dc.contributor.author | Rafaella Campos Souza Ricardo de Moura | pt_BR |
dc.contributor.author | Ivanildo José de Melo Filho | pt_BR |
dc.contributor.other | Stênio de Castro Ribeiro II | pt_BR |
dc.contributor.other | Mariana Almeida Ferreira Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-30T21:07:21Z | |
dc.date.available | 2025-05-30T21:07:21Z | |
dc.date.issued | 2025-04-29 | |
dc.identifier.citation | RICARDO DE MOURA, Rafaella Campos Souza; MELO FILHO, Ivanildo José de. O Empreendedorismo, a Educação Empreendedora e a Economia Criativa: 4 recomendações para docentes que atuam na educação Profissional e Tecnológica. 43 f. 2025. Produto Educacional: Livro Digital. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-01-42420-0 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1700 | |
dc.description.abstract | Este Produto Educacional (PE) trata-se de um livro digital em formato de
um guia orientativo direcionado aos docentes da Educação profissional e
Tecnológica, é resultante da pesquisa de Mestrado, intitulada “A Articula-
ção Docente entre a Educação Empreendedora e a Economia Criativa na
Educação Profissional e Tecnológica: Um Estudo Exploratório no Ensino
Médio Integrado em Informática e Logística no SENAC-PE”, vinculada
ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica,
ofertado pelo IFPE – Campus Olinda. Ele foi desenvolvido, como possibi-
lidade, para auxiliar os docentes na aplicação da Educação Empreende-
dora com interface com a Economia Criativa no contexto da Educação
Profissional e Tecnológica (EPT).
Dolabela (2004) define que a tarefa da Educação Empreendedora é forta-
lecer os valores empreendedores na sociedade. Para o SEBRAE (2020),
a Educação Empreendedora pode auxiliar na promoção de práticas de
aprendizagem que visem desenvolver a autonomia do discente, com foco
no desenvolvimento de atributos e atitudes essenciais para a vida pesso-
al, profissional e social.
A sua inserção no universo da Educação Empreendedora em interface
com a Economia Criativa no âmbito da Educação Profissional e Tecnológi-
ca (EPT) busca fornecer orientações que possibilite a promoção da criati-
vidade e da inovação no processo de ensino e aprendizagem, fomentando
o desenvolvimento de sujeitos com saberes empreendedores e criativos.
É importante ressaltar que este Produto Educacional (PE) trata-se de um
instrumento informativo, não-normativo, destinado a balizar a ação do-
cente na EPT, no que concerne a recomendações direcionadas à Educa-
ção Empreendedora e a Economia Criativa na Educação Profissional e
Tecnológica podendo ser utilizado e adaptado de acordo com a realidade
do docente em diversos cursos da EPT. | pt_BR |
dc.format.mimetype | PDF | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Os autores | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação – Economia | pt_BR |
dc.subject | Educação Empreendedora | pt_BR |
dc.subject | Economia Criativa | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.title | O Empreendedorismo, a Educação Empreendedora e a Economia Criativa: 4 recomendações para docentes que atuam na educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.type | Book | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subjectx | Education – Economy | pt_BR |
dc.subjectx | Entrepreneurial Education | pt_BR |
dc.subjectx | Creative Economy | pt_BR |
dc.subjectx | Entrepreneurship | pt_BR |
dc.subjectx | Teaching Practice | pt_BR |
dc.subjectx | Professional and Technological Education | pt_BR |
dc.description.edition | 1 | pt_BR |
dc.creator.affilliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE | pt_BR |
dc.creator.affilliationInitials | IFPE | pt_BR |