Análise das práticas de um professor de física do ensino médio segundo princípios do desenho universal para aprendizagem
Visualizar/ Abrir
Data
2025-03-17Autor
Moura, Thamyris Araújo de
http://lattes.cnpq.br/9394608338384022
Silva, Leidijane Maria da
http://lattes.cnpq.br/3264742164034459
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Essa pesquisa tem como objetivo analisar práticas e atividades avaliativas no ensino
de Física com um olhar a partir dos princípios do Desenho Universal de
Aprendizagem. A discussão teórica dialogou com autores referentes ao uso do DUA
para a aprendizagem como Prais (2017), Santos (2019) e Costa-Renders, Sous e
Bresciani (2022), além de referências teóricas em avaliação na educação inclusiva
Sá (2018), Neves (2018) e no ensino de Física e seus desafios Silva et al.(2020),
Stival (2023) e Oliveira et al. (2020). A coleta de dados foi realizada através de
entrevista semiestruturada e análise de atividades de uma turma de Ensino Médio
de uma escola pública do Agreste de Pernambuco, criada em sala virtual do
classroom para acompanhamento do professor. Foi possível perceber que as
atividades propostas se aproximam do desenho universal de aprendizagem e isso é
positivo para os alunos, pois o DUA transforma a sala de aula em um ambiente mais
equitativo, motivador e eficaz para promover o desenvolvimento dos alunos e a
melhoria contínua das práticas pedagógicas para todos os estudantes.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: