Instrumentos sobre simulação para ensino em saúde: revisão de escopo

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Data
2025-07-10Autor
Assunção, Aline Adriele Ferreira de
http://lattes.cnpq.br/2378307096544435
Oliveira, Ana Beatriz Menezes de
http://lattes.cnpq.br/5900502035774803
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo teve como objetivo mapear os instrumentos utilizados na validação de
cenários de simulação realística voltados ao ensino em saúde, analisando suas
principais características e as evidências científicas disponíveis. Trata-se de uma
revisão de escopo, conduzida conforme as orientações metodológicas do Joanna
Briggs Institute, cujas buscas foram realizadas nas bases PubMed, EMBASE, Web of
Science, LILACS, BDENF e CUMED. Após a triagem de 18.001 registros e a aplicação
dos critérios de elegibilidade, 29 estudos compuseram a amostra final. A maioria das
publicações teve origem no Reino Unido, Estados Unidos e Brasil, com ênfase em
contextos simulados voltados à atenção terciária e predominância de participantes da
Enfermagem. Também se observou uma baixa representatividade de categorias
profissionais da equipe multidisciplinar. Quanto aos instrumentos identificados,
prevaleceu o uso de escalas tipo Likert, com uso limitado de métodos mistos e
ausência de padronização nos processos de validação de conteúdo. No entanto,
apenas uma minoria utilizou instrumentos previamente validados ou que passaram
por um processo formal e completo de validação. Os resultados indicam a
necessidade de ampliar a aplicação adequada das ferramentas para validação de
cenários no ensino em saúde.
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