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dc.creatorSilva, Janaína Damares da
dc.date.accessioned2025-05-30T19:29:00Z
dc.date.available2025-05-30T19:29:00Z
dc.date.issued2025-04-25
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1698
dc.description.abstractQuality and effective teaching is a highly valued and frequently discussed pillar when it comes to educational and professional development. In this context, the teacher plays a fundamental role, as they are responsible for guiding and directing students throughout the teaching-learning process. In technical education, this role becomes even more significant, as it directly influences students’ preparation for professional life. This research aimed to answer the following question: What characteristics do students in a technical Chemistry course consider essential to the profile of a good Chemistry teacher? In order to identify, from the students’ perspective, the pedagogical, didactic, technical, and relational aspects that define a good teacher, a qualitative study was conducted using a mixed questionnaire applied to students in a post-secondary technical course in Chemistry. The results revealed that students value not only the teachers’ technical knowledge but also their ability to make content accessible and relevant to students' daily lives. In relation to the mastery of technical knowledge, the understanding and use of safety standards and techniques necessary for laboratory activities were considered essential characteristics of a good Chemistry teacher. The teacher-student relationship stood out as the most relevant aspect in the participants’ perception, highlighting the importance of respect and attention to students’ individual needs. Understanding these characteristics allows teachers to reflect on their own practices, promoting more effective teaching approaches and a more meaningful educational experience.pt_BR
dc.format.extent58 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectProfessor de Químicapt_BR
dc.subjectCurso técnicopt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.titleO bom professor de Química nas percepções dos estudantes de um curso técnico em Químicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1036572986508563pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Simone de Melo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216181508401844pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoO ensino de qualidade e efetivo é um pilar valorizado e discutido quando o assunto é o desenvolvimento educacional e profissional, tendo o professor um papel fundamental nesse desenvolvimento, visto que é ele quem orienta e direciona os estudantes no processo de ensino-aprendizagem. No contexto dos cursos técnicos a atuação docente assume ainda maior relevância, pois influencia diretamente a preparação dos estudantes para a vida profissional. Esta pesquisa buscou responder à seguinte questão: Quais características os estudantes de um curso técnico em Química consideram essenciais ao perfil de um bom professor Química? Objetivando identificar, a partir da percepção dos estudantes os aspectos pedagógicos, didáticos, técnicos e relacionais que definem um bom professor, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio da aplicação de um questionário misto a estudantes de um curso técnico subsequente em Química. Os resultados evidenciaram que os estudantes valorizam não apenas o conhecimento técnico dos professores, mas também sua capacidade de tornar o conteúdo acessível e relevante para o cotidiano dos alunos. Em relação ao domínio do conhecimento técnico, a compreensão e utilização das normas da segurança e técnicas necessárias para as atividades de laboratório, foram consideradas características essenciais ao bom professor de Química. A relação professor-aluno se destacou como o aspecto mais relevante na percepção dos participantes, ressaltando o respeito e atenção às necessidades individuais dos estudantes. Entender tais características possibilita a reflexão docente sobre a própria atuação, promovendo práticas pedagógicas mais eficientes e uma formação mais significativa.pt_BR


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