O uso do lúdico no desenvolvimento do pensamento matemático em estudantes com discalculia
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Data
2025-03-18Autor
Freitas, Beranildo Lucena de
http://lattes.cnpq.br/9421737295760778
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Este trabalho apresenta um estudo sobre Discalculia e Aprendizagem e tem como
foco “a análise do uso de estratégias lúdicas no desenvolvimento do pensamento
matemático. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza a pesquisa-ação
como ferramenta metodológica. Teve como público-alvo estudantes do 7o ano do
Ensino fundamental de uma escola pública do município de Pesqueira-PE. Os
resultados indicam que a discalculia prejudica a compreensão de conceitos
matemáticos, afetando negativamente o desempenho escolar dos estudantes. Os
dados evidenciaram dificuldades na realização de cálculos básicos, na compreenção
do sistema monetário e em conceitos abstratos, destacando a necessidade de
diagnóstico precoce e intervenções pedagógicas específicas. O uso de estratégias
lúdicas, como jogos e materiais manipuláveis, mostrou-se eficaz para promover um
aprendizado mais inclusivo”, a adoção de práticas pedagógicas diversificadas, que
considerem a diversidade dos estudantes, é um fator essencial para garantir que
todos os estudantes tenham a oportunidade de desenvolver suas habilidades
matemáticas de forma significativa. O estudo reforça, ainda, a importância da
formação docente contínua, capacitando os professores a identificarem e atender
adequadamente estudantes com discalculia.
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