dc.creator | Freitas, Beranildo Lucena de | |
dc.date.accessioned | 2025-07-16T18:05:23Z | |
dc.date.available | 2025-07-16T18:05:23Z | |
dc.date.issued | 2025-03-18 | |
dc.identifier.citation | FREITAS, Beranildo Lucena de; BARROS, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo. O USO DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO EM ESTUDANTES COM DISCALCULIA. 2025. 22 f. TCC (Pós-Graduação em Ensino de Física e Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1765 | |
dc.description.abstract | This paper presents a study on Dyscalculia and Learning, focusing on the analysis of
the use of playful strategies in the development of mathematical thinking. The
research adopts a qualitative approach and utilizes action research as a
methodological tool. The target audience was 7th-grade students from a public
school in the municipality of Pesqueira-PE. The results indicate that dyscalculia
hinders the understanding of mathematical concepts, negatively affecting students'
school performance. The data evidenced difficulties in performing basic calculations,
in understanding the monetary system, and in abstract concepts, highlighting the
need for early diagnosis and specific pedagogical interventions. The use of playful
strategies, such as games and manipulative materials, proved effective in promoting
more inclusive learning. The adoption of diversified pedagogical practices, which
consider the diversity of students, is an essential factor to ensure that all students
have the opportunity to develop their mathematical skills in a meaningful way. The
study also reinforces the importance of continuous teacher training, empowering
teachers to identify and adequately serve students with dyscalculia. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF:
MEC, 2017. Citado na p. 10.
BUTTERWORTH, Brian. O cérebro matemático. São Paulo: Editora Cultrix, 2003.
CARRAHER, Terezinha Nunes; CARRAHER, David William; SCHLIEMANN,
Analúcia Dias. Na vida dez, na escola zero: os contextos culturais da aprendizagem
da matemática. São Paulo: Cortez, 2006.
CASTRO, R.; CASTRO, M. C. N. Discalculia: definição, causas, diagnósticos e
terapias à luz da pedagogia. Revista UNINGÁ. Maringá, v. 54, n. 1, p. 131-142,
outubro/dezembro 2017.
DAMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. 17. ed.
Campinas: Papirus, 2005.
DEHAENE, Stanislas. The number sense: How the mind creates mathematics. New
York: Oxford University Press, 1997. FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: filogênese, ontogênese e retrogênese. 3. ed.
Porto Alegre: Artmed, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GEARY, David C. Origin of mind: evolution of brain, cognition, and general
intelligence. Washington, DC: American Psychological Association, 2005.
GILMORE, Camilla K.; GÖBEL, Silke M.; WATTS, Paul. An introduction to
mathematical cognition. New York: Routledge, 2018.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 5. ed.
São Paulo: Cortez, 2017.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?.
São Paulo: Moderna, 2003.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Educação matemática: conversas com
pesquisadores brasileiros. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019.
NETO, João; SILVA, Maria; OLIVEIRA, Pedro. Aprendizagem matemática na
educação básica. Recife: Editora Universitária, 2021.
PIAGET, Jean. A epistemologia genética. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
RESNICK, Lauren B. Education and learning to think. Washington, DC: National
Academy Press, 1987.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.
VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes,
1989. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Discalculia | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Pensamento matemático | pt_BR |
dc.title | O uso do lúdico no desenvolvimento do pensamento matemático em estudantes com discalculia | pt_BR |
dc.type | Animation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9421737295760778 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5042711832193358 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santana, José Edivam Braz | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4141666207667732 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um estudo sobre Discalculia e Aprendizagem e tem como
foco “a análise do uso de estratégias lúdicas no desenvolvimento do pensamento
matemático. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza a pesquisa-ação
como ferramenta metodológica. Teve como público-alvo estudantes do 7o ano do
Ensino fundamental de uma escola pública do município de Pesqueira-PE. Os
resultados indicam que a discalculia prejudica a compreensão de conceitos
matemáticos, afetando negativamente o desempenho escolar dos estudantes. Os
dados evidenciaram dificuldades na realização de cálculos básicos, na compreenção
do sistema monetário e em conceitos abstratos, destacando a necessidade de
diagnóstico precoce e intervenções pedagógicas específicas. O uso de estratégias
lúdicas, como jogos e materiais manipuláveis, mostrou-se eficaz para promover um
aprendizado mais inclusivo”, a adoção de práticas pedagógicas diversificadas, que
considerem a diversidade dos estudantes, é um fator essencial para garantir que
todos os estudantes tenham a oportunidade de desenvolver suas habilidades
matemáticas de forma significativa. O estudo reforça, ainda, a importância da
formação docente contínua, capacitando os professores a identificarem e atender
adequadamente estudantes com discalculia. | pt_BR |