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dc.creatorSilveira, Maria Júlia Beltrão Albuquerque
dc.date.accessioned2025-07-10T16:28:18Z
dc.date.available2025-07-10T16:28:18Z
dc.date.issued2025-07-02
dc.identifier.citationSILVEIRA, Maria Júlia Beltrão Albuquerque; SILVA, Ivanise Brito da. ABORDAGEM SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS NOS CURSOS DE ENFERMAGEM DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE BRASILEIRO. 2025. 23 f. TCC (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1759
dc.description.abstractOBJECTIVE: To identify how the topic “organ donation” is being addressed in undergraduate nursing courses at public higher education institutions in the Northeast region of Brazil, through the evaluation of the Pedagogical Projects of the courses. METHODOLOGY: This is a qualitative and descriptive research through the documentary analysis of the Curricular Pedagogical Projects of public higher education institutions in the Northeast of Brazil that offer the Bachelor's Degree in Nursing course. RESULTS: Twenty-six public HEIs with 54 campuses offering the Bachelor's Degree in Nursing were found. Initially, it was possible to access 48 PPCs through the institutional portal; 6 campuses did not present the PPC on the institution's website. After contact, via institutional email, 3 campuses made the requested documentation available, totaling 51 PPCs evaluated. Of the documents analyzed, it was found that 26 address the topic of “organ donation” in their text. The approach to the topic is discussed in initial disciplines, with the highest citation in the third period, followed by the second and first respectively. In addition, the topic was observed in optional disciplines. The discipline that presented the most approach to the topic was Immunology, in the initial periods, while in the final periods the approach was identified in disciplines such as: Nursing in the care of critical patients, Comprehensive health care in the hospital and specialized clinical area I and Education on death and dying. CONCLUSION: It is necessary to pay closer attention to this topic during professional training, with the aim of promoting technical and ethical preparation of future professionals on situations involving this public health demand. It is necessary to review pedagogical projects to incorporate structured content that promotes student training and ensures safety and knowledge for professional performance.pt_BR
dc.format.extent23 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
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dc.subjectDoação de órgãospt_BR
dc.subjectProjeto pedagógico do cursopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleAbordagem sobre doação de órgãos nos cursos de enfermagem de universidades públicas do nordeste brasileiropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5517151548362072pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ivanise Brito da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0429493569364927pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Luanna dos Santos
dc.contributor.referee2Veras, Samara Maria de Jesus
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4704596859197024pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1747779498370117pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICApt_BR
dc.description.resumoOBJETIVO: Identificar como o tema “doação de órgãos” está sendo abordado nos cursos de graduação em enfermagem de Instituições de Ensino Superior públicas da região Nordeste do Brasil, através da consulta aos Projetos Pedagógicos dos Cursos. METODOLOGIA: Trata-se de pesquisa qualitativa e descritiva por meio da análise documental dos Projetos Pedagógicos Curriculares dos cursos de Bacharelado em Enfermagem de Instituições Públicas de Ensino Superior do Nordeste brasileiro. RESULTADOS: Foram encontradas 26 IES públicas com 54 campus que ofertam o curso de bacharelado em Enfermagem. Inicialmente foi possível acessar através do portal institucional 48 PPCs; 6 campus não apresentaram o PPC na página da instituição. Após contato, via e-mail institucional, 3 cursos disponibilizaram a documentação solicitada, totalizando 51 PPCs avaliados. Dos documentos analisados verificou-se que 27 abordam o tema “doação de órgãos” em seu texto. Sendo a abordagem sobre a temática discutida em disciplinas iniciais, tendo maior citação no terceiro período, seguido do segundo e primeiro respectivamente. Além disso, observou-se a temática em disciplinas optativas. A disciplina que mais apresentou abordagem sobre o tema foi Imunologia, nos períodos iniciais, enquanto nos períodos finais foi identificada a abordagem em disciplinas como: Enfermagem no cuidado ao paciente crítico, Atenção integral à saúde na área hospitalar e clínica especializada I e Educação sobre a morte e o morrer. CONCLUSÃO: É necessário um olhar mais atento para o tema durante a formação profissional, com objetivo de promover preparo técnico e ético dos futuros profissionais sobre situações envolvendo essa demanda de saúde pública. Faz-se necessário revisar os projetos pedagógicos para incorporar conteúdos estruturados que promovam a capacitação estudantil e garantam segurança e conhecimento para atuação profissional.pt_BR


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