O estudo das plantas medicinais e da fitoterapia nos cursos de graduação de enfermagem das instituições públicas de ensino

Data
2025-07-02Autor
Oliveira, Maria Fernanda Tavares Lins
http://lattes.cnpq.br/4424919721377732
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A fitoterapia consiste na utilização de plantas medicinais para promoção, prevenção
e tratamento de doenças, integrando e sendo cada vez mais valorizada no âmbito
das práticas integrativas e complementares em saúde (PICS). Este estudo investiga
a inserção da fitoterapia nos cursos de graduação em enfermagem das instituições
públicas do Nordeste brasileiro, considerando sua importância para a formação dos
futuros profissionais de saúde da região. Trata-se de um estudo descritivo,
exploratório com abordagem quantitativa baseado na análise dos Projetos
Pedagógicos de Curso (PPC) disponíveis nos sites oficiais das instituições de
bacharelado em enfermagem, com base em critérios específicos 1) instituições
públicas de ensino; 2) situadas na região Nordeste do Brasil; 3) que oferecem curso
de graduação em bacharelado em enfermagem com status “em atividade” no
sistema e-MEC; 4) instituições que disponibilizam seus Projetos Pedagógicos de
Curso (PPCs) na web para análise. A coleta de dados ocorreu em maio de 2025,
foram analisados 48 PPCs, observando-se uma inserção ainda limitada e, na
maioria dos casos, superficial do tema fitoterapia. Apenas (10) 19,23% das
instituições oferecem disciplinas específicas sobre o tema, enquanto (19 36,53% o
abordam de forma indireta, geralmente inserido no contexto das PICS. Os dados
revelam uma lacuna na formação dos enfermeiros, distanciando de forma
significativa a expectativa de um atendimento humano e integral da realidade.
Espera-se que os resultados apoiem aprimoramentos na formação acadêmica e
incentivem outras instituições a adotarem práticas integrativas e complementares em
saúde em seus currículos.
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