Abordagem sobre doação de órgãos nos cursos de enfermagem de universidades públicas do nordeste brasileiro

Visualizar/ Abrir
Data
2025-07-02Autor
Silveira, Maria Júlia Beltrão Albuquerque
https://lattes.cnpq.br/5517151548362072
Metadata
Mostrar registro completoResumo
OBJETIVO: Identificar como o tema “doação de órgãos” está sendo abordado nos
cursos de graduação em enfermagem de Instituições de Ensino Superior públicas da
região Nordeste do Brasil, através da consulta aos Projetos Pedagógicos dos
Cursos. METODOLOGIA: Trata-se de pesquisa qualitativa e descritiva por meio da
análise documental dos Projetos Pedagógicos Curriculares dos cursos de
Bacharelado em Enfermagem de Instituições Públicas de Ensino Superior do
Nordeste brasileiro. RESULTADOS: Foram encontradas 26 IES públicas com 54
campus que ofertam o curso de bacharelado em Enfermagem. Inicialmente foi
possível acessar através do portal institucional 48 PPCs; 6 campus não
apresentaram o PPC na página da instituição. Após contato, via e-mail institucional,
3 cursos disponibilizaram a documentação solicitada, totalizando 51 PPCs avaliados.
Dos documentos analisados verificou-se que 27 abordam o tema “doação de órgãos”
em seu texto. Sendo a abordagem sobre a temática discutida em disciplinas iniciais,
tendo maior citação no terceiro período, seguido do segundo e primeiro
respectivamente. Além disso, observou-se a temática em disciplinas optativas. A
disciplina que mais apresentou abordagem sobre o tema foi Imunologia, nos
períodos iniciais, enquanto nos períodos finais foi identificada a abordagem em
disciplinas como: Enfermagem no cuidado ao paciente crítico, Atenção integral à
saúde na área hospitalar e clínica especializada I e Educação sobre a morte e o
morrer. CONCLUSÃO: É necessário um olhar mais atento para o tema durante a
formação profissional, com objetivo de promover preparo técnico e ético dos futuros
profissionais sobre situações envolvendo essa demanda de saúde pública. Faz-se
necessário revisar os projetos pedagógicos para incorporar conteúdos estruturados
que promovam a capacitação estudantil e garantam segurança e conhecimento para
atuação profissional.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: