrato com a prática, ajudando a favorecer o ensino do conceito de lançamento oblíquo. A fundamentação teórica apoia-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (2003), que valoriza a relação entre os conhecimentos prévios dos alunos e os novos conteúdos a serem aprendidos. A intervenção foi concebida segundo elementos da Pesquisa Baseada em Design (PBD), conforme discutidos por Kneubil e Pietrocola (2017), e aplicada junto a licenciandos em Física vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de uma instituição pública localizada no agreste pernambucano. Os resultados evidenciaram maior engajamento dos estudantes, avanços na compreensão dos conceitos abordados e uma aproximação mais concreta entre teoria e prática. A experiência reforça o potencial das abordagens pedagógicas diversificadas na apresentação de conteúdos e na avaliação da aprendizagem, contribuindo para tornar o ensino de Física mais contextualizado, atrativo e significativo para os alunos do Ensino Médio.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples