dc.creator | Silva, Maria Beatriz Costa | |
dc.date.accessioned | 2025-06-26T21:17:20Z | |
dc.date.available | 2025-06-26T21:17:20Z | |
dc.date.issued | 2021-07-19 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1732 | |
dc.description.abstract | In this work, we approach how financial education is an important factor for the personal
development of all people, even more so for the entrepreneurial subject. There is a
considerable amount of young entrepreneurs that are gaining strength in Brazil, and that is why
it is important to pay attention to how the school is dealing with this reality. Our goal is to identify
the importance of financial mathematics for young high school graduates to have critical
financial thinking, in addition to addressing how these studies can contribute to the daily lives of
rural people, who have had entrepreneurship applied to their financial reality for a long time.
early. As a method, we bring approaches on financial mathematics, entrepreneurship and
teaching financial mathematics in the classroom, in addition to proposing a didactic sequence
that can be applied to third-grade high school students. We conclude, therefore, that thinking
about financial education should be a concern already addressed in the school environment,
since we are facing educational practices concerning the development of fundamental skills for
the studies and practices of mathematics. | pt_BR |
dc.format.extent | 39 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ARAÚJO, C. R. V. Matemática financeira: uso das minicalculadoras HP12C e
HP19BII. Atlas. São Paulo, 1992.
BAGGIO, F; BAGGIO, D. K. Empreendedorismo: Conceitos e Definições
Adelar. Rev. de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, Rio Grande do
Sul, 2014.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino
Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível
em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofin
al_site.pdf. Acesso em: 15 jun 2021
BRANDT, C. F.; MORETTI, M.T. Ensinar e aprender matemática:
possibilidades para a prática educativa [online]. Ponta Grossa: Editora UEPG,
307 p., 2016.
BRITO, A. N. S. Matemática financeira para o ensino fundamental II: Uma
sequência didática para o ensino que promova pequenos empreendedores.
Universidade Federal do Tocantins. [Dissertação de mestrado]. 2020.
CHAS, D. M. P. Matemática e interdisciplinaridade: um estudo sobre os ateriais
didáticos. Estação Científica (UNIFAP), v. 6, n. 3, p. 97-109. Macapá, 2016.
CUNHA, C. L.; LAUDARES, J. B. Educação Financeira e Matemática
Financeira - Uma Possibilidade Pela Educação Matemática. Revista do
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade
Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), v. 12, n. 28, 2019.
D’ AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade.
Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
FUNDAÇÃO LEMANN E MERITT (2021): portal QEdu.org.br, acessado em
03/07/2021.
GÖRAN, T. Os campos de extermínio da desigualdade. Revista Soundings,
2009, nº 42.
GOUVEIA, ROSIMAR. Matemática Financeira. Toda matéria, 2011. Disponível
em:< https://www.todamateria.com.br/matematica-financeira-conceitosformulas/>. Acesso em: 07, junho de 2021.
GRANDO; SCHNEIDER. Matemática financeira: alguns elementos históricos e
contemporâneos. ZETETIKÉ. v. 18, n. 33. São Paulo, 2010.
GRANJA RIBEIRO. Nos dias de hoje dá para ganhar dinheiro criando suínos (
porcos ). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L3Pf7gJ6UaE
LAUDARES, J. B; O conceito e a definição em matemática: aprendizagem e
compreensão. Curitiba, 2013.
LIMA, V. M. R; RAMOS, M. G. Percepções de interdisciplinaridade de
professores de Ciências e Matemática: Um Exercício de Análise Textual
Discursiva. Revista Lusófona de Educação. 2017.
LOPES, ADRIANA. Matemática Financeira. Educa+Brasil, 2018. Disponível
em: < https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/matematica/matematicafinanceira>. Acesso em: 06, junho de 2021.
LOPES, L. S; FERREIRA, A. L. A. Um olhar sobre a história nas aulas de
matemática. Revista Abakós. Belo Horizonte, 2013.
MARX, Karl; ELGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Madrid:
Fundamentos, 1975. 2 V.
MELLO, M. A importância da matemática aplicada a negócios. 2017. Disponível
em: <https://administradores.com.br/artigos/a-importancia-da-matematicaaplicada-a-negocios>. Acesso em: 10 jun 2021.
OCDE-Organização de Cooperação e de Desenvolvimento
Econômico. OECD's Financial Education Project. Assessoria de Comunicação
Social, 2004. Disponível em: <www.oecd.org/ >. Acesso em: 09 de ago. de
2021.
PASQUALI, C. Fatores determinantes no gerenciamento de negócios de
microempreendedores individuais do setor de produção de alimentos da cidade
de francisco beltrão. Trabalho de Conclusão (Especialização em Engenharia de Produção)- Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Francisco Beltrão,
2019.
SANTOS, S. C. T; LEAL, C. C. R. O desinteresse dos alunos para com a
matemática e as dificuldades enfrentadas por professores para ensinar a
disciplina no ensino médio. Santa Helena, 2017.
SAVOIA, J. R. F.; SAITO, A. T.; SANTANA, F. A. Paradigmas da educação
financeira no Brasil. Rev. Adm. Pública, v. 41. n. 6, 2007.
SELLA, M. G. M. Matemática financeira e o empreendedorismo: uma
possibilidade no ensino de jovens e adultos. Paraná, 2013.
SILVA, R. M. A matemática como instrumento para o desenvolvimento humano
e emancipação social. São Paulo, 2016.
TEIXEIRA, R. R. Humanização e Atenção Primária à Saúde. Ciência e Saúde
Coletiva. São Paulo, 2005.
TV CIDADE VERDE. Pecuária leiteira pode ser competitiva em pequenas
propriedades. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6w2wFglaeSA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática financeira | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Matemática Financeira no ensino médio: uma proposta de intervenção | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9971923998369695 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Filipe Mendonça de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3409397956357592 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Filipe Mendonça de | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Amanda Barbosa da | |
dc.contributor.referee3 | Silva, Francisco Romildo da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3409397956 357592 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7184558000 812227 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7864756614 139184 | pt_BR |
dc.publisher.department | Ead - Polo Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho abordamos como a educação financeira é um fator importante para o
desenvolvimento pessoal de todas as pessoas, ainda mais do sujeito empreendedor. Existe
uma quantidade considerável de jovens empreendedores que está ganhando força no Brasil, e
por isso é importante atentar para como a escola está lidando com essa realidade. O nosso
objetivo é identificar a importância da matemática financeira para jovens egressos do ensino
médio terem um pensamento financeiro crítico, além abordar como esses estudos podem
contribuir para o dia a dia do homem do campo, que tem o empreendedorismo aplicado na sua
realidade financeira desde muito cedo. Como método, trouxemos abordagens sobre a
matemática financeira, empreendedorismo e ensino de matemática financeira em sala de aula,
além propormos uma sequência didática que pode ser aplicada com alunos da terceira série do
ensino médio. Concluímos, deste modo, que pensar a educação financeira deve ser uma
preocupação abordada já no espaço escolar, uma vez que estamos diante de práticas
educativas concernentes ao desenvolvimento de habilidades fundamentais para os estudos e
práticas da matemática. | pt_BR |