dc.creator | Tavares, Thamyres Lemos | |
dc.date.accessioned | 2025-06-26T21:39:12Z | |
dc.date.available | 2025-06-26T21:39:12Z | |
dc.date.issued | 2021-07-15 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1733 | |
dc.format.extent | 49 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ANGST, R. Psicologia e Resiliência: Uma revisão de literatura, 2009. Disponível em: <http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google& base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=540796&indexSearch=ID>. Acesso em 28 de Fevereiro de 2021. BARBOSA, E.F. Instrumentos de Coletas de dados em pesquisas educacionais, 2008. Disponível em: <http://www.inf.ufsc.br/~vera.carmo/Ensino_2013_2/Instrumento_Coleta_Dados_Pesquisas_ Educacionais.pdf >. Acesso em: 28 de Fevereiro de 2021. BRANDÃO, J.M. Resiliência: De que se trata? O conceito e suas imprecisões. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, Belo Horizonte, 2009. FAJARDO, I.N. Resiliência e Educação: exemplo das escolas do amanhã. Curitiba: Appris, Cap. 01 e 05, 2015. FLACH, F. Resiliência: a arte de ser flexível. São Paulo: Saraiva, 1991. GERHARDT, T.E. ; SILVEIRA, D.T. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2009. (Educação a Distância, 5). LEAL, A.L.G. Resiliência e Formação Humana em Professores do Ensino Fundamental I da Rede Pública Municipal: Em Busca Da Integralidade. Recife: Ed. Universitária, 2010. LOPES, L. É possível ser resiliente em tempos de crise?, 2020. Disponível em: https://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/priorize-voce/2020/12/18/como-ser-resiliente-em-tempos-de-crise. Acesso em: 07 de julho de 2021. MINAYO, M.C.S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade, 2004. Disponível em: <http://www.scielosp.org/pdf/csv/v17n3/v17n3a07>. Acesso em 28 de Fevereiro de 2021. MOREIRA, M.A. Teorias de Aprendizagem, 1999. Disponível em: <http://docslide.com.br/documents/livro-teorias-de-aprendizagem-marco-antonio-moreira.ht ml>. Acesso em 28 de Fevereiro de 2021. em NETO, J.M.F.A. Sobre o ensino aprendizagem e a sociedade da tecnologia: por que se refletir tempo de pandemia?, 2020. Disponível em: <file:///C:/Users/User/Downloads/32-Texto%20do%20artigo-35-3-10-20200528%20(2).pdf> . Acesso em 28 de Fevereiro de 2021. de PASSINI, C.G.D.; CARVALHO, E. de; ALMEIDA, L.H.C.,2020. A educação híbrida em tempos pandemia: algumas considerações. Disponível em: <https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hi brida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf> . Acesso em 28 de Fevereiro de 2021. POLETTO, M.; KOLLER, S.H. Contextos ecológicos: promotores de resiliência, fatores de risco e proteção, 2008. Estudos de Psicologia. Campinas, [versão eletrônica], 25 (3), 405-416.
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A RESILIÊNCIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA, UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3905305849315696 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Jessica Barbosa da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5029978674683433 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Karla Maria Euzebio da | |
dc.contributor.referee2 | Melo, Danilo Pontual de | |
dc.contributor.referee3 | Silva, Jessica Barbosa da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/17 52739950034300 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/68 20011450803149 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/50 29978674683433 | pt_BR |
dc.publisher.department | EaD - Polo Palmares | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho traz algumas considerações em torno do conceito de Resiliência, como se deu o ensino e aprendizagem da disciplina de matemática em tempo pandêmico de estudantes de uma turma de 3º ano do Ensino Médio. Nosso intuito era conhecer quais os obstáculos, que alunos de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio, de uma Instituição da Rede Pública, situada no Agreste Pernambucano, se depararam durante esta pandemia, e verificar quais foram as formas que encontraram para lidar com as mesmas. Contamos com os seguintes objetivos para a realização desta pesquisa: analisar como é a relação do estudante com a disciplina de Matemática; conhecer quais foram as adversidades que se depararam durante a pandemia; e verificar de que forma os estudantes estão lidando com as mesmas à luz do conceito de resiliência. Durante a realização da pesquisa, aplicamos inicialmente um questionário, que foi direcionado aos estudantes, foi dotado de questões em torno da Aprendizagem Matemática e das dificuldades enfrentadas pelos estudantes durante o período de pandemia. Os dados qualitativos obtidos foram analisados em gráficos e tabelas. E por fim, analisamos os dados obtidos, relacionando a resiliência e os obstáculos enfrentados por esses estudantes durante a pandemia. Ao término da presente pesquisa, podemos mencionar que mesmo a disciplina de Matemática sendo dita como difícil, mesmo a pessoa que os ajuda estando distante fisicamente, mesmo tirando notas boas vez em quando, e com toda a dificuldade que a pandemia agregou e embora não sabendo qual o significado de resiliência, eles não deixam de ser. Pois continuam tentando, seguindo e buscando em meio ao caos. | pt_BR |