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dc.creatorBarbosa, Angelytha Maria de Oliveira
dc.date.accessioned2025-08-15T12:32:29Z
dc.date.available2025-08-15T12:32:29Z
dc.date.issued2025-04-22
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1831
dc.description.abstractThe present study analyzes the perceptions of students enrolled in the Chemistry Teaching Degree program regarding the incorporation of the knowledge of the guidelines outlined in Opinion CES/CNE throughout the course. The research, which adopts both qualitative and quantitative approaches, was conducted with students from the Chemistry Teaching Degree program at the Federal Institute of Pernambuco (IFPE), Ipojuca campus, between the fifth and eighth semesters, through a form. The results reveal that some skills outlined in the guidelines — such as the interpretation of scientific texts in a foreign language, laboratory knowledge including first aid and workplace safety, and the application of projects and curricular proposals—are less emphasized in the training of these future teachers. As a future outlook, the study highlights the importance of aligning curricular content with the real needs of teaching practice, ensuring that graduates are adequately prepared to address the complex challenges associated with teaching Chemistry in Brazil.pt_BR
dc.format.extent15 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBARDIN, L. Análise de conteúdo. 4.ed. Lisboa: Edições 70, 2016. BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jun. 2013. BRASIL. Governo Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: 1996. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química. Parecer CES/CNE 1.303/2001, homologação publicada no DOU 07/12/2001, Seção 1, p. 25. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química. Resolução CES/CNE 08/2002, publicada no DOU 26/03/2002, Seção 1, p. 13. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19 out. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, DF: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562 p. ISBN: 978-857783-136-4. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica. Brasília, DF: MEC, 2019. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf Acesso em: 12 fev. 2024 CASTRO, Elaine de; OLIVEIRA, Ulisses Tadeu Vaz de. A língua estrangeira no ensino superior: uma análise de sua oferta em universidades brasileiras. Educação em Revista, v. 38, p. e35876, 2022. FARIAS, Sidilene Aquino; FERREIRA, Luiz Henrique. Estágio Curricular: concepções presentes na formação inicial de professores de Química. 2011. GARCIA, Irene Teresinha Santos; KRUGER, Verno. Implantação das diretrizes curriculares nacionais para formação de professores de química em uma instituição federal de ensino superior: desafios e perspectivas. Química nova, v. 32, p. 2218-2224, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/PqdSJh73SHHKLPSyVbsX8Cq/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 12 fev. 2024. LEITE, Bruno Silva. A experimentação no ensino de química: uma análise das abordagens nos livros didáticos. Educación química, v. 29, n. 3, p. 61-78, 2018. MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994. SOUZA, Salete Eduardo. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. Arq Mudi, Maringá, PR, v. 11, n. Supl 2, p. 110-114, 2007. YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima; FURTADO, Maria Aparecida Silva. Dificuldades na leitura e na escrita de textos científicos de estudantes universitários do interior do Amazonas. Educação Online, v. 13, n. 28, p. 108-125, 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectDiretrizes curricularespt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.titleDiretrizes curriculares no ensino de Licenciatura em Química: o que dizem as percepções dos licenciandospt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3559212512217155pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alberto Antônio da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4635949814754861pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo analisa as percepções dos estudantes do curso de Licenciatura em Química em relação ao longo do curso às diretrizes curriculares, estabelecidas no Parecer CES/CNE 1.303/2001. A pesquisa, de abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizada com discentes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), campus Ipojuca, entre o quinto e o oitavo período, por meio de um formulário. Através dos resultados, é possível observar que algumas habilidades previstas nas diretrizes, tais como, interpretação de textos científicos em língua estrangeira, conhecimentos de laboratório como primeiros socorros e segurança do trabalho, aplicação de projetos e propostas curriculares, são menos evidenciadas na formação desses futuros docentes. Como perspectivas futuras, a pesquisa destaca a importância de alinhar os conteúdos curriculares às necessidades reais da prática docente, garantindo que os licenciados estejam preparados para os desafios do ensino de Química no Brasil.pt_BR


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