dc.creator | Oliveira, Maria Fernanda Tavares Lins | |
dc.date.accessioned | 2025-07-31T18:45:09Z | |
dc.date.available | 2025-07-31T18:45:09Z | |
dc.date.issued | 2025-07-02 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maria Fernanda Tavares Lins; ROCHA, Luanna dos Santos. O ESTUDO DAS PLANTAS MEDICINAIS E DA FITOTERAPIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO. 2025. 13 f. TCC (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1801 | |
dc.description.abstract | Phytotherapy consists of the use of medicinal plants for the promotion, prevention,
and treatment of diseases, integrating and being increasingly valued within the scope
of integrative and complementary health practices (PICS). This study investigates the
inclusion of phytotherapy in undergraduate nursing courses at public institutions in the Brazilian Northeast, considering its importance for the training of future health
professionals in the region. This is a descriptive, exploratory study with a quantitative
approach based on the analysis of the Pedagogical Course Projects (PPC) available
on the official websites of the institutions offering bachelor's degrees in nursing,
based on specific criteria: 1) public educational institutions; 2) located in the
Northeast region of Brazil; 3) that offer a bachelor's degree course in nursing with
“active” status in the e-MEC system; 4) institutions that make their Pedagogical
Course Projects (PPCs) available on the web for analysis. Data collection took place
in May 2025, 48 PPCs were analyzed, observing a still limited and, in most cases,
superficial inclusion of the topic of phytotherapy. Only (10) 19.23% of institutions offer
specific courses on the topic, while (19) 36.53% address it indirectly, generally within
the context of PICS. The data reveal a gap in nursing training, significantly distancing
the expectation of humane and comprehensive care from reality. The results are
expected to support improvements in academic training and encourage other
institutions to adopt integrative and complementary health practices in their curricula. | pt_BR |
dc.format.extent | 13 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BARBOSA, M. F.; SCHNEIDER, J. F. A inserção das práticas integrativas e
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Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no
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BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de
Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no
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maio 2025. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
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dc.subject | Fitoterapia | pt_BR |
dc.subject | Plantas medicinais | pt_BR |
dc.subject | Práticas integrativas e complementares | pt_BR |
dc.subject | Educação em enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico de curso | pt_BR |
dc.title | O estudo das plantas medicinais e da fitoterapia nos cursos de graduação de enfermagem das instituições públicas de ensino | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4424919721377732 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Luanna dos Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4704596859197024 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Ivanise Brito da | |
dc.contributor.referee2 | Santos, Mayara Inês Feitoza dos | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0429493569364927 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9344079059026860 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::ESTADO E GOVERNO::INSTITUICOES GOVERNAMENTAIS ESPECIFICAS | pt_BR |
dc.description.resumo | A fitoterapia consiste na utilização de plantas medicinais para promoção, prevenção
e tratamento de doenças, integrando e sendo cada vez mais valorizada no âmbito
das práticas integrativas e complementares em saúde (PICS). Este estudo investiga
a inserção da fitoterapia nos cursos de graduação em enfermagem das instituições
públicas do Nordeste brasileiro, considerando sua importância para a formação dos
futuros profissionais de saúde da região. Trata-se de um estudo descritivo,
exploratório com abordagem quantitativa baseado na análise dos Projetos
Pedagógicos de Curso (PPC) disponíveis nos sites oficiais das instituições de
bacharelado em enfermagem, com base em critérios específicos 1) instituições
públicas de ensino; 2) situadas na região Nordeste do Brasil; 3) que oferecem curso
de graduação em bacharelado em enfermagem com status “em atividade” no
sistema e-MEC; 4) instituições que disponibilizam seus Projetos Pedagógicos de
Curso (PPCs) na web para análise. A coleta de dados ocorreu em maio de 2025,
foram analisados 48 PPCs, observando-se uma inserção ainda limitada e, na
maioria dos casos, superficial do tema fitoterapia. Apenas (10) 19,23% das
instituições oferecem disciplinas específicas sobre o tema, enquanto (19 36,53% o
abordam de forma indireta, geralmente inserido no contexto das PICS. Os dados
revelam uma lacuna na formação dos enfermeiros, distanciando de forma
significativa a expectativa de um atendimento humano e integral da realidade.
Espera-se que os resultados apoiem aprimoramentos na formação acadêmica e
incentivem outras instituições a adotarem práticas integrativas e complementares em
saúde em seus currículos. | pt_BR |