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dc.creatorFeitosa, Carla Sabrina Oliveira
dc.date.accessioned2025-08-18T19:09:50Z
dc.date.available2025-08-18T19:09:50Z
dc.date.issued2025-08-01
dc.identifier.citationFEITOSA, Carla Sabrina Oliveira; LIMA, Andreza Maria de. ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo da produção do conhecimento no Brasil de 2015 a 2024. 2025. 24 f. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Pernambuco campus Pesqueira, Pesqueira, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1839
dc.description.abstractIn this study, we analyzed the production of knowledge about Physics teaching in Elementary School in Brazil from 2015 to 2024. The theoretical framework was formed by authors who discuss Physics teaching in the perspective of Scientific Literacy, such as Sasseron (2015) and Sasseron and Carvalho (2008). This is a qualitative and exploratory research, a "State of Knowledge Study”. We consulted websites of scientific works that use Physics teaching, as well as the dissertation database of the National Professional Master's Program in Physics Teaching (MNPEF). For this analysis, we used the Thematic Categorical Content Analysis Technique, according to Bardin (1977). During preparation, we located eight works, four dissertations from the MNPEF and four scientific articles published in the electronic pages. Despite the lack of publications identified, the localized research reveal, in general way, efforts to break with the traditional teaching logic, prioritizing practices that value the active construction of knowledge by students. Some of the studies also highlight an explicit concern for critical and transformative construction in Physics teaching in Elementary School. Therefore, we emphasize the need to expand research that use and discuss this subject.pt_BR
dc.format.extent24 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectProdução do conhecimentopt_BR
dc.titleEnsino de física no ensino fundamental: um estudo da produção do conhecimento no Brasil de 2015 a 2024pt_BR
dc.typeAnimationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9691194224526206pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Andreza Maria de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4210991882759595pt_BR
dc.contributor.referee1Souto, Thiago Vinícius Sousa
dc.contributor.referee2Rodrigues, Kleber Fernando
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491708141334633pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5404409205728691pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, analisamos a produção de conhecimento sobre o ensino de Física no Ensino Fundamental no Brasil no período de 2015 a 2024. O referencial teórico é constituído por autores que discutem sobre o ensino de Física na perspectiva da Alfabetização Cientifica, como Sasseron (2015) e Sasseron e Carvalho (2008). Trata- se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, do tipo “Estado do Conhecimento”. Para isso, foram consultados sítios eletrônicos de periódicos científicos que abordam o ensino de Física, bem como o banco das dissertações do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial temática, conforme Bardin (1977). No decorrer da elaboração, localizamos oito trabalhos, sendo quatro dissertações do MNPEF e quatro artigos científicos publicados nos periódicos. Apesar da escassez de publicações identificadas, as pesquisas localizadas revelam, de modo geral, esforços para romper com a lógica tradicional de ensino, priorizando práticas que valorizam a construção ativa do conhecimento pelos estudantes. Algumas das produções evidenciam, ainda, uma preocupação explícita com uma formação crítica e transformadora no ensino de Física no Ensino Fundamental. Ressaltamos, portanto, a necessidade de ampliação das pesquisas que abordem essa temática.pt_BR


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