Mostrar registro simples

dc.creatorCalado, Anne Caroline da Silva
dc.date.accessioned2025-07-03T21:47:45Z
dc.date.available2025-07-03T21:47:45Z
dc.date.issued2025-03-21
dc.identifier.citationCALADO, Anne Caroline da Silva; MELO, Maria Betânia dos Santos; LIMA, Airlan Arnaldo Nascimento de. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO SISTEMAS LINEARES: Uma análise das estratégias utilizadas por estudantes do Ensino Médio. 2025. 21 f. TCC (Pós-Graduação em Ensino de Física e Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco campus Pesqueira, Pesqueira, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1750
dc.description.abstractThis article aims to present reflections based on analyses carried out in the context of Problem Solving involving a contribution to research related to the teaching and learning process of Mathematics that involves first-degree linear systems, that is, systems that involve working with two unknowns. This is an investigation into the potential and difficulties presented by first-year high school students in solving problems involving the respective content. The research was carried out in a 1st year class, from a reference school in a city in the interior of Pernambuco, through two meetings that involved solving questions, research carried out by the students and problem solving based on the research carried out by them.pt_BR
dc.format.extent21 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBARROSO, Juliane Matsubara. Matemática - 8o Ano - Ensino Fundamental. Projeto Araribá. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CAI, Jinfa; LESTER, Frank. Por que o ensino com resolução de problemas é importante para a aprendizagem do aluno? BOLETIM GEPEM (pISSN: 0104-9739, eISSN: 2176-2988) | No 60 – JAN. / JUN.2012 | 147-162. DANTE, Luiz Roberto. Matemática : contexto & aplicações. 2. ed. – São Paulo : Ática, 2013. MARTINS, Fabíola da Cruz; ANDRADE, Silvanio de. Ensino-aprendizagem de Sistemas Lineares na licenciatura através da Exploração-Proposição-Resolução de Problemas. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional São Paulo (REMat), São Paulo (SP), v.20, n.01, p.1-19. 2023. PAIVA, Manoel. Matemática - 1o Ensino Médio. 1.ed. São Paulo: Moderna , 2009. PEDRINI, Leandro Colombo. O Estudo de Sistemas Lineares nos Ensinos Fundamental e Médio. Campo Grande – MS, 2013. PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: ensino médio.Secretaria de Educação eEsportes, União dos Dirigentes Municipais de Educação. Recife: Secretaria, 2021. PONTES, Edel Alexandre Silva. Modelo de ensino e aprendizagem de matemática baseado em resolução de problemas através de uma situação-problema. Revista Sítio Novo – vol. 2, n. 2 – jul./dez. 2018 - ISSN 2594-7036. PREFEITURA MUNICIPAL DE SANHARÓ – A nossa força vem do povo. História do Município. Disponível em https://sanharo.pe.gov.br/historia-do-municipio/ . PROENÇA, Marcelo Carlos de; MAIA-AFONSO, Érika Janine; MENDES, Luiz Otavio Rodrigues; TRAVASSOS, Wilian Barbosa. Dificuldades de Alunos na Resolução de Problemas: análise a partir de propostas de ensino em dissertações. Bolema, Rio Claro (SP), v. 36, n. 72 , p.262 -285, abr. 2022.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectSistemas Linearespt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
dc.titleResolução de problemas envolvendo sistemas lineares: uma análise das estratégias utilizadas por estudantes do Ensino Médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4971203801529504pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Airlan Arnaldo Nascimento de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2368819461212823pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Carlos Bino de
dc.contributor.referee2Barbosa, Josemar Claudino
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6435058258977326pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9223196703956095pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ANALISEpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem o intuito de apresentar reflexões com base em análises realizadas no contexto da Resolução de Problemas visando uma contribuição para discussões relacionados ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática que envolvem os sistemas lineares do primeiro grau, ou seja, sistemas que envolvem o trabalho com duas incógnitas. Trata-se de uma investigação a respeito das potencialidades e dificuldades apresentadas por estudantes do primeiro ano do Ensino Médio na resolução de problemas envolvendo o respectivo conteúdo. A pesquisa foi realizada numa turma de 1o ano, de uma escola de referência de uma cidade do interior de Pernambuco, por meio de dois encontros que envolveram resolução de questões, pesquisa realizada pelos estudantes e resolução de problemas com base na pesquisa realizada por eles.pt_BR
dc.creator.name2Melo, Maria Betânia dos Santos
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/1745163358295689pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples