Mostrar registro simples

dc.creatorCarvalho, José Vanderley Ramos de
dc.date.accessioned2025-07-03T20:56:07Z
dc.date.available2025-07-03T20:56:07Z
dc.date.issued2025-03-17
dc.identifier.citationCARVALHO, José Vanderley Ramos de; SANTOS, José Mateus dos. UTILIZANDO A ASTROFOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL: Estratégias de Observação do Céu Noturnopor Meio da Fotografia com Celulares. 2025. 27 f. TCC (Especialização em Ensino de Física e Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1748
dc.description.abstractAstrophotography is a tool that enables the capture of images of the night sky, integrating knowledge from Astronomy, Physics, and Technology. In high school education, this practice can be used to stimulate learning and spark students' interest in Astronomy. In this context, the present study aims to incorporate astrophotography into the educational setting through teaching processes focused on techniques for photographing constellations and celestial bodies in the night sky. The adopted methodology involved pedagogical interventions aimed at introducing Astronomy and understanding fundamental concepts related to using a smartphone camera in PRO mode. Capture techniques with long exposure were covered, including adjustments to focus, ISO, and shutter speed. During practical activities, students used smartphone cameras, tripods, and applications such as Stellarium for locating celestial bodies and Snapseed for editing astrophotographs. The results indicated that incorporating astrophotography into high school education sparked students' interest and curiosity about Astronomy. The experience highlighted that this approach, as an innovative teaching tool, fosters interdisciplinary and engaging learning, allowing for the practical and immersive observation of the universe.pt_BR
dc.format.extent27 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAUSUBEL, D. P. Psicologia Educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. ALCARÁ, A. R. A Instrumentalidade como uma estratégia motivacional. Psicologia Escolar Educacional. P. 177-178. 2007. BARROS S. G. La Astronomía en textos escolares de educación primaria. Enseñanza de las Ciencias, v.15, n.2, p.225-232, 1997. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. MEC/SEF. Brasília. 1998. BECK, Vinicius Carvalho. A matemática no Egito Antigo Mestrando em Matemática - UFRGS; Campus do Vale – CEP 9500 – 91509 – 900. Porto Alegre-RS. 2015.Email: vonoco@gmail.com. CARETTA, C. A.; SEGUNDO, H. S. Questões mais freqüentes nas subáreas da astronomia. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 4, 2003, Bauru. Anais...Bauru: ABRAPEC, 2003. CORRÊA, Iran Carlos Stallive. CHAFFE, Laureano Ibrahim. A história da Astronomia, 2019. Disponível em: http://museudetopografia.ufrgs.br/museudetopografia/images/acervo/artigos/historiad aAstronomia.pdf. Acesso em: 22/11/2024. Damineli, A. & Steiner, J. (2010). Fascínio do universo. São Paulo: Odysseus. DAMINELI, Augusto. Hubble: a expansão do universo. São Paulo: Odysseus, 2003. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, Publicado em: 14/01/2025 | Edição: 9 | Seção: 1 | Página: 3 Órgão: Atos do Poder Legislativo. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-15.100-de-13-de-janeiro-de-2025- 606772935. Acesso em: 06/02/2025. GALILEI, Galileo. O Mensageiro das Estrelas. Tradução de Paulo César de Oliveira. São Paulo: Edusp, 2016. p. 23. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999. GOMES, E. D.; MICHEL, M. A motivação de pessoas nas organizações e suas e suas aplicações para obtenção de resultados. Revista Científica de Administração. n. 13, 2007. Disponível em: http://www.revista.inf.br/adm13/pages/artigos/ADM- edic13-anoviiart05.pdf. Acesso em: 24 dez de 2018 GUARESCHI, Pedrinho A. Mídia, Educação e Cidadania: Tudo o que você quer saber sobre a mídia. Petrópolis,RJ:Vozes, 2005. JUNCO, Reynol; Muito rosto e poucos livros: a relação entre múltiplos índices de uso do Facebook e desempenho acadêmico. Volume 28, Edição 1, janeiro de 2012. Langhi, R. & Nardi, R. (2012). Educação em Astronomia: repensando a formação de professores. São Paulo: Escritoras editoras. LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia critico-social dos conteúdos. 20. ed. São Paulo: Loyola, 2005. MARÇAL, Edgar; ANDRADE, Rossana; RIOS, Riverson. Aprendizagem utilizando dispositivos móveis com sistemas de realidade virtual. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 1-11, 2005. MARCONI, M. A.; LAKATOS, M.; ROGANTE, S. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2012. MATOS, Anderson Araujo et al. A construção e a utilização de instrumentos astronômicos antigos: um recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem de geometria e trigonometria. 2020. MINAYO, M. C. S. et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994. MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000. MOURA, A. M. C. Apropriação do telemóvel como ferramenta de mediação em mobile learning: estudos de caso em contexto educativo. 2010. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) – Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2010. Mourão, R. R. F. (1987). Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. Neves, M. C. D. e Pereira, R. F. (2007). Adaptando uma câmera fotográfica manual simples para fotografar o céu. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, (4), 27-45. Recuperado em 26 out., 2021, de https://bit.ly/2TSZVjI. NEVES, M.C.D., PEREIRA, R. F. Adaptando uma câmera fotográfica manual simples para fotografar o céu. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA. (2007) n. 4, p. 27-45. Disponível em: Acessado em novembro de 2024. NOGUEIRA, Salvador. Astronomia: ensino fundamental e médio / Salvador Nogueira, João Batista Garcia Canalle. Brasília: MEC, SEB; MCT; AEB, 2009. NUNES, V; PEREIRA, F.; FERREIRA.S. J; O. FERNANDES; F., I. Uma Cronologia Sobre a Evolução Tecnológica de Observatórios e Telescópios Astronômicos Caderno de Física da UEFS, [S. l.], v. 21, n. 01, p. 1604.1–37, 2023. DOI: 10.13102/cad.fs.uefs.v21i01.10421. Disponível em: https://periodicos.uefs.br/index.php/cadfis/article/view/10421. Acesso em: 25 nov. 2024. OURIQUE, Pedro Antônio; GIOVANNINI, Odilon; CATELLI, Francisco. Fotografando Estrelas com uma Câmera Digital. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 1. 2010. PICAZZIO, Enos. O céu que nos envolve: introdução à astronomia para educadores e iniciantes. Universidade de São Paulo. Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, 2011. DOI: https://doi.org/10.11606/9788578760212 Disponível em: www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1232 . Acesso em 27 novembro. 2024. PREMOLI, B. M. et al. Astrofotografia. Cadernos de Astronomia, vol. 2, n° 1, 182- 190, 2021. PRENSKY, Marc. O aluno virou o especialista. Época, São Paulo, n. 634, p. 50-51, 12 jul. 2010. Acesso em 27 nov. 2024. RÉ, P. Fotografar a Lua. Astronomia de Amadores. Revista da Associação Portuguesa de Astrônomos Amadores, no16, p. 4-12, jan. 2003. Disponível em: <https://bit.ly/2RfuaBP>.Acesso em: 27 de novembro de 2024. Ribeiro, C. A. (2019). Astrofotografia na divulgação da Astronomia: uma experiência em escolas de ensino fundamental e médio de Trairi. Revista Docentes: Inovação metodológica do ensino através da inserção tecnológica, 4(8). Fortaleza. Recuperado em 26 out., 2021, de https://bit.ly/2IzWY2n. ROBSON, Colin. (1993). Real World Research. Oxford: Blackwell, 1995, 510p. ROCHA, Marisa Lopes da; AGUIAR, Kátia Faria de. Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. Psicologia Ciência e Profissão, v. 23, n. 4, p. 64-73, dez. 2003. RODRIGUES, D. M. S. A. O uso do celular como ferramenta pedagógica. 2015. 36f. Monografia (especialização em mídias na educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. ROJO, Roxane. Diversidade cultural e linguagens na escola; MOURA, Eduardo (Orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. SEABRA, C. O celular na sala de aula. Educação em Revista. Sindicato do Ensino Privado. SINEPE. Rio Grande do Sul, ed. 96, março de 2013. Disponível em: https://sinepe-rs.org.br/servicos/educacao-em-revista/detalhe/96. Acesso em: Acesso em: 20 nov. 2024. T. A. A. Barreto e G. M. A. Almeida, Astrofotografia: técnicas e aplicações, Scientia Plena 5(11), 1 (2009). UNESCO. Diretrizes de Políticas da UNESCO para a Aprendizagem Móvel. Brasil: UNESCO, 2014. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002277/227770por.pdf. Acesso em 19 de nov. de 2024. VIGANÓ, Anelise Baur et al. Linguagem de programação por meio de smartphones possibilitando aprendizagens matemáticas. RENOTE: Revista Novas Tecnologias, v. 18, n. 2, p. 531-540, dez. 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectAstrofotografiapt_BR
dc.subjectCelularpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectSmartphonept_BR
dc.titleUtilizando a astrofotografia como ferramenta educacional: estratégias de observação do céu noturno por meio da fotografia com celularespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3640933197545555pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Cícero Jailton de Morais
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1168537405186676pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, José Edivam Braz
dc.contributor.referee2Leite, Ibson José Maciel
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4141666207667732pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2306273479417265pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA::INSTRUMENTACAO ASTRONOMICApt_BR
dc.description.resumoA astrofotografia é uma ferramenta que possibilita a captura de imagens do céu noturno, integrando conhecimentos de Astronomia, Física e Tecnologia. No ensino médio, essa prática pode ser utilizada para estimular o aprendizado e despertar o interesse dos alunos pela Astronomia. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo inserir a astrofotografia no contexto educacional, por meio de processos de ensino com foco em técnicas para fotografar constelações e corpos celestes do céu noturno. A metodologia adotada envolveu intervenções pedagógicas voltadas à introdução à Astronomia e à compreensão de conceitos fundamentais relacionados ao uso da câmera do celular no modo PRO. Foram abordadas técnicas de captura com longa exposição, incluindo ajustes de foco, ISO e velocidade do obturador. Durante as atividades práticas, os estudantes utilizaram câmeras de celulares, tripés e aplicativos como Stellarium, para a localização de corpos celestes, e Snapseed, para a edição das astrofotografias. Os resultados indicaram que a inserção da astrofotografia no ensino médio despertou o interesse e a curiosidade dos estudantes pela Astronomia. A experiência evidenciou que essa abordagem, enquanto ferramenta didática inovadora, favorece uma aprendizagem interdisciplinar e motivadora, possibilitando a observação do universo de forma prática e envolvente.pt_BR
dc.creator.name2Santos, José Mateus dos
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/6387614526446778pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples