Recursos Educacionais para o ensino de frações no Profmat: um panorama da produção acadêmica

Data
2025-08-07Autor
Paes, Gleyciane de Souza
https://lattes.cnpq.br/1385954539881485
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Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo principal apresentar
um panorama dos recursos educacionais voltados para o ensino de frações. O foco da
análise são os materiais propostos e utilizados nas dissertações do Mestrado
Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). A relevância deste
estudo é amplificada pela recente reformulação do Regimento Nacional do programa,
publicada em 31 de agosto de 2024, que, em seu Artigo 13, passou a exigir também o
desenvolvimento de um recurso educacional, além da dissertação, para a obtenção do
título de Mestre. Configurando-se como um estado da arte, esta pesquisa documental
visa identificar, caracterizar e descrever a produção acadêmica sobre o tema. A coleta
de dados foi realizada nos repositórios do PROFMAT, especificamente na aba
"Dissertações". A busca inicial pelo termo "frações" resultou em 112 trabalhos de
conclusão de curso. Contudo, para a seleção dos trabalhos pertinentes, e seguindo o
recorte temporal a partir da data do novo regimento, foi observada a presença da
legenda "REC" (Recurso Educacional), identificando apenas uma (1) dissertação que
se enquadrava nesse critério. O trabalho selecionado foi, então, minuciosamente
analisado com o auxílio de uma ficha de categorização, o que permitiu coletar dados
detalhados sobre o tipo, o objetivo, o contexto de aplicação e as características
específicas do recurso educacional identificado. Os resultados revelam a dissertação
de Isabella Cruz, que sinaliza uma tendência inicial na adoção de jogos pedagógicos
como resposta à nova exigência. Essa escolha pode indicar uma preferência dos
mestrandos por estratégias lúdicas e práticas, que favorecem a aplicabilidade dos
conteúdos matemáticos na realidade escolar. Mais do que um simples registro, esse
achado representa um marco inicial na compreensão de como o novo regimento pode
transformar a produção acadêmica do PROFMAT. Ao evidenciar que, até o momento,
há um número extremamente reduzido de trabalhos com o selo “REC”, a pesquisa
aponta para um campo fértil de investigação, no qual ainda há muito a ser explorado,
testado e consolidado. Os dados obtidos reforçam a necessidade de acompanhar de
perto a evolução dessa produção, a fim de compreender não apenas quais recursos
serão criados, mas também como eles poderão impactar efetivamente o ensino de
Matemática no país.
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