Mostrar registro simples

dc.creatorTavares, Thamyres Lemos
dc.date.accessioned2025-06-26T21:39:12Z
dc.date.available2025-06-26T21:39:12Z
dc.date.issued2021-07-15
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1733
dc.format.extent49 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationANGST, R. Psicologia e Resiliência: Uma revisão de literatura, 2009. Disponível em: <http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google& base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=540796&indexSearch=ID>. Acesso em 28 de Fevereiro de 2021. BARBOSA, E.F. Instrumentos de Coletas de dados em pesquisas educacionais, 2008. Disponível em: <http://www.inf.ufsc.br/~vera.carmo/Ensino_2013_2/Instrumento_Coleta_Dados_Pesquisas_ Educacionais.pdf >. Acesso em: 28 de Fevereiro de 2021. BRANDÃO, J.M. Resiliência: De que se trata? O conceito e suas imprecisões. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, Belo Horizonte, 2009. FAJARDO, I.N. Resiliência e Educação: exemplo das escolas do amanhã. Curitiba: Appris, Cap. 01 e 05, 2015. FLACH, F. Resiliência: a arte de ser flexível. São Paulo: Saraiva, 1991. GERHARDT, T.E. ; SILVEIRA, D.T. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2009. (Educação a Distância, 5). LEAL, A.L.G. Resiliência e Formação Humana em Professores do Ensino Fundamental I da Rede Pública Municipal: Em Busca Da Integralidade. Recife: Ed. Universitária, 2010. LOPES, L. É possível ser resiliente em tempos de crise?, 2020. Disponível em: https://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/priorize-voce/2020/12/18/como-ser-resiliente-em-tempos-de-crise. Acesso em: 07 de julho de 2021. MINAYO, M.C.S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade, 2004. Disponível em: <http://www.scielosp.org/pdf/csv/v17n3/v17n3a07>. Acesso em 28 de Fevereiro de 2021. MOREIRA, M.A. Teorias de Aprendizagem, 1999. Disponível em: <http://docslide.com.br/documents/livro-teorias-de-aprendizagem-marco-antonio-moreira.ht ml>. Acesso em 28 de Fevereiro de 2021. em NETO, J.M.F.A. Sobre o ensino aprendizagem e a sociedade da tecnologia: por que se refletir tempo de pandemia?, 2020. Disponível em: <file:///C:/Users/User/Downloads/32-Texto%20do%20artigo-35-3-10-20200528%20(2).pdf> . Acesso em 28 de Fevereiro de 2021. de PASSINI, C.G.D.; CARVALHO, E. de; ALMEIDA, L.H.C.,2020. A educação híbrida em tempos pandemia: algumas considerações. Disponível em: <https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hi brida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf> . Acesso em 28 de Fevereiro de 2021. POLETTO, M.; KOLLER, S.H. Contextos ecológicos: promotores de resiliência, fatores de risco e proteção, 2008. Estudos de Psicologia. Campinas, [versão eletrônica], 25 (3), 405-416. RAMPAZZO, L. Metodologia Científica. 6.ed. Edições Loyola, 2011. um ROSSINI, T.S.R. Interesse por Matemática, engajamento e a experiência de fracasso escolar: estudo com adolescentes, 2014. Disponível em: <http://bdtd.ibict.br/vufind/Search/Results?lookfor=Interesse+por+Matem%C3%A1tica%2C +engajamento+e+a+experi%C3%AAncia+de+fracasso+escolar%3A+um+estudo+com+adole scentes&type=AllFields>. Acesso em 28 de Fevereiro de 2021. de SILVA, D. dos S.; ANDRADE, L.A.P; SANTOS, S.S.P. dos. Alternativas de ensino em tempo pandemia, 2020. Disponível em: <file:///C:/Users/User/Downloads/7177-Article-108209-1-10-20200823%20(1).pdf>.Acesso em 28 de Fevereiro de 2021. SILVEIRA, M.R.A. Matemática é difícil: Um sentido pré-constituído evidenciado na fala dos estudantes, 2002. <http://www.anped.org.br/25/marisarosaniabreusilveirat19.rtf>. Acesso em 28 de Fevereiro de 2021. Disponível em: TAVARES, J. (2001). A resiliência na sociedade emergente. Em J. Tavares (org.) Resiliência e Educação. (pp. 43-75) São Paulo: Cortez. TAVARES, T. L. Reflexões sobre a Resiliência e possíveis dificuldades relacionadas ao ensino aprendizagem na disciplina de Matemática, 2018: 113f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática)- Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, Caruaru, 2018. VIEIRA, L. RICCI, M.. A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo, 2020. Disponível em: <https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/7432/EDITORIAL_DE_ABRIL___Let_ci a_Vieira_e_Maike_Ricci_final_15882101662453_7432.pdf> Acesso em 28 de Fevereiro de 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA RESILIÊNCIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA, UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3905305849315696pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jessica Barbosa da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5029978674683433pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Karla Maria Euzebio da
dc.contributor.referee2Melo, Danilo Pontual de
dc.contributor.referee3Silva, Jessica Barbosa da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/17 52739950034300pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/68 20011450803149pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/50 29978674683433pt_BR
dc.publisher.departmentEaD - Polo Palmarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho traz algumas considerações em torno do conceito de Resiliência, como se deu o ensino e aprendizagem da disciplina de matemática em tempo pandêmico de estudantes de uma turma de 3º ano do Ensino Médio. Nosso intuito era conhecer quais os obstáculos, que alunos de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio, de uma Instituição da Rede Pública, situada no Agreste Pernambucano, se depararam durante esta pandemia, e verificar quais foram as formas que encontraram para lidar com as mesmas. Contamos com os seguintes objetivos para a realização desta pesquisa: analisar como é a relação do estudante com a disciplina de Matemática; conhecer quais foram as adversidades que se depararam durante a pandemia; e verificar de que forma os estudantes estão lidando com as mesmas à luz do conceito de resiliência. Durante a realização da pesquisa, aplicamos inicialmente um questionário, que foi direcionado aos estudantes, foi dotado de questões em torno da Aprendizagem Matemática e das dificuldades enfrentadas pelos estudantes durante o período de pandemia. Os dados qualitativos obtidos foram analisados em gráficos e tabelas. E por fim, analisamos os dados obtidos, relacionando a resiliência e os obstáculos enfrentados por esses estudantes durante a pandemia. Ao término da presente pesquisa, podemos mencionar que mesmo a disciplina de Matemática sendo dita como difícil, mesmo a pessoa que os ajuda estando distante fisicamente, mesmo tirando notas boas vez em quando, e com toda a dificuldade que a pandemia agregou e embora não sabendo qual o significado de resiliência, eles não deixam de ser. Pois continuam tentando, seguindo e buscando em meio ao caos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples