Mostrar registro simples

dc.creatorFerreira, Luís Henrique Sabino
dc.date.accessioned2025-06-09T14:08:38Z
dc.date.available2025-06-09T14:08:38Z
dc.date.issued2025-02-24
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1714
dc.description.abstractThis study aimed to understand the meanings attributed to the use of music by professionals at a local APAE unit. To achieve this, four professionals who incorporate music into their practices, despite lacking formal musical training, were selected. Cultural Semiotic Psychology served as the theoretical foundation of the study. Data collection involved semi-structured interviews to identify and analyze the meanings attributed to music, along with a document analysis to assess the alignment of these perceptions with institutional guidelines. The results indicate that music is integrated into professional practices in multiple ways, both in education and health promotion. The main meanings attributed to music include its role as a promoter of social interaction, a pedagogical resource, entertainment, a tool for sensory stimulation, an emotional regulator, a psychotherapeutic resource, a facilitator of speech development, a mediator in the therapeutic bonding process, and a multidimensional therapeutic intervention tool. The findings reinforce that, although the meanings attributed to music by APAE professionals align with their practices, the lack of technical training limits its use, highlighting the importance of a qualified professional to maximize its benefits.pt_BR
dc.format.extent36p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAZEVEDO, Graciana Vieira de. Transição escolar. Curitiba: Appris, 2020. CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J.; DESLAURIERS, J. P.; GROULX, L. H.; LAPERRIÈRE, A.; MAYER, R.; PIRES, A. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. (Coleção Sociologia). Título original: La recherche qualitative. COSTA, E.V.; LYRA, M. C. D. P. Como a mente se torna social para Barbara Rogoff? A questão da centralidade do sujeito. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 15, n. 3, p. 637-647, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prc/v15n3/a17v15n3.pdf. Acesso em: 25 jul. 2024. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. LOURO, Viviane. Jogos e atividades musicais para a educação musical inclusiva. 1. ed. São Paulo: Editora Som, 2018. LUCENA, Rodrigo Oliveira de. Vibrações do silêncio na Educação Inclusiva: mediações possíveis no ensino de música para pessoas com surdez. Olinda, PE, 2022. Disponível em: https://musicaeinclusao.wordpress.com/2013/06/07/junior-jose-davison-da-silva-a-util izacao da-musica-com-objetivos-terapeuticos-interfaces-com-a-bioetica-2008/.nAcesso em: 10 dez. 2024. LYRA, M. C. D. P.; VALSINER, J. Historicity in development: abbreviation in mother-infant communication. Infancia y Aprendizaje (Ed. Impresa), v. 34, n. 2, p. 195-203, 2011. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA Editora, 1997. SILVA JÚNIOR, José Davison da. A utilização da música com objetivos terapêuticos: interfaces com a Bioética [manuscrito]. 2008. Disponível em: https://musicaeinclusao.wordpress.com/2013/06/07/junior-jose-davison-da-silva-a-util izacao da-musica-com-objetivos-terapeuticos-interfaces-com-a-bioetica-2008/. Acesso em: 17 jan. 2025. VALÉRIO, T. A. M. Planejando uma aula de música: processos imaginativos em ação. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife. VALÉRIO, T. A. M. O filho adotivo não vem de fora, vem de dentro: um estudo sobre trajetórias de vidas e a construção de significados sobre a decisão de adotar na perspectiva da psicologia cultural semiótica. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife. VALSINER, Jaan. An invitation to cultural psychology. Los Angeles: SAGE Publications, 2014. VALSINER, Jaan. Culture and the development of children's action: a cultural-historical theory of human development. 2. ed. New York: Wiley, 1997. VALSINER, Jaan. Culture and human development. London: Sage Publications, 2000. VALSINER, Jaan. Culture in minds and societies: foundations of cultural psychology. SAGE Publications, 2007. VALSINER, Jaan. Fundamentos da psicologia cultural: mundos da mente, mundos da vida. Trad. Ana Cecília S. Bastos. Porto Alegre: Artmed, 2012. VALSINER, Jaan. Irreversibility of time and ontopotentiality ofsigns. Estudios de Psicologia, v. 23, n. 1, p. 49-59, 2002. Disponível em: http://www.dialogicidad.cl/papers/Valsiner5.pdf. Acesso em: 21 dez. 2024. VALSINER, Jaan; ROSA, A. The Cambridge handbook of sociocultural psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. ZITTOUN, T. Dynamics of life-course transitions: a methodological reflection. In: VAN DER VEER, R.; VAN DIJK, A. (Ed.). Dynamic process methodology in the social and developmental sciences. Springer US, 2009, cap. 18, p. 405-429.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectAPAEpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectPsicologia cultural semióticapt_BR
dc.subjectSignificados sobre músicapt_BR
dc.titleA arte de cuidar: significados sobre o uso da música na atuação profissional da APAEpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613524680501514pt_BR
dc.contributor.advisor1Valério, Tatiana Alves de Melo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8304188182210970pt_BR
dc.contributor.referee1Valério, Tatiana Alves de Melo
dc.contributor.referee2Cordeiro, Andreza Silva
dc.contributor.referee3Sousa, Bernardina Santos Araújo de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8304188182210970pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0246607083825423pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4929110097621126pt_BR
dc.publisher.departmentBelo Jardimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo compreender os significados atribuídos ao uso da música por profissionais de uma unidade da APAE. Para isso, foram selecionados quatro profissionais que incorporam a música em suas práticas, mesmo sem formação musical. A Psicologia Cultural Semiótica serviu como base teórica do estudo. A coleta de dados envolveu entrevistas semiestruturadas, visando identificar e analisar os significados atribuídos à música, além de um levantamento documental para verificar a consonância dessas percepções com os documentos institucionais. Os resultados indicam que a música está presente de diversas formas nas práticas dos profissionais, tanto na educação quanto na promoção da saúde. Os principais significados atribuídos incluem: a música como promotora da interação social, recurso pedagógico, entretenimento, instrumento de estimulação sensorial, regulador emocional, recurso psicoterapêutico, facilitador do desenvolvimento da fala, mediador na construção do vínculo terapêutico e ferramenta de intervenção terapêutica multidimensional. Os achados reforçam que, embora os significados atribuídos à música pelos profissionais da APAE estejam alinhados com suas práticas, a ausência de formação técnica limita seu uso, evidenciando a importância da presença de um profissional especializado para potencializar seus benefícios.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples