Conhecimentos de medidas de tendência central de estudantes do ensino médio: um estudo diagnóstico com foco em big data
Data
2025-08-04Autor
Silva Neto, Daniel Bezerra da
https://lattes.cnpq.br/0806731788263504
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Diante do crescimento acelerado da produção de dados na sociedade contemporânea, faz-se
necessário que os estudantes possuam habilidades adequadas de leitura, produção e
interpretação desses dados. Com isso, este trabalho buscou investigar o conhecimento
estatístico de estudantes do 2o ano do Ensino Médio relativos aos saberes de Medidas de
Tendências Centrais(MTC) impostos pela cultura do Big Data. A pesquisa foi desenvolvida
com base no letramento estatístico como ferramenta essencial para a formação crítica dos
alunos, utilizando dados reais para elaboração dos problemas. Por meio de um questionário,
analisaram-se as habilidades dos estudantes em conteúdos relativos às medidas de tendência
central (MTC). Os resultados mostraram que, embora muitos alunos dominem conceitos
básicos, ainda persistem dificuldades, principalmente nas operações matemáticas básicas e
na interpretação de gráficos e tabelas. Por outro lado, o uso de situações reais e dados do
cotidiano mostrou-se um caminho eficaz para tornar a aprendizagem mais significativa e
envolvente. As análises apontam para a necessidade de práticas pedagógicas que dialoguem
com a realidade dos alunos, promovendo não só o domínio técnico das MTC, mas também a
capacidade de refletir, tomar decisões e agir com consciência em um mundo cada vez mais
repleto de informações em que vivemos.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: