Matemática Financeira no ensino médio: uma proposta de intervenção

Visualizar/ Abrir
Data
2021-07-19Autor
Silva, Maria Beatriz Costa
http://lattes.cnpq.br/9971923998369695
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Neste trabalho abordamos como a educação financeira é um fator importante para o
desenvolvimento pessoal de todas as pessoas, ainda mais do sujeito empreendedor. Existe
uma quantidade considerável de jovens empreendedores que está ganhando força no Brasil, e
por isso é importante atentar para como a escola está lidando com essa realidade. O nosso
objetivo é identificar a importância da matemática financeira para jovens egressos do ensino
médio terem um pensamento financeiro crítico, além abordar como esses estudos podem
contribuir para o dia a dia do homem do campo, que tem o empreendedorismo aplicado na sua
realidade financeira desde muito cedo. Como método, trouxemos abordagens sobre a
matemática financeira, empreendedorismo e ensino de matemática financeira em sala de aula,
além propormos uma sequência didática que pode ser aplicada com alunos da terceira série do
ensino médio. Concluímos, deste modo, que pensar a educação financeira deve ser uma
preocupação abordada já no espaço escolar, uma vez que estamos diante de práticas
educativas concernentes ao desenvolvimento de habilidades fundamentais para os estudos e
práticas da matemática.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: