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dc.creatorAssunção, Aline Adriele Ferreira de
dc.date.accessioned2025-07-17T21:28:44Z
dc.date.available2025-07-17T21:28:44Z
dc.date.issued2025-07-10
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Aline Adriele Ferreira de; OLIVEIRA, Ana Beatriz Menezes de; GALINDO NETO, Nelson Miguel. INSTRUMENTOS SOBRE SIMULAÇÃO PARA ENSINO EM SAÚDE: revisão de escopo. 2025. 21 f. TCC (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1773
dc.description.abstractThis study aimed to map the instruments used to validate realistic simulation scenarios for healthcare education, analyzing their main characteristics and the available scientific evidence. This is a scoping review conducted according to the methodological guidelines of the Joanna Briggs Institute, with searches conducted in PubMed, EMBASE, Web of Science, LILACS, BDENF, and CUMED databases. After screening 18,001 records and applying the eligibility criteria, 29 studies comprised the final sample. Most publications originated in the United Kingdom, the United States, and Brazil, with an emphasis on simulated settings focused on tertiary care and a predominance of nursing participants. A low representation of professional categories within the multidisciplinary team was also observed. Among the instruments identified, the use of Likert-type scales prevailed, with limited use of mixed methods and a lack of standardization in the content validation processes. However, only a minority used instruments that had been previously validated or had undergone a formal and comprehensive validation process. The results indicate the need to expand the appropriate application of tools for validating scenarios in health education.pt_BR
dc.format.extent21 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectInstrumentospt_BR
dc.subjectSimulação realísticapt_BR
dc.subjectEnsino em saúdept_BR
dc.titleInstrumentos sobre simulação para ensino em saúde: revisão de escopopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2378307096544435pt_BR
dc.contributor.advisor1Galindo Neto, Nelson Miguel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0593074026473891pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rute Xavier
dc.contributor.referee2Sá, Guilherme Guarino de Moura
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5142019421320307pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7392865734545404pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo mapear os instrumentos utilizados na validação de cenários de simulação realística voltados ao ensino em saúde, analisando suas principais características e as evidências científicas disponíveis. Trata-se de uma revisão de escopo, conduzida conforme as orientações metodológicas do Joanna Briggs Institute, cujas buscas foram realizadas nas bases PubMed, EMBASE, Web of Science, LILACS, BDENF e CUMED. Após a triagem de 18.001 registros e a aplicação dos critérios de elegibilidade, 29 estudos compuseram a amostra final. A maioria das publicações teve origem no Reino Unido, Estados Unidos e Brasil, com ênfase em contextos simulados voltados à atenção terciária e predominância de participantes da Enfermagem. Também se observou uma baixa representatividade de categorias profissionais da equipe multidisciplinar. Quanto aos instrumentos identificados, prevaleceu o uso de escalas tipo Likert, com uso limitado de métodos mistos e ausência de padronização nos processos de validação de conteúdo. No entanto, apenas uma minoria utilizou instrumentos previamente validados ou que passaram por um processo formal e completo de validação. Os resultados indicam a necessidade de ampliar a aplicação adequada das ferramentas para validação de cenários no ensino em saúde.pt_BR
dc.creator.name2Oliveira, Ana Beatriz Menezes de
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/5900502035774803pt_BR


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