dc.creator | Calado, Anne Caroline da Silva | |
dc.date.accessioned | 2025-07-03T21:47:45Z | |
dc.date.available | 2025-07-03T21:47:45Z | |
dc.date.issued | 2025-03-21 | |
dc.identifier.citation | CALADO, Anne Caroline da Silva; MELO, Maria Betânia dos Santos; LIMA, Airlan Arnaldo Nascimento de. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO SISTEMAS LINEARES: Uma análise das estratégias utilizadas por estudantes do Ensino Médio. 2025. 21 f. TCC (Pós-Graduação em Ensino de Física e Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco campus Pesqueira, Pesqueira, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1750 | |
dc.description.abstract | This article aims to present reflections based on analyses carried out in the context of
Problem Solving involving a contribution to research related to the teaching and
learning process of Mathematics that involves first-degree linear systems, that is,
systems that involve working with two unknowns. This is an investigation into the
potential and difficulties presented by first-year high school students in solving
problems involving the respective content. The research was carried out in a 1st year
class, from a reference school in a city in the interior of Pernambuco, through two meetings that involved solving questions, research carried out by the students and
problem solving based on the research carried out by them. | pt_BR |
dc.format.extent | 21 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BARROSO, Juliane Matsubara. Matemática - 8o Ano - Ensino Fundamental. Projeto
Araribá. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CAI, Jinfa; LESTER, Frank. Por que o ensino com resolução de problemas é
importante para a aprendizagem do aluno? BOLETIM GEPEM (pISSN: 0104-9739,
eISSN: 2176-2988) | No 60 – JAN. / JUN.2012 | 147-162.
DANTE, Luiz Roberto. Matemática : contexto & aplicações. 2. ed. – São Paulo : Ática,
2013.
MARTINS, Fabíola da Cruz; ANDRADE, Silvanio de. Ensino-aprendizagem de
Sistemas Lineares na licenciatura através da Exploração-Proposição-Resolução de
Problemas. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional São
Paulo (REMat), São Paulo (SP), v.20, n.01, p.1-19. 2023.
PAIVA, Manoel. Matemática - 1o Ensino Médio. 1.ed. São Paulo: Moderna , 2009.
PEDRINI, Leandro Colombo. O Estudo de Sistemas Lineares nos Ensinos
Fundamental e Médio. Campo Grande – MS, 2013.
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de
Pernambuco: ensino médio.Secretaria de Educação eEsportes, União dos Dirigentes
Municipais de Educação. Recife: Secretaria, 2021.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Modelo de ensino e aprendizagem de matemática
baseado em resolução de problemas através de uma situação-problema. Revista
Sítio Novo – vol. 2, n. 2 – jul./dez. 2018 - ISSN 2594-7036.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANHARÓ – A nossa força vem do povo. História do
Município. Disponível em https://sanharo.pe.gov.br/historia-do-municipio/ .
PROENÇA, Marcelo Carlos de; MAIA-AFONSO, Érika Janine; MENDES, Luiz Otavio
Rodrigues; TRAVASSOS, Wilian Barbosa. Dificuldades de Alunos na Resolução de
Problemas: análise a partir de propostas de ensino em dissertações. Bolema, Rio
Claro (SP), v. 36, n. 72 , p.262 -285, abr. 2022. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Sistemas Lineares | pt_BR |
dc.subject | Resolução de Problemas | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_BR |
dc.title | Resolução de problemas envolvendo sistemas lineares: uma análise das estratégias utilizadas por estudantes do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4971203801529504 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Airlan Arnaldo Nascimento de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2368819461212823 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Carlos Bino de | |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Josemar Claudino | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6435058258977326 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9223196703956095 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ANALISE | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem o intuito de apresentar reflexões com base em análises
realizadas no contexto da Resolução de Problemas visando uma contribuição para
discussões relacionados ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática que
envolvem os sistemas lineares do primeiro grau, ou seja, sistemas que envolvem o
trabalho com duas incógnitas. Trata-se de uma investigação a respeito das
potencialidades e dificuldades apresentadas por estudantes do primeiro ano do
Ensino Médio na resolução de problemas envolvendo o respectivo conteúdo. A
pesquisa foi realizada numa turma de 1o ano, de uma escola de referência de uma
cidade do interior de Pernambuco, por meio de dois encontros que envolveram
resolução de questões, pesquisa realizada pelos estudantes e resolução de
problemas com base na pesquisa realizada por eles. | pt_BR |
dc.creator.name2 | Melo, Maria Betânia dos Santos | |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/1745163358295689 | pt_BR |