dc.creator | Oliveira, Maéve Cristina Lucas de | |
dc.date.accessioned | 2025-06-10T15:19:04Z | |
dc.date.available | 2025-06-10T15:19:04Z | |
dc.date.issued | 2021-10-08 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA. Maéve Cristina Lucas de. Diálogos entre a licenciatura em música e a gestão cultural. 2021.28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Belo Jardim, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1719 | |
dc.description.abstract | In this study, I sought to investigate the dialogues between the Degree in Music and cultural management, with the aim of understanding how the knowledge acquired in the initial training of music teachers is linked to actions in the field of public cultural management in two municipalities in the Agreste region of Pernambuco. As specific objectives, I tried to describe actions and projects developed in cultural management processes and identify the mobilization, direct or indirect, of knowledge and skills acquired in the initial training of music teachers to deal with processes and projects in cultural management. This study was developed from two methodological proposals: autoethnography and case study. However, both can be seen here as case studies, as long as one takes into account that one of the cases concerns my experience as a music student and cultural manager, while the other case was studied from the experience of an alumnus of the Degree in Music at IFPE – Belo Jardim campus, Professor X, who also started to act as cultural manager. The results presented show that it is possible to manage culturally from knowledge acquired in a Degree in Music. However, the study also made clear the deficit in the training of cultural managers. In the context of this investigation, I understand that cultural managers who graduated from a Degree in Music tend to reframe a portion of the knowledge and skills experienced in the initial training (of teachers), adapting them to new situations in their cultural management function. Finally, I understand that it is possible to be a music educator and manage culturally, because music, education and culture are interconnected. But I emphasize that there is a lot to be done so that cultural managers and music teachers have the necessary training to act in the contemporary world. | pt_BR |
dc.format.extent | 28p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ARAUJO, Bianca Cruz de; DAVEL, Eduardo. Autoetnografia na pesquisa em administração: desafios e potencialidades. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA (CIAIQ), 7., 2018, Fortaleza. Atas... Fortaleza: CIAIQ, 2018. v. 3, p. 194-203.
BARROS, José Márcio. Cultura, mudança transformação: a diversidade cultural e os desafios de desenvolvimento e inclusão. In: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA (ENECULT), 3., 2007, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2007. p. 1-16.
BENETTI, Alfonso. A autoetnografia como método de investigação artística sobre a expressividade na performance pianística. Opus, Universidade de Aveiro, Portugal, v. 23, n. 1, p. 147-165, abr. 2017.
BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília/DF, seção 1, p. 27833, 23 dez. 1996.
COSTA, Anne Valeska Lopes da. Percursos de inserção profissional: um estudo com egressos da licenciatura em música da UERN. 2020. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Semiárido, Mossoró, 2020.
CUNHA, Maria Helena. Desafios de uma política pública para a formação de gestores culturais. In: BARROS, José Márcio; OLIVEIRA JUNIOR, José. Pensar e agir com a cultura: desafios da gestão cultural. Belo Horizonte: Observatório da Diversidade Cultural, 2011. p. 35-47.
CUNHA, Maria Helena. Gestão cultural: construindo uma identidade profissional. In: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA (ENECULT), 3., 2007, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2007. p. 1-15.
MONTERO-SIEBURTH, Martha. La auto etnografía como una estrategia para la transformación de la homogeneidad a favor de la diversidad individual en la escuela. Disponível em: https://bit.ly/2YgkjRM. Acesso em: 2 out. 2021.
OLIVEIRA, Olga Alves de; PENNA, Maura. Impasses da política educacional para a música na escola: dilemas entre a polivalência e a formação específica. Revista Vórtex, [S.l.], v. 7, n. 2, ago. 2019.
Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/article/view/2879/1900. Acesso em: 05 out. 2021.
PENNA, Maura. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação e música. Porto Alegre: Sulina, 2015.
SARAIVA, Enrique. A gestão da cultura e a cultura da gestão: a importância da capacitação de administradores culturais. In: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA (ENECULT), 4., 2008, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2008. p. 1-5. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Licenciatura em Música | pt_BR |
dc.subject | Gestão Cultural | pt_BR |
dc.subject | Autoetnografia | pt_BR |
dc.title | Diálogos entre a licenciatura em música e a gestão cultural | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0012283304762347 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Robson Rodrigues | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5797130447200641 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Robson Rodrigues | |
dc.contributor.referee2 | Berton, Cesar Gabriel | |
dc.contributor.referee3 | Lira, Aliny Karla Alves de Freitas | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5797130447200641 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2378440038351002 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8474886371160294 | pt_BR |
dc.publisher.department | Belo Jardim | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste estudo, busquei investigar os diálogos entre a Licenciatura em Música e a gestão cultural, com o objetivo de compreender como os saberes adquiridos na formação inicial de professores de música articulam-se às ações do campo da gestão cultural pública em dois municípios do Agreste pernambucano. Como objetivos específicos, procurei descrever ações e projetos desenvolvidos nos processos de gestão cultural e identificar a mobilização, direta ou indireta, de conhecimentos e habilidades próprios da formação inicial de professores de música nos processos de gestão cultural. Este estudo foi desenvolvido a partir de duas propostas metodológicas: a autoetnografia e o estudo de caso. Entretanto, ambas podem ser vistas aqui como estudos de caso, desde que se leve em conta que um dos casos diz respeito à minha experiência enquanto licencianda em música e gestora cultural, ao passo que o outro caso foi estudado a partir da experiência de um egresso da Licenciatura em Música do IFPE – campus Belo Jardim, o Professor X, que também passou a atuar como gestor cultural. Os resultados apresentados mostram que é possível gerir culturalmente a partir de conhecimentos adquiridos em uma Licenciatura em Música. No entanto, o estudo também deixou claro o déficit na formação de gestores culturais. No contexto desta investigação, compreendo que gestores culturais egressos de uma Licenciatura em Música tendem a ressignificar uma parcela dos conhecimentos e habilidades vivenciados na formação inicial (de professores), adequando-os às novas situações em sua função de gestão cultural. Por fim, compreendo que é possível ser educador musical e gerir culturalmente, porque a música, a educação e a cultura, estão interligadas. Mas destaco que há muito a se fazer para que gestores culturais e professores de música tenham as necessárias capacitações para atuar no mundo contemporâneo. | pt_BR |