Mostrar registro simples

dc.creatorFreitas, Beranildo Lucena de
dc.date.accessioned2025-07-16T18:05:23Z
dc.date.available2025-07-16T18:05:23Z
dc.date.issued2025-03-18
dc.identifier.citationFREITAS, Beranildo Lucena de; BARROS, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo. O USO DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO EM ESTUDANTES COM DISCALCULIA. 2025. 22 f. TCC (Pós-Graduação em Ensino de Física e Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1765
dc.description.abstractThis paper presents a study on Dyscalculia and Learning, focusing on the analysis of the use of playful strategies in the development of mathematical thinking. The research adopts a qualitative approach and utilizes action research as a methodological tool. The target audience was 7th-grade students from a public school in the municipality of Pesqueira-PE. The results indicate that dyscalculia hinders the understanding of mathematical concepts, negatively affecting students' school performance. The data evidenced difficulties in performing basic calculations, in understanding the monetary system, and in abstract concepts, highlighting the need for early diagnosis and specific pedagogical interventions. The use of playful strategies, such as games and manipulative materials, proved effective in promoting more inclusive learning. The adoption of diversified pedagogical practices, which consider the diversity of students, is an essential factor to ensure that all students have the opportunity to develop their mathematical skills in a meaningful way. The study also reinforces the importance of continuous teacher training, empowering teachers to identify and adequately serve students with dyscalculia.pt_BR
dc.format.extent22 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Citado na p. 10. BUTTERWORTH, Brian. O cérebro matemático. São Paulo: Editora Cultrix, 2003. CARRAHER, Terezinha Nunes; CARRAHER, David William; SCHLIEMANN, Analúcia Dias. Na vida dez, na escola zero: os contextos culturais da aprendizagem da matemática. São Paulo: Cortez, 2006. CASTRO, R.; CASTRO, M. C. N. Discalculia: definição, causas, diagnósticos e terapias à luz da pedagogia. Revista UNINGÁ. Maringá, v. 54, n. 1, p. 131-142, outubro/dezembro 2017. DAMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. 17. ed. Campinas: Papirus, 2005. DEHAENE, Stanislas. The number sense: How the mind creates mathematics. New York: Oxford University Press, 1997. FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: filogênese, ontogênese e retrogênese. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GEARY, David C. Origin of mind: evolution of brain, cognition, and general intelligence. Washington, DC: American Psychological Association, 2005. GILMORE, Camilla K.; GÖBEL, Silke M.; WATTS, Paul. An introduction to mathematical cognition. New York: Routledge, 2018. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2017. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003. MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Educação matemática: conversas com pesquisadores brasileiros. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019. NETO, João; SILVA, Maria; OLIVEIRA, Pedro. Aprendizagem matemática na educação básica. Recife: Editora Universitária, 2021. PIAGET, Jean. A epistemologia genética. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1977. RESNICK, Lauren B. Education and learning to think. Washington, DC: National Academy Press, 1987. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985. VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectDiscalculiapt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectPensamento matemáticopt_BR
dc.titleO uso do lúdico no desenvolvimento do pensamento matemático em estudantes com discalculiapt_BR
dc.typeAnimationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9421737295760778pt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, José Edivam Braz
dc.contributor.referee2Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4141666207667732pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre Discalculia e Aprendizagem e tem como foco “a análise do uso de estratégias lúdicas no desenvolvimento do pensamento matemático. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza a pesquisa-ação como ferramenta metodológica. Teve como público-alvo estudantes do 7o ano do Ensino fundamental de uma escola pública do município de Pesqueira-PE. Os resultados indicam que a discalculia prejudica a compreensão de conceitos matemáticos, afetando negativamente o desempenho escolar dos estudantes. Os dados evidenciaram dificuldades na realização de cálculos básicos, na compreenção do sistema monetário e em conceitos abstratos, destacando a necessidade de diagnóstico precoce e intervenções pedagógicas específicas. O uso de estratégias lúdicas, como jogos e materiais manipuláveis, mostrou-se eficaz para promover um aprendizado mais inclusivo”, a adoção de práticas pedagógicas diversificadas, que considerem a diversidade dos estudantes, é um fator essencial para garantir que todos os estudantes tenham a oportunidade de desenvolver suas habilidades matemáticas de forma significativa. O estudo reforça, ainda, a importância da formação docente contínua, capacitando os professores a identificarem e atender adequadamente estudantes com discalculia.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples