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dc.creatorSales, Adriel Martiniano
dc.date.accessioned2025-08-15T13:09:30Z
dc.date.available2025-08-15T13:09:30Z
dc.date.issued2025-04-24
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1832
dc.description.abstractThe Chemistry Degree course at IFPE Campus Ipojuca was created to meet the need for a lack of chemistry teachers in the region and needs to adopt practices so that students remain and complete the course. Given the reality of so few students who have completed the course in full, and, consequently, high school dropout rates, this work aims to study the reasons for this problem, collect student data from the academic community, analyze the information, seek possible correlations and suggest alternatives to try to change this reality. Dropout is when a student leaves their original course without completing it. To study this, we collected data in the following way: we used a questionnaire created on the Google platform and obtained a sample of 54 respondents who dropped out of their degree. The methodology used was quantitative and descriptive. The results were compiled from the students' responses and recorded in Google graphs and Excel spreadsheets. Thus, it was possible to observe that most dropouts were due to work reasons, living far away and problems with commuting from home and/or work to the Ipojuca campus. In addition, more generic definitions were observed, such as: financial aspects, changing courses, failure, deficiency in secondary education, leaving due to lack of vocation, due to illness, among others. Thus, each of these reasons may or may not represent a problem, and each of them may require a type of approach, measurement and public educational policy.pt_BR
dc.format.extent69 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAMBIEL, R. A. M.; CORTEZ, P. A.; SALVADOR, A. P. Predição da Potencial Evasão Acadêmica entre Estudantes Trabalhadores e Não Trabalhadores. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, 2021, v. 37, e37305. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102.3772e37305. Acesso em: 05 fev. 2025. AZEVEDO, A. R. O problema da evasão na educação superior brasileira e nas licenciaturas: uma análise da taxa de desistência de curso acumulada (2010-2015). 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Escola Nacional de Administração Pública, Brasília, 2019. Disponível em: https://proifes.org.br/wp-content/uploads/2023/09/INEP_Cadernos-3_Evasao-Licenciaturas.pdf. Acesso em: 23 nov. 2024. BALICA, M. E. P.; LEITE, L. R.; JULIÃO, M. S. S. Fatores Associados à Evasão dos Licenciandos em Química de uma Universidade. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological. 2020. Disponível em : https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3330. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectLicenciatura em Químicapt_BR
dc.titleA evasão no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco: o caso do campus Ipojucapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1983117883764026pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alberto Antônio da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4635949814754861pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Freitas, Jorge Ricardo Carvalho de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1913404302942013pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoO curso de Licenciatura em Química do IFPE Campus Ipojuca foi criado para suprir a necessidade de falta de professores de química na região e precisa adotar práticas para que os estudantes se mantenham e concluam o curso. Diante da realidade de tão poucos estudantes que concluíram o curso integralmente, e, consequentemente, grande evasão escolar, este trabalho vem estudar os motivos desse problema, fazer o levantamento dos dados dos alunos através da comunidade acadêmica, analisar as informações e buscar possíveis correlações para tentar mudar essa realidade. A evasão é a saída do aluno de seu curso de origem, sem concluí-lo. E para estudar isso, fizemos o levantamento de dados da seguinte maneira: utilizamos um questionário criado na plataforma do Google, obtemos uma amostra de 54 respondentes, que abandonaram essa graduação. A metodologia usada foi quantitativa descritiva e correlacional. Os resultados foram montados a partir das respostas dos estudantes e registrados em gráficos do próprio Google e da planilha de Excel. Desse modo, foi possível observar que a maioria dos abandonos foi por motivo de trabalho, por morar distante e por problemas com o deslocamento das residências e/ou trabalho até o campus Ipojuca. Além disso, foram observadas definições mais genéricas, tais como: aspectos financeiros, troca de cursos, reprovação, deficiência na formação do ensino médio, saída por ausência de vocação, por adoecimento, entre outros. Desse modo, cada uma dessas razões pode ou não representar um problema, bem como cada uma delas pode exigir um tipo de abordagem, de mensuração e de política pública educacional.pt_BR
dc.creator.name2Silva, Kássio Marques e
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/4827239806246689pt_BR


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