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dc.creatorSantos, José Everton do Nascimento
dc.date.accessioned2025-06-02T12:50:11Z
dc.date.available2025-06-02T12:50:11Z
dc.date.issued2025-04-24
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1704
dc.description.abstractWith the understanding that the teaching profession has its challenges and that, just like any other professional, the teacher will build a teaching identity that will be directly related to his or her practice, the present work aimed to know the characteristics of a good teacher, based on social representations of undergraduates and teachers in High School Chemistry. The qualitative research, of an exploratory nature, was carried out through the application of mixed questionnaires directed to teachers and undergraduates in Chemistry. To analyze the data, we constructed three categories defined a priori: professional teacher identity, teaching knowledge and training for teaching. The main data found revealed that the good teacher has a good relationship with the student, knowing his main difficulties and uses this previous knowledge as a starting point to plan and develop his classes. Another characteristic that is added to the identity of this good teacher is the fact that he can relate theory to practice, which facilitates student learning. In view of the great challenges faced by teachers, knowing how the identity of these professionals is formed, the knowledge essential to teaching practice and their opinions on the characterization of a good teacher helps us both to reflect on the profiles of those who are already working, as well as those of the new professionals who are being trained to work in High Schoolpt_BR
dc.format.extent69 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAMBROSETTI, Neusa Banhara; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri. Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escola. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.90, n.226, p. 592-608, set. /dez. 2009. AZAMBUJA, C. D; GOI, M. E. J; HARTMANN, A. M. A formação docente em química e as práticas pedagógicas dos professores da educação básica. Revista Contexto e Educação, ano 36 n. 115, set./dez. 2021. ISSN 2179-1309 BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70,1977. CARVALHO C. V. M; BERNARDES, P. O. de; SILVEIRA, H. E. de. Processo formativo do docente em química: reflexões acerca da relação teoria-prática. 5º CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2018, Recife. Anais [...]. Recife. GOMES, Alberto Albuquerque. Identidade profissional e representações sociais: a construção da identidade profissional do professor. Curitiba: CRV, 2021. GORZONI, Sílvia de Paula; DAVIS, Claudia. O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Scielo Caderno de Pesquisa, v. 47, n.166, p.1396-1413, out./dez. 2017. LIMA, A. M. F. D; SANTOS, J. A. S. da; SILVA, L. G. P. da; PINHO, M. J de. Identidade docente: Da subjetividade à complexidade. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 6, p. 33078-33092, jun. 2020. MARCELO, Carlos. A identidade docente: conceitos e desafios. Revista brasileira de pesquisa sobre formação docente, Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009. MARCONI, Marina de Andrade.; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010. NEVES, Miranilde Oliveira. A importância da investigação qualitativa no processo de formação continuada de professores: subsídios ao exercício da docência. Revista do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Piauí, v.2, n.1, 2015. OLIVEIRA, Márcio S. B.S de. Representações sociais e sociedades: a contribuição de Serge Moscovici. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 19, n. 55, p. 180-186, maio. 2007. MORALES, Pedro. A relação professor-aluno: o que é, como se faz. 6.ed. São Paulo: Loyola, 2006. PAGANINI, Eliane da Silva; RIBEIRO, Cilene de Sá Leite Chakur. A tomada de consciência da crise de identidade profissional em professores do ensino fundamental. Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genética, São Paulo, v. 02, n. 03, p. 221-241, jan. /jul. 2009. PEREIRA, W. M; SANTOS, D. D. J dos; QUEIROZ, J. A. N. de; VALASQUEZ, G. S; BARROS, J. M. A importância das aulas práticas para o ensino de química no ensino médio. Scientia Naturalis, v. 3, n. 4, p.1805 -1813, 2021. SANTOS, D. R. C. M. dos; LIMA, L. P; JUNIOR, G. G. A formação de professores de química, mudanças na regulamentação e os impactos na estrutura em cursos de licenciatura em química. Quim. Nova, v. 43, n. 7, 977-986, 2020. SANTOS, Josivaldo Constantino dos. A participação ativa e efetiva do aluno no processo ensino-aprendizagem como condição fundamental para a construção do conhecimento. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de educação, Universidade federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002. SILVA, C. S. da; OLIVEIRA, L. A. A. de. Formação inicial de professores de química: formação específica e pedagógica. São Paulo: UNESP; Cultura Acadêmica, 2009. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17.ed. Petrópolis: Vozes, 2020. TAQUETTE, Stella R; BORGES, Luciana. Pesquisa qualitativa para todos. Petrópolis: Vozes, 2020. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
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dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectProfessor de Químicapt_BR
dc.titleSer um bom professor: representações sociais de professores do ensino médio e licenciandos em Quimicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2426009502947279pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Simone de Melo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216181508401844pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoCom a compreensão de que a profissão docente tem seus desafios e que, assim como qualquer outro profissional, o professor construirá uma identidade docente que terá relação direta com a sua prática, o presente trabalho teve por objetivo geral conhecer as características de um (a) bom/boa professor/a, a partir de representações sociais de licenciandos e docentes em Química do Ensino Médio. A pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, foi realizada por meio da aplicação de questionários mistos direcionados a professores e licenciandos em Química. Para analisar os dados construímos três categorias definidas a priori: identidade profissional docente, saberes docentes e formação para docência. Os principais dados encontrados nos revelaram que o bom professor apresenta um bom relacionamento com o aluno, conhecendo as suas principais dificuldades e utiliza este conhecimento prévio como ponto de partida para planejar e desenvolver as suas aulas. Outra característica que está agregada á identidade desse bom professor é o fato de conseguir relacionar a teoria com a prática, o que facilita a aprendizagem do estudante. Diante dos grandes desafios que enfrentam os professores, saber como é formada a identidade desses profissionais, os saberes essenciais à prática docente e as suas opiniões sobre a caracterização de um bom professor nos ajuda tanto para refletir sobre os perfis de quem já está atuando, como também os dos novos profissionais que estão se formando para atuarem no Ensino Médio.pt_BR


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