Mostrar registro simples

dc.creatorMoura, Thamyris Araújo de
dc.date.accessioned2025-07-08T16:54:14Z
dc.date.available2025-07-08T16:54:14Z
dc.date.issued2025-03-17
dc.identifier.citationMOURA, Thamyris Araújo de; SILVA, Leidijane Maria da; TENÓRIO, Fabiana Júlia de Araújo. ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SEGUNDO PRINCÍPIOS DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM. 2025. 22f. TCC (Pós-Graduação em Ensino de Física e Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco campus Pesqueira, Pesqueira, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1753
dc.description.abstractThis research aims to analyze evaluative practices and activities in the teaching of Physics with a look from the principles of Universal Learning Design. The theoretical discussion dialogued with authors referring to the use of UDL for learning such as Prais (2017), Santos (2019) and Costa-Renders, Sous and Bresciani (2022), in addition to theoretical references in evaluation in inclusive education Sá (2018), Neves (2018) and in the teaching of Physics and its challenges Silva et al. (2020), Stival (2023) and Oliveira et al. (2020). Data collection was carried out through semi-structured interviews and analysis of activities of a high school class from a public school in the Agreste region of Pernambuco, created in a virtual classroom for the teacher's monitoring. It was possible to perceive that the proposed activities are close to the universal design of learning and this is positive for the students, as the UDL transforms the classroom into a more equitable, motivating and effective environment to promote the development of the classroom.pt_BR
dc.format.extent22 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBITENCOURT, Betina Magalhães; SEVERO, Marilia Bortoluzzi; GALLON, Shalimar. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: desafios e potencialidades na educação a distância. Revista Eletrônica de Educação, [S.L.], v. 7, n. 2, p. 211-226, 30 nov. 2013. FAI-UFSCar. http://dx.doi.org/10.14244/19827199607. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/607/271. Acesso em: 28 maio. 2024. BRASIL. LDBEN – Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm> Acesso em dezembro de 2024. CAVALCANTE, Ricardo Bezerra; CALIXTO, Pedro; PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. ANÁLISE DE CONTEÚDO: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Inf. & Soc, João Pessoa, v. 24, n. 1, p. 13-18, 28 jul. 2021. COSTA-RENDERS, Elizabete Cristina; SOUS, Debora de Lourdes da Silva; BRESCIANI, Ana Carolina Valverde. Remote teaching and inclusive education: approximations with universal design for learning. Revista Tempos e Espaços em Educação, [S.L.], v. 15, n. 34, p. e17508, 3 nov. 2022. Revista Tempos e Espacos em Educacao. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17508. FIATCOSKI, Daiana Aparecida Stresser; GÓES, Anderson Roges Teixeira. Desenho Universal para Aprendizagem e Tecnologias Digitais na Educação Matemática Inclusiva. Revista Educação Especial, [S.L.], p. 1-24, 23 mar. 2021. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x55111. GUERRA, Gleice Kelly de Souza. Avaliação processual: um estudo das representações sociais de professoras da rede municipal de ensino do Recife. _Recife: O Autor, 2009. 318p. il. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco. CE. Educação, 2009 MAFFEZZOLLI, Ana Paula; PEREIRA, Thiago de Morais. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: CONCEPÇÕES E DESAFIOS. Revista Aproximação, Guarapuava - Paraná, v. 02, n. 03, p. 08-13, mar. 2020. Abr/Mai/Jun. MENEZES, Jones Baroni Ferreira de. Práticas de avaliação da aprendizagem em tempos de ensino remoto. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S.L.], v. 2, n. 1, p. 021004, 30 abr. 2021. Revista de Instrumentos, Modelos e Politicas em Avaliação Educac MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 17, n. 3, p. 621-626, mar. 2012. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232012000300007. MINAYO, Maria Cecília de Souza; COSTA, António Pedro. Fundamentos Teóricos das Técnicas de Investigação Qualitativa. Revista Lusófona de Educação, Campinas/SP, v. 40, n. 40, p. 139-153, 27 ago. 2018. MIRANDA, F. D. ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL. Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 11–23, 2019. Disponível em: periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4867 . Acesso em: 8 jan. 2025. MOURA, Thamyris Araújo de; LIMA, Andreza Maria de. Práticas avaliativas no ensino remoto de Física: um estudo com professores de um curso de licenciatura em física. Revista de Administração Educacional, [S.L.], v. 13, n. 2, p. 115-134, 8 ago. 2023. Universidade Federal de Pernambuco. http://dx.doi.org/10.51359/2359-1382.2022.259058. NEVES, Soraya Pereira. A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2018. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Faculdade Anhanguera de Osasco, Osasco, 2018. PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza. Das intenções à formação docente para a inclusão: contribuições do desenho universal para a aprendizagem. Curitiba: Appris, 2017. 219 p. OLIVEIRA, Amália Rebouças de Paiva e; VAN MUNSTER, Mey de Abreu; GONÇALVES, Adriana Garcia. Desenho Universal para Aprendizagem e Educação Inclusiva: uma revisão sistemática da literatura internacional1. Revista Brasileira de Educação Especial, [S.L.], v. 25, n. 4, p. 675-690, dez. 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382519000400009. OLIVEIRA, Antônio Nunes de; MARTINS, Eduardo de Vasconcelos; LAVOR, Otávio Paulino; NASCIMENTO, José Jefferson da Silva. ESTRATÉGIAS PARA AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA POR INTERMÉDIO DE UM VÍDEO. Educação & Linguagem, ISSN: 2359-277X · ano 7 · n 3 · p. 26-37. SET-DEZ.2020 RIBEIRO, G. R. de P. S.; AMATO, C. A. de la H. Análise da utilização do Desenho Universal para Aprendizagem. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, [S. l.], v. 18, n. 2, 2018. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgdd/article/view/12117. Acesso em: 16 mar. 2024. SÁ, Ana Karine Laranjeira de. Educação inclusiva: uma avaliação de implementação. 2018. 156 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. SANTOS, Cristiano Antonio dos. ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA BIOLOGIA EVOLUTIVA À LUZ DO DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia emional. Rede Nacional, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão-Pe, 2019. SEBASTIÁN-HEREDERO, Eladio. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Revista Brasileira de Educação Especial, [S.L.], v. 26, n. 4, p. 733-768, out. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0155. SILVA, Francisco José Dias da; NASCIMENTO, José Rodrigues do; SOUZA, Maria Wedna Soares de; SILVA, Rita de Cássia Canuto da; FRANCELINO, Érica Tamires da Silva; SANTOS, José Ronaldo dos; PEREIRA, Louise Tereza da Silva. Avaliação de aprendizagem no ensino da física: o que pensam professores do Curimataú Paraibano. Brazilian Journal Of Development, Curitiba, v. 6, n. 7, p. 49865-49876, jul. 2020. SILVA, Luciana Mendonça da; BARROS, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo. ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS EM DUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO. 2024. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física, Instituto Federal de Pernambuco Campus Pesqueira, Pesqueira, 2024 STIVAL, Hivana Pacheco Felipe. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ENSINO DE FÍSICA: tensões e desafios. 2023. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Goiânia, Goiânia - Go, 2023. Disponível em: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1809. Acesso em: 30 maio 2023. VALLE, P. R. D.; FERREIRA, J. de L. ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PERSPECTIVA DE BARDIN: CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES PARA A PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO. SciELO Preprints, 2024. DOI: 10.1590/SciELOPreprints.7697. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7697. Acesso em: 30 nov. 2024. http://dx.doi.org/10.51281/impa.e021004.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectDesenho Universal de Aprendizagempt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.titleAnálise das práticas de um professor de física do ensino médio segundo princípios do desenho universal para aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9394608338384022pt_BR
dc.contributor.advisor1Tenório, Fabiana Júlia de Araújo
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/1522732140466012pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.referee2Souto, Thiago Vinicius Sousa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491708141334633pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como objetivo analisar práticas e atividades avaliativas no ensino de Física com um olhar a partir dos princípios do Desenho Universal de Aprendizagem. A discussão teórica dialogou com autores referentes ao uso do DUA para a aprendizagem como Prais (2017), Santos (2019) e Costa-Renders, Sous e Bresciani (2022), além de referências teóricas em avaliação na educação inclusiva Sá (2018), Neves (2018) e no ensino de Física e seus desafios Silva et al.(2020), Stival (2023) e Oliveira et al. (2020). A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada e análise de atividades de uma turma de Ensino Médio de uma escola pública do Agreste de Pernambuco, criada em sala virtual do classroom para acompanhamento do professor. Foi possível perceber que as atividades propostas se aproximam do desenho universal de aprendizagem e isso é positivo para os alunos, pois o DUA transforma a sala de aula em um ambiente mais equitativo, motivador e eficaz para promover o desenvolvimento dos alunos e a melhoria contínua das práticas pedagógicas para todos os estudantes.pt_BR
dc.creator.name2Silva, Leidijane Maria da
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/3264742164034459pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples