Diálogos entre a licenciatura em música e a gestão cultural

Visualizar/ Abrir
Data
2021-10-08Autor
Oliveira, Maéve Cristina Lucas de
http://lattes.cnpq.br/0012283304762347
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Neste estudo, busquei investigar os diálogos entre a Licenciatura em Música e a gestão cultural, com o objetivo de compreender como os saberes adquiridos na formação inicial de professores de música articulam-se às ações do campo da gestão cultural pública em dois municípios do Agreste pernambucano. Como objetivos específicos, procurei descrever ações e projetos desenvolvidos nos processos de gestão cultural e identificar a mobilização, direta ou indireta, de conhecimentos e habilidades próprios da formação inicial de professores de música nos processos de gestão cultural. Este estudo foi desenvolvido a partir de duas propostas metodológicas: a autoetnografia e o estudo de caso. Entretanto, ambas podem ser vistas aqui como estudos de caso, desde que se leve em conta que um dos casos diz respeito à minha experiência enquanto licencianda em música e gestora cultural, ao passo que o outro caso foi estudado a partir da experiência de um egresso da Licenciatura em Música do IFPE – campus Belo Jardim, o Professor X, que também passou a atuar como gestor cultural. Os resultados apresentados mostram que é possível gerir culturalmente a partir de conhecimentos adquiridos em uma Licenciatura em Música. No entanto, o estudo também deixou claro o déficit na formação de gestores culturais. No contexto desta investigação, compreendo que gestores culturais egressos de uma Licenciatura em Música tendem a ressignificar uma parcela dos conhecimentos e habilidades vivenciados na formação inicial (de professores), adequando-os às novas situações em sua função de gestão cultural. Por fim, compreendo que é possível ser educador musical e gerir culturalmente, porque a música, a educação e a cultura, estão interligadas. Mas destaco que há muito a se fazer para que gestores culturais e professores de música tenham as necessárias capacitações para atuar no mundo contemporâneo.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: