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dc.creatorLopes, Francinette Mendes
dc.date.accessioned2025-06-26T22:10:47Z
dc.date.available2025-06-26T22:10:47Z
dc.date.issued2021-06-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1734
dc.description.abstractThis text addresses a didactic sequence built in GeoGebra. It works together the contents of Combinatorial Analysis and Probability. The proposal has as its problematic the investigation of how teachers can use digital resources (software) for teaching and learning mathematical concepts in high school students. Therefore, the theoretical foundation sought works that addressed the theme presented and the teaching of the two concepts, their difficulties and the benefits that digital technologies can bring to Teaching in Mathematics Education. Thus, we used qualitative-quantitative research to develop the study together with the sequential transformative strategy, in which we adapted an everyday situation, namely, the gardening of a park, to develop the contents from a quantitative-qualitative perspective in this text.pt_BR
dc.format.extent47 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALSINA, Àngel. La'pirámide de la educación matemática': una herramienta para ayudar a desarrollar la competencia matemática. © Aula de innovación educativa, 2010, núm. 189, p. 12-16, 2010. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. (Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais). Brasília: MEC/SEB. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, 2002. _______. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Orientações curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB. Vol. 2: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 2006, 135p. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018. Bortolossi, H. J. Movimentos, Pensamentos e GeoGebra: alguns aspectos neurocientíficos no ensino e aprendizagem da Matemática. In: BASNIAK, Maria Ivete; RUBIO-PIZZORNO, S (Orgs.). Perspectivas teórico-metodológicas em pesquisas que envolvem tecnologia na Educação Matemática: o GeoGebra em foco. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. BORBA, R. E. S. R.; SOUZA, L.; CARVALHO, J. Desafios do ensino na Educação Básica de Combinatória, Estatística e Probabilidade. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana–Em Teia, v. 9, n. 1, 2018. DE FREITAS VAZ, Duelci Aparecido; DE JESUS, Paulo Cesar Cruvinel. Uma sequência didática para o ensino da Matemática com o software Geogebra. Revista EVS-Revista de Ciências Ambientais e Saúde, v. 41, n. 1, p. 59-75, 2014. DOS SANTOS, Rodrigo Medeiros. Balanço das Pesquisas sobre Formação/prática de Professores que ensinam Estatística, Probabilidade e Combinatória. Zetetike, v. 25, n. 1, p. 204-219, 2017. Caetano, P. A. S. Paterlini, R. R. Jogo dos Discos: Módulo I. Cuiabá, MT: Central de Texto, 2010. - (Matem@tica na pr@tica. Curso de especialização para professores do ensino médio de matemática) CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa-3. Artmed editora, 2008. FURTADO, Artálio Barbosa. Estatística, Análise Combinatória e Probabilidade no Ensino Médio: uma abordagem com o auxílio do software GeoGebra. 2019. GOMES, E. G. da S.; CARVALHO, A. B. G. P. de. As estratégias dos docentes com o uso de tecnologias digitais no contexto pandêmico da covid-19. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana–Em Teia, v. 11, n. 2, 2020. Kilpatrick, Jeremy (1996). Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico. Zetetiké, vol 4, n°5, jan/jun de 1996, pp. 99-120. Acesso em 15 de mar. Disponível em https://www.periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646867/1 3768. SILVA, Marcela Souza. Perspectivas de licenciandos em Matemática em relação a utilização das tecnologias digitais na Educação básica. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2020. SOUZA, R.; CALEJON, L. Uso da tecnologia da informação e comunicação em uma sequência didática incluindo software GeoGebra no ensino da estatística descritiva. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 4, p. 227-244, 2019.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectSoftware Geogebrapt_BR
dc.titleAnálise Combinatória e Probabilidade no Parque: Uma Sequência Didática no Software Geogebra para Professorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8528765780571382pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Bruno Lopes de Oliveira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee2Silva, Amanda Barbosa da
dc.contributor.referee3Lima, Ana Paula Barbosa de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7184558000812227pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5722655710803641pt_BR
dc.publisher.departmentEaD - Polo Pesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoO presente texto aborda uma sequência didática construída no GeoGebra. Nela, são trabalhadas conjuntamente os conteúdos de Análise Combinatória e Probabilidade. A proposta tem como problemática a investigação de como os professores podem utilizar recursos digitais (software) para o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos com alunos do Ensino Médio. Logo, a fundamentação teórica buscou obras que abordassem a temática apresentada e o ensino dos dois conceitos, suas dificuldades e os benefícios que as tecnologias digitais podem trazer para o Ensino na Educação Matemática. Deste modo, utilizamos a pesquisa qualitativa-quantitativa para o desenvolvimento do estudo junto com a estratégia transformadora sequencial; para tanto, adaptamos uma situação do cotidiano, a saber, a jardinagem de um parque, para desenvolver os conteúdos a partir de uma perspectiva qualitativa-quantitativa no decorrer deste texto.pt_BR


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