Utilizando a astrofotografia como ferramenta educacional: estratégias de observação do céu noturno por meio da fotografia com celulares
Visualizar/ Abrir
Data
2025-03-17Autor
Carvalho, José Vanderley Ramos de
https://lattes.cnpq.br/3640933197545555
Santos, José Mateus dos
http://lattes.cnpq.br/6387614526446778
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A astrofotografia é uma ferramenta que possibilita a captura de imagens do céu
noturno, integrando conhecimentos de Astronomia, Física e Tecnologia. No ensino
médio, essa prática pode ser utilizada para estimular o aprendizado e despertar o
interesse dos alunos pela Astronomia. Nesse contexto, o presente estudo tem como
objetivo inserir a astrofotografia no contexto educacional, por meio de processos de
ensino com foco em técnicas para fotografar constelações e corpos celestes do céu
noturno. A metodologia adotada envolveu intervenções pedagógicas voltadas à
introdução à Astronomia e à compreensão de conceitos fundamentais relacionados
ao uso da câmera do celular no modo PRO. Foram abordadas técnicas de captura
com longa exposição, incluindo ajustes de foco, ISO e velocidade do obturador.
Durante as atividades práticas, os estudantes utilizaram câmeras de celulares, tripés
e aplicativos como Stellarium, para a localização de corpos celestes, e Snapseed,
para a edição das astrofotografias. Os resultados indicaram que a inserção da
astrofotografia no ensino médio despertou o interesse e a curiosidade dos estudantes
pela Astronomia. A experiência evidenciou que essa abordagem, enquanto ferramenta
didática inovadora, favorece uma aprendizagem interdisciplinar e motivadora,
possibilitando a observação do universo de forma prática e envolvente.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: