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dc.creatorAlves, Douglas Costa Schurmann
dc.date.accessioned2025-06-13T20:16:27Z
dc.date.available2025-06-13T20:16:27Z
dc.date.issued2025-04-16
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1722
dc.description.abstractThis work aims to elucidate, through a diagnosis, the waste management practices in the Chemistry laboratories of the IFPE Campus Ipojuca, as well as to analyze the institutional response to global transitions aimed at promoting more sustainable Chemistry, proposing to minimize environmental impacts and strengthen the local community. Thus, a survey was conducted on the management of chemical waste in the chemistry laboratories of the IFPE Ipojuca campus through a questionnaire, which was answered by professors and laboratory technicians. In addition, some treatment methods were also proposed. We noted that despite there being no adequate treatment, with only storage, the respondents demonstrate the importance of having a waste management program even if in collaboration with other institutions. However, we also observed that management remains absent, either due to lack of knowledge or omission. Although it is a difficult task to implement, it is possible to start with actions that promote awareness and incentives that encourage the engagement of the academic community, such as extension programs where students can participate and develop practical and theoretical skills, as well as develop critical thinking in a teaching proposal in which they feel like they are participating in a cause.pt_BR
dc.format.extent72 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectResíduospt_BR
dc.subjectGerenciamentopt_BR
dc.titleDiagnose do gerenciamento de resíduos químicos dos laboratórios de Química: consoante a percepção dos docentes e técnicos de laboratóriospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2405330635876646pt_BR
dc.contributor.advisor1Sales, Paula Barone da Paz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7548417315843934pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo elucidar por meio de uma diagnose as pŕaticas de gerenciamento de resíduos nos laboratórios de Química do IFPE Campus Ipojuca, assim como analisar a resposta institucional frente às transições globais direcionadas ao fomento de uma Química mais sustentável, propõem-se à minimização dos impactos ambientais e ao fortalecimento da comunidade local. Diante disso, foi realizada uma verificação sistemática sobre as práticas adotadas no gerenciamento de resíduos químicos dos laboratórios de Química do IFPE Campus Ipojuca por meio da aplicação de um questionário voltado para os docentes e técnicos de laboratório da área de Química. As questões que compuseram o questionário foram selecionadas com o intuito de avaliar o conhecimento dos entrevistados em relação ao gerenciamento de resíduos dos laboratórios de Química do IFPE Campus Ipojuca. Adicionalmente, foram propostos alguns métodos de tratamentos. Constatou-se que, conquanto não haja um sistema tratamento efetivo implementado, sendo meramente realizada a etapa de armazenamento dos resíduos, os pesquisados demonstraram reconhecer o mérito de um programa estruturado de gerenciamento, ademais considerando parcerias interinstitucionais como uma alternativa viável. Todavia evidenciou-se uma ausência de posicionamento efetivo por parte da gestão institucional, seja por desconhecimento ou inércia administrativa. Embora os desafios inerentes à implementação de um sistema de gerenciamento de resíduos, o presente estudo sugere que é possível iniciar esse processo através de ações orientadas a sensibilização e ao engajamento da comunidade acadêmica. Programas de pesquisa e extensão, onde os discentes possam atuar ativamente, retratam uma estratégia eficiente para desenvolvimento de competências teórico-práticas e de pensamento crítico, promovendo uma educação cidadã alinhada a uma proposta de ensino na qual estariam inseridos e se sentindo participantes de uma causa maior.pt_BR


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