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dc.creatorSilva, Maria Beatriz Costa
dc.date.accessioned2025-06-26T21:17:20Z
dc.date.available2025-06-26T21:17:20Z
dc.date.issued2021-07-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1732
dc.description.abstractIn this work, we approach how financial education is an important factor for the personal development of all people, even more so for the entrepreneurial subject. There is a considerable amount of young entrepreneurs that are gaining strength in Brazil, and that is why it is important to pay attention to how the school is dealing with this reality. Our goal is to identify the importance of financial mathematics for young high school graduates to have critical financial thinking, in addition to addressing how these studies can contribute to the daily lives of rural people, who have had entrepreneurship applied to their financial reality for a long time. early. As a method, we bring approaches on financial mathematics, entrepreneurship and teaching financial mathematics in the classroom, in addition to proposing a didactic sequence that can be applied to third-grade high school students. We conclude, therefore, that thinking about financial education should be a concern already addressed in the school environment, since we are facing educational practices concerning the development of fundamental skills for the studies and practices of mathematics.pt_BR
dc.format.extent39 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARAÚJO, C. R. V. Matemática financeira: uso das minicalculadoras HP12C e HP19BII. Atlas. São Paulo, 1992. BAGGIO, F; BAGGIO, D. K. Empreendedorismo: Conceitos e Definições Adelar. Rev. de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, Rio Grande do Sul, 2014. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofin al_site.pdf. Acesso em: 15 jun 2021 BRANDT, C. F.; MORETTI, M.T. Ensinar e aprender matemática: possibilidades para a prática educativa [online]. Ponta Grossa: Editora UEPG, 307 p., 2016. BRITO, A. N. S. Matemática financeira para o ensino fundamental II: Uma sequência didática para o ensino que promova pequenos empreendedores. Universidade Federal do Tocantins. [Dissertação de mestrado]. 2020. CHAS, D. M. P. Matemática e interdisciplinaridade: um estudo sobre os ateriais didáticos. Estação Científica (UNIFAP), v. 6, n. 3, p. 97-109. Macapá, 2016. CUNHA, C. L.; LAUDARES, J. B. Educação Financeira e Matemática Financeira - Uma Possibilidade Pela Educação Matemática. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), v. 12, n. 28, 2019. D’ AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. FUNDAÇÃO LEMANN E MERITT (2021): portal QEdu.org.br, acessado em 03/07/2021. GÖRAN, T. Os campos de extermínio da desigualdade. Revista Soundings, 2009, nº 42. GOUVEIA, ROSIMAR. Matemática Financeira. Toda matéria, 2011. Disponível em:< https://www.todamateria.com.br/matematica-financeira-conceitosformulas/>. Acesso em: 07, junho de 2021. GRANDO; SCHNEIDER. Matemática financeira: alguns elementos históricos e contemporâneos. ZETETIKÉ. v. 18, n. 33. São Paulo, 2010. GRANJA RIBEIRO. Nos dias de hoje dá para ganhar dinheiro criando suínos ( porcos ). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L3Pf7gJ6UaE LAUDARES, J. B; O conceito e a definição em matemática: aprendizagem e compreensão. Curitiba, 2013. LIMA, V. M. R; RAMOS, M. G. Percepções de interdisciplinaridade de professores de Ciências e Matemática: Um Exercício de Análise Textual Discursiva. Revista Lusófona de Educação. 2017. LOPES, ADRIANA. Matemática Financeira. Educa+Brasil, 2018. Disponível em: < https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/matematica/matematicafinanceira>. Acesso em: 06, junho de 2021. LOPES, L. S; FERREIRA, A. L. A. Um olhar sobre a história nas aulas de matemática. Revista Abakós. Belo Horizonte, 2013. MARX, Karl; ELGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Madrid: Fundamentos, 1975. 2 V. MELLO, M. A importância da matemática aplicada a negócios. 2017. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/a-importancia-da-matematicaaplicada-a-negocios>. Acesso em: 10 jun 2021. OCDE-Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico. OECD's Financial Education Project. Assessoria de Comunicação Social, 2004. Disponível em: <www.oecd.org/ >. Acesso em: 09 de ago. de 2021. PASQUALI, C. Fatores determinantes no gerenciamento de negócios de microempreendedores individuais do setor de produção de alimentos da cidade de francisco beltrão. Trabalho de Conclusão (Especialização em Engenharia de Produção)- Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Francisco Beltrão, 2019. SANTOS, S. C. T; LEAL, C. C. R. O desinteresse dos alunos para com a matemática e as dificuldades enfrentadas por professores para ensinar a disciplina no ensino médio. Santa Helena, 2017. SAVOIA, J. R. F.; SAITO, A. T.; SANTANA, F. A. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Rev. Adm. Pública, v. 41. n. 6, 2007. SELLA, M. G. M. Matemática financeira e o empreendedorismo: uma possibilidade no ensino de jovens e adultos. Paraná, 2013. SILVA, R. M. A matemática como instrumento para o desenvolvimento humano e emancipação social. São Paulo, 2016. TEIXEIRA, R. R. Humanização e Atenção Primária à Saúde. Ciência e Saúde Coletiva. São Paulo, 2005. TV CIDADE VERDE. Pecuária leiteira pode ser competitiva em pequenas propriedades. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6w2wFglaeSApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleMatemática Financeira no ensino médio: uma proposta de intervençãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971923998369695pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Filipe Mendonça de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3409397956357592pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Filipe Mendonça de
dc.contributor.referee2Silva, Amanda Barbosa da
dc.contributor.referee3Silva, Francisco Romildo da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3409397956 357592pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7184558000 812227pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7864756614 139184pt_BR
dc.publisher.departmentEad - Polo Pesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho abordamos como a educação financeira é um fator importante para o desenvolvimento pessoal de todas as pessoas, ainda mais do sujeito empreendedor. Existe uma quantidade considerável de jovens empreendedores que está ganhando força no Brasil, e por isso é importante atentar para como a escola está lidando com essa realidade. O nosso objetivo é identificar a importância da matemática financeira para jovens egressos do ensino médio terem um pensamento financeiro crítico, além abordar como esses estudos podem contribuir para o dia a dia do homem do campo, que tem o empreendedorismo aplicado na sua realidade financeira desde muito cedo. Como método, trouxemos abordagens sobre a matemática financeira, empreendedorismo e ensino de matemática financeira em sala de aula, além propormos uma sequência didática que pode ser aplicada com alunos da terceira série do ensino médio. Concluímos, deste modo, que pensar a educação financeira deve ser uma preocupação abordada já no espaço escolar, uma vez que estamos diante de práticas educativas concernentes ao desenvolvimento de habilidades fundamentais para os estudos e práticas da matemática.pt_BR


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