A RESILIÊNCIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA, UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Visualizar/ Abrir
Data
2021-07-15Autor
Tavares, Thamyres Lemos
http://lattes.cnpq.br/3905305849315696
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho traz algumas considerações em torno do conceito de Resiliência, como se deu o ensino e aprendizagem da disciplina de matemática em tempo pandêmico de estudantes de uma turma de 3º ano do Ensino Médio. Nosso intuito era conhecer quais os obstáculos, que alunos de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio, de uma Instituição da Rede Pública, situada no Agreste Pernambucano, se depararam durante esta pandemia, e verificar quais foram as formas que encontraram para lidar com as mesmas. Contamos com os seguintes objetivos para a realização desta pesquisa: analisar como é a relação do estudante com a disciplina de Matemática; conhecer quais foram as adversidades que se depararam durante a pandemia; e verificar de que forma os estudantes estão lidando com as mesmas à luz do conceito de resiliência. Durante a realização da pesquisa, aplicamos inicialmente um questionário, que foi direcionado aos estudantes, foi dotado de questões em torno da Aprendizagem Matemática e das dificuldades enfrentadas pelos estudantes durante o período de pandemia. Os dados qualitativos obtidos foram analisados em gráficos e tabelas. E por fim, analisamos os dados obtidos, relacionando a resiliência e os obstáculos enfrentados por esses estudantes durante a pandemia. Ao término da presente pesquisa, podemos mencionar que mesmo a disciplina de Matemática sendo dita como difícil, mesmo a pessoa que os ajuda estando distante fisicamente, mesmo tirando notas boas vez em quando, e com toda a dificuldade que a pandemia agregou e embora não sabendo qual o significado de resiliência, eles não deixam de ser. Pois continuam tentando, seguindo e buscando em meio ao caos.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: