Análise Combinatória e Probabilidade no Parque: Uma Sequência Didática no Software Geogebra para Professores

Visualizar/ Abrir
Data
2021-06-30Autor
Lopes, Francinette Mendes
http://lattes.cnpq.br/8528765780571382
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente texto aborda uma sequência didática construída no GeoGebra. Nela, são trabalhadas conjuntamente os conteúdos de Análise Combinatória e Probabilidade. A proposta tem como problemática a investigação de como os professores podem utilizar recursos digitais (software) para o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos com alunos do Ensino Médio. Logo, a fundamentação teórica buscou obras que abordassem a temática apresentada e o ensino dos dois conceitos, suas dificuldades e os benefícios que as tecnologias digitais podem trazer para o Ensino na Educação Matemática. Deste modo, utilizamos a pesquisa qualitativa-quantitativa para o desenvolvimento do estudo junto com a estratégia transformadora sequencial; para tanto, adaptamos uma situação do cotidiano, a saber, a jardinagem de um parque, para desenvolver os conteúdos a partir de uma perspectiva qualitativa-quantitativa no decorrer deste texto.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: