Resolução de problemas envolvendo sistemas lineares: uma análise das estratégias utilizadas por estudantes do Ensino Médio

Visualizar/ Abrir
Data
2025-03-21Autor
Calado, Anne Caroline da Silva
http://lattes.cnpq.br/4971203801529504
Melo, Maria Betânia dos Santos
http://lattes.cnpq.br/1745163358295689
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente artigo tem o intuito de apresentar reflexões com base em análises
realizadas no contexto da Resolução de Problemas visando uma contribuição para
discussões relacionados ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática que
envolvem os sistemas lineares do primeiro grau, ou seja, sistemas que envolvem o
trabalho com duas incógnitas. Trata-se de uma investigação a respeito das
potencialidades e dificuldades apresentadas por estudantes do primeiro ano do
Ensino Médio na resolução de problemas envolvendo o respectivo conteúdo. A
pesquisa foi realizada numa turma de 1o ano, de uma escola de referência de uma
cidade do interior de Pernambuco, por meio de dois encontros que envolveram
resolução de questões, pesquisa realizada pelos estudantes e resolução de
problemas com base na pesquisa realizada por eles.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: