dc.relation | BITENCOURT, Betina Magalhães; SEVERO, Marilia Bortoluzzi; GALLON, Shalimar.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: desafios e
potencialidades na educação a distância. Revista Eletrônica de Educação, [S.L.], v.
7, n. 2, p. 211-226, 30 nov. 2013. FAI-UFSCar.
http://dx.doi.org/10.14244/19827199607. Disponível em:
http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/607/271. Acesso em: 28
maio. 2024.
BRASIL. LDBEN – Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no
9.394. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>
Acesso em dezembro de 2024.
CAVALCANTE, Ricardo Bezerra; CALIXTO, Pedro; PINHEIRO, Marta Macedo Kerr.
ANÁLISE DE CONTEÚDO: considerações gerais, relações com a pergunta de
pesquisa, possibilidades e limitações do método. Inf. & Soc, João Pessoa, v. 24, n. 1,
p. 13-18, 28 jul. 2021.
COSTA-RENDERS, Elizabete Cristina; SOUS, Debora de Lourdes da Silva;
BRESCIANI, Ana Carolina Valverde. Remote teaching and inclusive education:
approximations with universal design for learning. Revista Tempos e Espaços em
Educação, [S.L.], v. 15, n. 34, p. e17508, 3 nov. 2022. Revista Tempos e Espacos
em Educacao. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17508.
FIATCOSKI, Daiana Aparecida Stresser; GÓES, Anderson Roges Teixeira. Desenho
Universal para Aprendizagem e Tecnologias Digitais na Educação Matemática
Inclusiva. Revista Educação Especial, [S.L.], p. 1-24, 23 mar. 2021. Universidade
Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x55111.
GUERRA, Gleice Kelly de Souza. Avaliação processual: um estudo das
representações sociais de professoras da rede municipal de ensino do Recife.
_Recife: O Autor, 2009. 318p. il. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de
Pernambuco. CE. Educação, 2009
MAFFEZZOLLI, Ana Paula; PEREIRA, Thiago de Morais. AVALIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: CONCEPÇÕES E DESAFIOS. Revista
Aproximação, Guarapuava - Paraná, v. 02, n. 03, p. 08-13, mar. 2020. Abr/Mai/Jun.
MENEZES, Jones Baroni Ferreira de. Práticas de avaliação da aprendizagem em
tempos de ensino remoto. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em
Avaliação Educacional, [S.L.], v. 2, n. 1, p. 021004, 30 abr. 2021. Revista de
Instrumentos, Modelos e Politicas em Avaliação Educac MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e
criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade.
Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 17, n. 3, p. 621-626, mar. 2012. FapUNIFESP
(SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232012000300007.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; COSTA, António Pedro. Fundamentos Teóricos
das Técnicas de Investigação Qualitativa. Revista Lusófona de Educação,
Campinas/SP, v. 40, n. 40, p. 139-153, 27 ago. 2018.
MIRANDA, F. D. ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO
BRASIL. Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 11–23,
2019. Disponível em:
periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4867 . Acesso em:
8 jan. 2025.
MOURA, Thamyris Araújo de; LIMA, Andreza Maria de. Práticas avaliativas no
ensino remoto de Física: um estudo com professores de um curso de licenciatura em
física. Revista de Administração Educacional, [S.L.], v. 13, n. 2, p. 115-134, 8 ago.
2023. Universidade Federal de Pernambuco.
http://dx.doi.org/10.51359/2359-1382.2022.259058.
NEVES, Soraya Pereira. A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2018. 31 f.
TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Faculdade Anhanguera de Osasco,
Osasco, 2018.
PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza. Das intenções à formação docente para a
inclusão: contribuições do desenho universal para a aprendizagem. Curitiba: Appris,
2017. 219 p.
OLIVEIRA, Amália Rebouças de Paiva e; VAN MUNSTER, Mey de Abreu;
GONÇALVES, Adriana Garcia. Desenho Universal para Aprendizagem e Educação
Inclusiva: uma revisão sistemática da literatura internacional1. Revista Brasileira de
Educação Especial, [S.L.], v. 25, n. 4, p. 675-690, dez. 2019. FapUNIFESP
(SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382519000400009.
OLIVEIRA, Antônio Nunes de; MARTINS, Eduardo de Vasconcelos; LAVOR, Otávio
Paulino; NASCIMENTO, José Jefferson da Silva. ESTRATÉGIAS PARA AVALIAÇÃO
NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA POR INTERMÉDIO DE UM VÍDEO.
Educação & Linguagem, ISSN: 2359-277X · ano 7 · n 3 · p. 26-37. SET-DEZ.2020
RIBEIRO, G. R. de P. S.; AMATO, C. A. de la H. Análise da utilização do Desenho
Universal para Aprendizagem. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do
Desenvolvimento, [S. l.], v. 18, n. 2, 2018. Disponível em:
https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgdd/article/view/12117. Acesso em:
16 mar. 2024.
SÁ, Ana Karine Laranjeira de. Educação inclusiva: uma avaliação de
implementação. 2018. 156 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de
Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade Federal de Pernambuco, Recife,
2018.
SANTOS, Cristiano Antonio dos. ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA BIOLOGIA
EVOLUTIVA À LUZ DO DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM. 2019. 68 f.
Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia emional. Rede Nacional, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão-Pe,
2019.
SEBASTIÁN-HEREDERO, Eladio. Diretrizes para o Desenho Universal para a
Aprendizagem (DUA). Revista Brasileira de Educação Especial, [S.L.], v. 26, n. 4,
p. 733-768, out. 2020. FapUNIFESP (SciELO).
http://dx.doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0155.
SILVA, Francisco José Dias da; NASCIMENTO, José Rodrigues do; SOUZA, Maria
Wedna Soares de; SILVA, Rita de Cássia Canuto da; FRANCELINO, Érica Tamires
da Silva; SANTOS, José Ronaldo dos; PEREIRA, Louise Tereza da Silva. Avaliação
de aprendizagem no ensino da física: o que pensam professores do Curimataú
Paraibano. Brazilian Journal Of Development, Curitiba, v. 6, n. 7, p. 49865-49876,
jul. 2020.
SILVA, Luciana Mendonça da; BARROS, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo.
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA ANÁLISE DAS
TENDÊNCIAS EM DUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO. 2024.
28 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física, Instituto Federal de
Pernambuco Campus Pesqueira, Pesqueira, 2024
STIVAL, Hivana Pacheco Felipe. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ENSINO DE
FÍSICA: tensões e desafios. 2023. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura
em Física, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus
Goiânia, Goiânia - Go, 2023. Disponível em:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1809. Acesso em: 30 maio 2023.
VALLE, P. R. D.; FERREIRA, J. de L. ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PERSPECTIVA
DE BARDIN: CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES PARA A PESQUISA
QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO. SciELO Preprints, 2024. DOI:
10.1590/SciELOPreprints.7697. Disponível em:
https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7697. Acesso em: 30 nov.
2024.
http://dx.doi.org/10.51281/impa.e021004. | pt_BR |